Concertos Comunitários Zaffari FEIRA DO LIVRO 2023, próxima quarta (15), às 11h

Créditos da Foto: Vinícius Angeli
Créditos da Foto: Vinícius Angeli

Orquestra Theatro São Pedro realiza apresentação inédita na Feira do Livro dia 15 de novembro Concerto contará com tradução em libras

O Concerto Comunitário Zaffari será a grande atração para o último dia da 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. No próximo dia 15 de novembro, a Orquestra Theatro São Pedro se apresentará às 11h, no Espaço Petrobras Carlos Urbim. Essa é uma iniciativa do grupo Zaffari, visando a ampliação do acesso à cultura.

A apresentação contará com a participação dos solistas Isabela Fogaça e Daniel Germano e regência do maestro Evandro Matté,  interpretando obras de Luiz Coronel. A entrada é gratuita.

ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA
A OTSP foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

PUBLICIDADE

SOBRE O MAESTRO
Evandro Matté 
é Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Também é regente e diretor da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari (CCZ). Graduado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Desde 2005, vem atuando como maestro frente à orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. Foi docente na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na graduação em gestão cultural na Unisinos, onde foi coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

SOBRE OS SOLISTAS
Daniel Germano é especializado em performance pelo Conservatorio Statale Antonio Buzzola, de Adria. Germano iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, sendo posteriormente orientado por Gisa Volkmann. Em 2023, foi Tonio em Pagliacci com a Ospa. No mesmo ano, fez Einsenstein, de A Viúva Alegre, com a mesma orquestra e Sarastro, em montagem da Companhia de Ópera do RS. Em 2022, refez Juan na Operita Violoncello, no TSP de POA, Alfio em Cavalleria Rusticana e foi solista do Requiem de Mozart na sala Cecília Meirelles. Em 2021, foi Don Belflor em montagem da ópera O Acordo Perfeito (Adam), com a OSPA. Em 2020, estreou como Juan na Operita Violoncello (Arthur Barbosa) apresentada no Theatro São Pedro de Porto Alegre. Tem em seu currículo mais de 30 óperas realizadas. É reconhecido por sua versatilidade vocal, já tendo se apresentado em 10 edições do Natal Luz de Gramado e em shows de música popular no Brasil e na Europa.

Isabela Fogaça Cantora
Com a participação nos festivais estudantis durante a adolescência fez da música seu principal meio de comunicação, seja regional ou na MPB. "Porto Alegre É Demais" é sua interpretação mais importante, abraçada como hino informal e afetivo de Porto Alegre a tornou conhecida tendo atuação na vida musical da cidade constantemente. Bem como em vários países, uma vez que sua voz foi ouvida em várias línguas, com esta canção. Participou de várias coletâneas musicais. Entre 2004 e 2018, com o projeto Natal em Família, Isabela deu um toque brasileiro aos clássicos natalinos. Este trabalho também foi registrado na forma de um álbum em 2004 e vendeu mais de 50 mil cópias. O show foi realizado em alguns dos mais importantes teatros de Porto Alegre, e em várias cidades do Rio Grande do Sul. Em 2011 produziu o disco "Sons da Minha Vida" que levou o selo da gravadora Biscoito Fino, unindo seu nome a alguns dos maiores medalhões da música popular brasileira. Com este trabalho teve oportunidade de fazer sua presença em muitas playlist internacionais. Atua como solista em muitos eventos relacionados à MP Gaúcha, e procura sempre levar a música do RS como referência, procurando sempre interpretar composições de autores regionais.

PUBLICIDADE

SOBRE O GRUPO ZAFFARI
Referência no setor de autosserviços, o Grupo Zaffari atua no mercado nacional há 88 anos. Conhecido pelo seu elevado padrão de serviços, que prima pelo foco no cliente, pela qualidade de produtos e instalações, o grupo se encontra entre as principais empresas de autosserviço supermercadista do Brasil, e hoje atua no Rio Grande do Sul e São Paulo com um total de 40 lojas.

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 47 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa vem promovendo grandes artistas nacionais e internacionais.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como Jota Quest, Ana Carolina, Seu Jorge, Alexandre Pires, KLB, Luccas Neto, Daniel, Maurício Manieri, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss.

A Opus Entretenimento também é responsável pelas consagradas turnês dos projetos “Cabaré” com Leonardo, Bruno & Marrone, e “Irmãos” com Seu Jorge e Alexandre Pires. Recentemente, a empresa assumiu a realização dos tradicionais festivais Curitiba Country Fest, em Curitiba, e Festival do Pinhão, em Lages.

Além disso, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo.

A Opus Entretenimento também realizou turnês internacionais de nomes como Guns N’ Roses, Kiss e Hanson, e shows internacionais de Ray Charles, Norah Jones, Justin Bieber, Avril Lavigne, Paramore, Evanescence, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO
O que:
Ministério da Cultura e Grupo Zaffari apresentam: Concertos Comunitários  Feira do Livro 2023
Lei Federal de Incentivo à Cultura
Data: 15 de novembro
Horário: 11h
Local
: Espaço Petrobras Carlos Urbim – Feira do Livro de Porto Alegre
Classificação: Livre
Patrocínio: Grupo Zaffari e Itaú Unibanco
Realização: Associação Pró Música de Porto Alegre, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil – União e Reconstrução

Assessoria de Imprensa
Cátia Tedesco – Agência Cigana

PUBLICIDADE