Claudia Schroeder e Fátima Torri falam sobre poesia e liberdade feminina em evento gratuito no Instituto Ling

Créditos da Foto: Letícia Remião

A escritora e a jornalista se reúnem no dia 25 de novembro, sábado, às 16h, em uma tarde especial que une literatura, fotografia e vivências pessoais para discutir a relação entre prazer, saúde e autoestima

Instituto Ling recebe no dia 25 de novembrosábado, às 16hO espelho é meu, uma experiência sobre poesia, erotismo e liberdade feminina criada pela poeta Claudia Schroeder a partir de suas vivências. Reunindo literatura, fotografia e vídeos-poemas, a escritora conduzirá uma conversa inspiradora através do universo feminino, passando por questões como sexualidade e empoderamento para discutir a relação entre prazer, saúde e autoestima. O encontro ainda terá participação da jornalista Fátima Torri, editora e idealizadora da plataforma Fala Feminina, que reúne uma série de conteúdos para pensar a condição e o lugar da mulher na sociedade contemporânea. O evento é gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440). A atividade conta com apoio de Agência Millenium, BIYŌ.KOS e Mythago Produções.

Claudia Schroeder tem cinco livros de poesia: o primeiro deles escrito aos 14 anos. Foi por meio da escrita que acabou encontrando terreno fértil para um ser e estar no mundo de maneira inteira. Com o livro Leia-me Toda, da editora Dublinense, ficou em 3º lugar no Prêmio Biblioteca Nacional. Seu poema Jantar conquistou o 2º lugar no Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody, além de ter sido publicado na coletânea A Poesia é para Comer, ao lado de nomes como Hilda Hilst e Chico Buarque. Em 2021, lançou As partes nuas, pela editora Francisco Alves, apresentado pelo poeta português José Luis Peixoto como um livro-corpo. A obra foi finalista do Prêmio AGES e do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras. Em 2022, lançou As línguas são para outras coisas, da editora Taverna, com orelha escrita pela cantora e compositora Marina Lima, que destaca o erotismo elegante da autora. Também foi finalista no Prêmio Flip de Literatura de Paraty, entre outras participações literárias. Mantém um perfil no Instagram onde publica fotos autorais, poemas inéditos e vídeo-poemas protagonizados por nomes como Pedro Bial, Ana Beatriz Nogueira, Lázaro Ramos e Bárbara Paz, que também estão acessíveis no seu canal no YouTube.

Fátima Torri é jornalista, idealizadora e editora da plataforma Fala Feminina, projeto que surgiu da inquietação de Fátima ao observar as diferenças entre os mundos masculino e feminino. Com o acúmulo de questionamentos guardados ao longo da vida, a jornalista resolveu dar voz às mulheres que, assim como ela, querem questionar um mundo que ainda vive sob uma lógica machista. Mulheres que querem perguntar, debater, revolucionar.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
O espelho é meu: um encontro sobre poesia, erotismo e liberdade feminina
Com a escritora Claudia Schroeder e a jornalista Fátima Torri
Dia 25 de novembro, sábado, das 16h às 17h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.