Onde está Cassandra? reúne cinco drag queens que resgatam a trajetória da artista
Estreia na sexta-feira, 24 de novembro, às 20h, o espetáculo Onde está Cassandra?, um projeto que celebra os 25 anos de carreira de Cassandra Calabouço, uma das Drag Queens mais conhecidas da cena Queer de Porto Alegre, personagem do bailarino, ator e performer Nilton Gaffrée Júnior. Foi em 1998 em uma festa no Ocidente, que Cassandra Calabouço nasceu.
A convite do amigo Antonio Rabadan, Nilton se montou pela primeira vez. Duas décadas e meia depois, surgem os questionamentos: qual a resistência necessária para ser (e continuar sendo) artista independente no mundo, no Brasil, em Porto Alegre? Como existir fora do mainstream? Como continuar fazendo arte? Como seguir resistindo?
Na peça, cinco drag queens (Alpine, a grande – Aline Karpinski, Cassandra Calabouço – Nilton Gaffrée Jr., LadyVina, Savanah Queen, Zélia Martínez – Zé Passos) passeiam por coreografias, cenas e números de lipsync, tendo como narrativa a própria trajetória de Cassandra, através de suas memórias, questionamentos e críticas. Além de revisitar e reapresentar números icônicos da artista, também foram criadas novas cenas para este espetáculo que tem dramaturgia e iluminação de Gui Malgarizi e direção de Diego Mac, da Macarenando Dance Concept, companhia que Nilton (e Cassandra) integram. Os looks são assinados pelo “culpado de tudo começar”, o figurinista Antonio Rabadan.
As apresentações ocorrem na sexta e sábado às 20h e no domingo às 18h, com ingressos entre R$ 30,00 e R$ 60,00, à venda pela plataforma Sympla. O teatro Bruno Kiefer fica na Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 726 – Centro Histórico.
Mais informações – https://www.instagram.com/cassandracalabouco
Nilton Gaffrée Júnior, bailarino, ator/performer, integra o Macarenando Dance Concept desde 2013. Iniciou seus estudos em dança em 1993, tendo participado de importantes grupos de Dança como Ballet Phoënix, Anette Lubisco e Cia. De Dança, Grupo Experimental da Cidade de Porto Alegre, Gaia Dança Contemporânea. Também integra o elenco da Muovere Cia. De Dança desde 2015, com o Projeto Tóin, dança para bebês.
Recebeu Prêmio Açorianos de melhor bailarino pela atuação no espetáculo Abobrinhas Recheadas (2010). Paralelamente, desde 1998, é ele quem dá vida à Drag Queen Cassandra Calabouço – Cassie para os mais íntimos, ok? O contato com o Teatro, unido à experiência da Dança são influências marcantes na criação e trajetória da personagem: bagagem e repertório artístico que combinam técnica, domínio de palco e desenvoltura corporal.
Desde sua criação, Cassandra Calabouço tem atuado na cena artística e cultural de Porto Alegre, e neste ano completa 25 anos. Tem renomada carreira em múltiplas atuações: performer, hostess, apresentadora, comediante, bailarina, atriz, podcaster e produtora cultural. Desde 2015, compõe o time de apresentadoras da Parada Livre de Porto Alegre. Em 2015, foi pioneira no RS com a criação do workshop para Drags, o Pimp my Drag (em parceria com a Macarenando Dance Concept), já em sua oitava edição, além de dirigir trabalhos cênicos exclusivamente com personas Drag- com destaque para os espetáculos NOz (2017) e Baile de Perucas: o show (2020) – tendo este, integrado a programação oficial do Festival Porto Verão Alegre.
Em 2017 trabalhou como preparadora de cena, coreógrafa e maquiadora no filme de Jayme Monjardim (O Avental Rosa / Globo Filmes). Também em 2017, foi selecionada no Edital de novos artistas de “stand-up comedy” do Festival Miniciclos (realização da Liga Produção Cultural, com o apoio do Instituto Ling e patrocínio Fitesa), e neste mesmo ano foi convidada a participar como Speaker para o evento global Creative Mornings.
Em 2018 integrou elenco de dois importantes espetáculos locais como bailarina (“Das tripas sentimento (2018)”, com Direção de June Machado e realização da Macarenando Dance Concept), e como atriz (“Cabaré Veneno”, com direção de Edu Kramer, com o grupo Teatro Ofídico). Criou e produziu a festa “Cassino da Cassandra” (2018/2019) para fomentar a cena drag local, e oportunizar espaço para novos artistas. Em 2020, realizou duas obras videográficas: Calabouço para Maiores (FAC Digital, Pró-Cultura-RS) e Dança do Calabouço (Edital Emergencial do Centro de Dança/SMC-PoA).
Realizou o primeiro festival de arte drag do Estado, Festival Poa in Drag (2021), que beneficiou 40 artistas Drag Queens, além de possibilitar a contratação direta de mais de 60 profissionais da Cultura (Lei Aldir Blanc, Edital 009- SEDAC-RS). Desde 2022, é parceira de Janaína Duarte na Oficina Criativa Autenticidade Além dos Rótulos. É militante LGBTQIA +, e atua como parceira e voluntária na ONG Somos desde 2009. Em sua trajetória, já trabalhou para incontáveis eventos particulares e empresariais, com especial destaque para: Faculdade de Moda e Estilo da UCS (Caxias do Sul), OPUS Promoções, Feira Mix Bazaar, Melissa, Fadergs, UniRitter, Empório Essenza, Laureate, FBV/ESPM, ADP Brasil, Dell, Sesc e Senac Gravataí.
FICHA TÉCNICA
Direção, Coreografia e Trilha-Sonora: Cassandra Calabouço e Diego Mac
Texto: Cassandra Calabouço e Gui Malgarizi
Elenco: Alpine, a grande (Aline Karpinski), Cassandra Calabouço (Nilton Gaffrée Jr.), LadyVina, Savanah Queen, Zélia Martínez ( Zé Passos)
Vozes: Alexa, Cassandra Calabouço, Dani Dutra, Daniela Aquino, Diego Mac, Gui Malgarizi, e Nilton Jr.
Dramaturgia e Iluminação: Gui Malgarizi
Figurino: Antonio Rabadan
Produção e redes sociais: Giulia Baptista Vieira
Produção operacional: Sandra Santos
Design gráfico: Sandro Ka
Assessoria de Imprensa: Bruna Paulin e Miltinho Talaveira
Apoio: Gráfica A Bayadeira
Instagram: www.instagram.com/cassandracalabouco
Assessoria de Imprensa:
Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor