Festival Turá aposta na sustentabilidade através da gestão de resíduos e da conscientização ambiental

Créditos da Foto: Flashbang
Créditos da Foto: Flashbang

Evento que acontece neste sábado e domingo, dias 18 e 19 de novembro, no Anfiteatro Pôr do Sol, contará com ações de reutilização e reciclagem que não apenas promovem a preservação, mas também geram renda para cooperativas de catadores

Festival que celebra a cultura brasileira, o Turá chega a Porto Alegre neste sábado e domingodias 18 e 19 de novembro, com um compromisso que vai muito além do fortalecimento da música produzida no nosso país. A edição que marca a retomada dos grandes eventos no Anfiteatro Pôr do Sol contará com diversas iniciativas sustentáveis, repetindo operações que vêm sendo realizadas desde o surgimento do festival, em 2022, em São Paulo. Entre os destaques estão ações de gestão de resíduos, que transcendem a mera coleta.

Com o conceito de “aterro zero“, o Turá busca evitar o descarte em aterros, promovendo a redução, reutilização, reciclagem e compostagem. Assim, o evento coloca em prática a economia circular, maximizando o valor dos materiais ao longo do ciclo de vida. Para isso, o festival conta com o apoio da empresa Ciclo. A parceria envolve a integração de cooperativas de catadores, que desempenham um papel crucial na separação e destinação apropriada dos materiais coletados – uma ação que não apenas promove a preservação ambiental, mas também gera renda e promove a inclusão social para as comunidades envolvidas, fortalecendo a dignidade e a sustentabilidade econômica.

Outras práticas sustentáveis adotadas pelo Turá são a reutilização da cenografia de outras edições do evento e a conscientização ativa dos participantes sobre a importância da preservação ambiental – o projeto trabalha em estreita colaboração com toda a sua equipe para garantir que público e colaboradores compreendam a importância da economia circular e saibam como contribuir para a reutilização e reciclagem em ciclos contínuos.

PUBLICIDADE

Há ainda a neutralização de carbono, encabeçada pela Hering. A ação acompanha o festival desde a sua primeira edição, pensada como forma de reduzir o impacto ambiental, com a estimativa de compensar cerca de 269 toneladas de emissões de gases de efeito estufa durante os dois dias de evento.

Com essas iniciativas, não apenas celebramos a cultura em nosso evento, mas também reforçamos nosso compromisso com a preservação ambiental e a construção de um futuro sustentável para todos“, destaca Francesca Alterio, diretora de marketing da T4F.

Créditos da Foto: Flashbang

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
O festival ainda contará com diversos recursos para que pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou intelectual tenham todo o suporte necessário para aproveitar o evento. Em diferentes pontos do parque, o público poderá contar com atendimento exclusivo de uma equipe preparada, assim como aparelhos de audiodescrição, com a narração em tempo real dos acontecimentos, e fones de ouvido para pessoas com espectro autista. No telão dos shows, haverá tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Para pessoas com deficiência (PcDs), haverá uma plataforma elevada com visão para o palco e bares, tendas de alimentação e banheiros acessíveis. Além disso, cardápios em áudio estarão à disposição e um canal de atendimento via WhatsApp, com acesso por QR Code. Os recursos oferecidos pelo festival são uma parceria com a All Dub, empresa especializada em acessibilidade para todos os públicos.

PUBLICIDADE

Para que o público possa aproveitar livremente, o festival também firmou uma parceria com a Livre de Assédio, plataforma pioneira em operações de ações preventivas contra todo o tipo de discriminação – sexual, moral, racial ou outra. Na preparação para o evento, haverá a confecção de uma cartilha de tratamento humanizado, além de orientação, capacitação e treinamento das equipes envolvidas com a organização, atendimento e segurança dentro do parque. Além disso, estarão disponíveis, tanto para o público quanto para os prestadores de serviço, uma tenda de acolhimento e denúncias, assim como canais de atendimento que poderão ser acessados via WhatsApp escaneando o QR Code impresso nos cartazes espalhados por diversos pontos para orientar qualquer pessoa que precise de apoio.

LINE-UP
Como o manifesto do festival já adianta, a capital gaúcha será palco de dois dias com muita abertura, cultura, mistura e releitura, os quatro pilares que definem o Turá. O festival reunirá mais de 20 artistas de diversos gêneros e em diferentes momentos de suas carreiras. Serão mais de 14 horas ininterruptas de música. No line-up, estão confirmados shows de Emicida, Fresno convida PittyAlceu ValençaPapas da LínguaJup do Bairro e Bloco Império da Lã, além de sets especiais assinados por DJs das festas Cadê Tereza?CabaretBlow Up Céu Bar + Arte by Johnny 420 para o sábado. Já no domingo, o público poderá conferir as apresentações de Caetano VelosoBaco Exu do BluesDuda BeatMarina SenaFrancisco, el Hombre Bloco da Laje, e, nos intervalos, a discotecagem assinada por Cadê Tereza? por Nanni RiosDJ Chernobyl, a dupla de DJs Carol Sanches & Raquel Pianta e o festival Morrostock.

GASTRONOMIA
O projeto também receberá outras manifestações que colaboram para a construção da identidade do país, como a gastronomia, e resgatará a pluralidade brasileira, celebrando o afeto, o convívio, as lembranças, as raízes e o hoje. Para a sua estreia em Porto Alegre, o projeto reuniu restaurantes que enaltecem a culinária de norte a sul do Brasil. O 20barra9 representará a culinária do Sul com um prato bem típico da casa dos gaúchos, o carreteiro, além de outras opções, como burger na brasa. A gastronomia do Sudeste ficará à cargo do Kari’oka Lounge, que levará um pedaço do Rio de Janeiro para dentro do festival servindo itens como dadinho de tapioca, torresmo de barriga de porco e bolinho de feijão. Os sabores do Norte e do Centro-Oeste serão representados pelo Tanga Mandá Pio, que oferecerá duas receitas especiais para cada região: para a primeira, o bolinho de pirarucu e mandioca empanado na pankô com gergelim e o mousse de cupuaçu com calda de chocolate amargo, laranja e cumaru; e, para a segunda, o croquete de carne seca e a galinhada com farofa de couve. Já as delícias nordestinas serão preparadas pelo restaurante Du Nordeste que terá acarajé, bolinho de aipim recheado com carne de sol e queijo, além de cocada mole e brigadeiro de paçoca. E para os veganos e vegetarianos, o Mantra ainda servirá seu bolinho de feijoada com creme de couve e um baião de dois especial.

PUBLICIDADE

INGRESSOS
Os tickets estão à venda em duas modalidades: avulsos, para cada um dos dias de evento, e em formato de passaporte, que dá acesso a ambas as datas do festival. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.festivaltura.com.br/poa (com taxa de conveniência) e na bilheteria oficial, na PUCRS (Av. Ipiranga, 6681, no Saguão do Living 360°, no prédio 15), onde não é cobrada taxa de conveniência, com funcionamento de terça a sexta, das 9h às 18h.

Além dos bilhetes no valor inteiro e de meia-entrada, é possível comprar o ingresso solidário, parceria do festival Turá com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul que oferece 40% de desconto para quem doar, na entrada do evento, 1kg de alimento não perecível para a compra do ingresso avulso e 2kg de alimentos não perecíveis para a compra do ingresso passaporte. Os tickets têm preços a partir de R$ 205 (meia-entrada, terceiro lote, para um dos dias de evento) e podem ser parcelados em até 3x sem juros.

Clientes do Banco do Brasil ainda podem aproveitar outros benefícios: portadores dos cartões Ourocard têm 20% de desconto no preço dos bilhetes avulsos ou de passaporte, nas modalidades inteira e meia-entrada, podendo adquirir até quatro entradas por CPF, e ainda parcelar o valor em até 4x sem juros (o desconto não é cumulativo com o ingresso solidário).

PUBLICIDADE

MAIS SOBRE O FESTIVAL
A edição em Porto Alegre será a primeira do evento fora da capital paulista. O Turá estreou em 2022, no Auditório Ibirapuera, com apresentações de nomes como Emicida e Paulinho da Viola. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão, e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena. O sucesso se repetiu na segunda edição, realizada nos últimos dias 24 e 25 de junho na capital paulista, reunindo 30 mil pessoas e shows de atrações como Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Maria Rita convidando Sandra de Sá, Gilberto Gil & Família, Pitty convidando Marcelo D2 & Céu e Joelma convidando Mariana Aydar.

Em Porto Alegre, o evento tem realização da T4F em parceria com a Maia Entretenimento, é apresentado pela Hering, tem o Banco do Brasil como meio de pagamento oficial, a Corona como cerveja oficial, o patrocínio da Chevrolet, apoio de Colgate PlaxMike’s Schweppes, além de Red Bull como fornecedor oficial. Rádios 102.3 e Atlântida são media partners.

SERVIÇO
Festival Turá Porto Alegre
Dias 18 e 19 de novembro de 2023
Sábado e domingo, das 13h às 23h
Anfiteatro Pôr do Sol (Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1888 – Praia de Belas – Porto Alegre/RS)

PUBLICIDADE

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
13h – Abertura dos portões

Sábado, 18 de novembro
14h15 – Bloco Império da Lã
15h20 – Jup do Bairro
16h10 – Céu Bar + Arte by Johnny 420
16h45 – Papas da Língua
17h45 – Blow Up
18h20 – Alceu Valença
19h20 – Cabaret
19h55 – Fresno convida Pitty
21h05 – Cadê Tereza? por Nanni Rios
21h40 – Emicida

Domingo, 19 de novembro
14h25 – Bloco da Laje
15h30 – Francisco, el Hombre
16h30 – Morrostock
17h05 – Marina Sena
18h05 – Carol Sanches & Raquel Pianta
18h40 – Duda Beat
19h40 – DJ Chernobyl
20h15 – Baco Exu do Blues
21h15 – Cadê Tereza? por Nanni Rios
21h50 – Caetano Veloso

INGRESSOS
A partir de R$ 205,00 (meia-entrada, terceiro lote, para um dos dias de evento)

PONTOS DE VENDA
Online (com taxa de conveniência): www.festivaltura.com.br/poa    
Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência): PUCRS – Av. Ipiranga, 6681 (Saguão do Living 360° – prédio 15 – em frente à PUCRS Store) – Partenon. Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 18h.

Mais informações no site www.festivaltura.com.br e no Instagram @festivaltura.poa

Realização: T4F
Parceiro local: Maia Entretenimento
Apresentadora: Hering
Meio de pagamento oficial: Banco do Brasil
Cerveja oficial: Corona
Patrocínio: Chevrolet
Apoio: Colgate Plax, Mike’s e Schweppes
Fornecedor oficial: Red Bull 
Media partners: Rádio 102 FM, Atlântida FM

SOBRE A T4F
A T4F é a empresa líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul, atuando pioneiramente de forma diversificada e verticalizada. Única empresa do setor com capital aberto no Brasil, a T4F oferece uma ampla gama de conteúdos artísticos e culturais, valendo-se de seu relacionamento com agentes e provedores nacionais e internacionais. A companhia acumula experiência no setor de entretenimento ao vivo desde 1983, tendo promovido eventos nas principais cidades do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

SOBRE A MAIA ENTRETENIMENTO
A Maia Entretenimento atua no setor cultural há 14 anos com foco em festivais, venues, shows nacionais e turnês internacionais no Brasil. Mais do que desenvolver produtos de entretenimento, a Maia busca criar experiências e memórias inesquecíveis em seus negócios e conteúdos.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE