Nonô Joris ministra oficina de colagem e encadernação artesanal no Instituto Ling

Créditos da foto: Nonô Joris

A artista, jornalista e produtora cultural une escrita e costura em encontro neste sábado, dia 7 de outubro

A artista, jornalista, curadora e produtora cultural Nonô Joris estará no Instituto Ling neste sábado, dia 7 de outubro, das 11h às 17h, ministrando a oficina Livro dos Afetos. A atividade imersiva utiliza técnicas de colagem e de encadernação artesanal para criar uma experiência de arte em que os participantes exercitam a criatividade de forma lúdica enquanto desenvolvem um caderno repleto de memórias.

O encontro inicia com uma conversa de conexão e estímulo e segue com a entrega de um kit de trabalho contendo materiais como agulha, régua, tesoura, estilete, furador, papéis variados, papelão, cola e linha encerada. Para a encadernação, os participantes ainda contam com  guilhotina, base de corte e prensa disponibilizados pela professora. Quem quiser também pode levar recordações de viagens, fotos, cartas, bilhetinhos e outras lembranças afetivas para incluir no livro. As inscrições para a atividade custam R$ 340 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).

SOBRE A MINISTRANTE
Eleonora Joris 
tem formação na área da Comunicação: fez Jornalismo na PUCRS (1988-1991), pós-graduação em Gestão de Projetos na ESPM (2004/2005) e Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Curatoriais no Instituto de Artes da UFRGS (2019/2020). Foi coordenadora de projetos da Fundação Vera Chaves Barcellos (2004 a 2010) e produziu uma série de exposições no Santander Cultural, no Instituto Ling, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Casa de Cultura Mario Quintana e no MARGS. Implementou o projeto Clube Iberê, na Fundação Iberê Camargo, e fez parte do grupo curatorial que atuou no projeto do Centro Cultural LINHA, voltado para residência de artistas. Atualmente, integra o Instituto Cultural Laje de Pedra como diretora de projetos, além de produzir para outras instituições, empresas e artistas. Desde 2012, com sua própria produtora, atua em diversos projetos. Seu portfólio completo pode ser conferido em www.nonojoris.com.br.

SERVIÇO
Oficina Livro dos Afetos
Com a artista, jornalista, curadora e produtora cultural Nonô Joris
Dia 7 de outubro, sábado, das 11h às 17h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Inscrições
R$ 340,00

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS): funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.