Banda Ira! Celebra 35 anos do álbum “Psicoacústica” com Show Especial na próxima sexta-feira, no Teatro do Bourbon Country, em formato pista

Pics Música e Cultura | Banda Ira! Celebra 35 anos do álbum “Psicoacústica” com Show Especial na próxima sexta-feira, no Teatro do Bourbon Country, em formato pista
Créditos da Foto: Ana Karina Zaratin

Verdadeiros operários do Rock, da música e da cultura pop brasileira, a banda paulistana nascida nos anos 80 se apresentam nesta semana na capital

No dia 06 de outubro a banda IRA! celebra os 35 anos do álbum “PSICOACÚSTICA” com um show especial no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, às 21h. Além de apresentar ao vivo o repertório do cultuado álbum, o grupo, formado por Nasi (voz), Edgard Scandurra (guitarra), Johnny Boy (baixo) e Evaristo Pádua (bateria), arremata o show com os grandes sucessos e clássicos  dos seus mais de 40 anos de carreira.

Após o sucesso comercial de “Vivendo e Não Aprendendo” (1986), seu segundo álbum, que apresentou músicas que nunca mais deixariam o repertório da banda como “Dias de Luta”, “Envelheço na Cidade” e “Flores em Você” (que foi trilha sonora de novela), o IRA! não se acomodou e concebeu o conceitual “PSICOACÚSTICA”, incompreendido em seu lançamento, mas que se tornou cultuado nas décadas seguintes, figurando entre os 100 maiores discos da música brasileira, em lista elaborada pela revista Rolling Stone em 2007.

Trata-se de um faroeste sobre o terceiro mundo”, frase extraída do filme “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), do cineasta Rogério Sganzerla, aparece como sampler na abertura de “Rubro Zorro”, primeira das oito faixas do disco, que foi revisitada no “Acústico MTV” (2004), maior êxito comercial do IRA!, até então, e se tornou presença constante nos shows da banda.

PUBLICIDADE

Os samplers e scratches fizeram parte não somente do álbum, mas também dos shows da época, onde o vocalista Nasi assumia as picapes usando óculos 3D, acessório que acompanhava o vinil e enriquecia a extinta experiência de contemplar as artes das capas dos discos.

As incertezas da juventude, sentimento marcante nas primeiras letras do IRA!, e o recente contato com a fama estão presentes nas músicas “Manhãs de Domingo” e “Poder, Sorriso e Fama”.

Receita para se fazer um herói“, um reggae sobre a poesia do português Reinaldo Ferreira, cuja autoria foi descoberta anos depois, após um curioso imbróglio envolvendo um colega de Edgard Scandurra no Serviço Militar Obrigatório, que rendeu a seguinte inscrição na capa do disco: “Esteves, cadê você?”.

A instigante “Pegue Essa Arma” abre o duo mais rock ‘n roll do disco, junto de “Farto do Rock ‘n Roll”, cantada por Edgard Scandurra, uma reflexão sobre a busca por “outros sons, outras batidas, outras pulsações”, que a banda vivenciava naquele momento, demonstrada, por exemplo, em “Advogado do Diabo”, um misto de rock, rap e maracatu, que foi pinçada, anos depois, por Chico Science e a Nação Zumbi, em performances ao vivo. Depois de um turbilhão sonoro, a acústica “Mesmo Distante”, encerra o álbum de maneira calma e reflexiva.

A edição em fita cassete continha ainda uma versão ao vivo de “Não Pague Pra Ver”, gravada durante a conturbada apresentação do IRA! no festival “Hollywood Rock”, no início de 1988.

Ingressos à venda pelo site uhuu.com ou bilheterias do teatro. Mais informações no serviço abaixo.

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS
Através do Clube Opus, um clube de vantagens exclusivas válido para eventos produzidos pela Opus Entretenimento em diferentes estados do Brasil, você obtém benefícios que irão expandir sua experiência. Recheado de vantagens, o sócio pode obter desconto em ingressos, entrada preferencial, ações promocionais e muito mais! Seja um sócio e aproveite os benefícios para o show da banda IRA! Saiba mais em clubeopus.com.

SOBRE A OPUS ENTRETENIMENTO
Celebrando 47 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil e acredita no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, trazendo ao Brasil grandes artistas nacionais e internacionais.

Administradora de 10 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, também faz a gestão artística de importantes nomes da música e do entretenimento brasileiro como KLB, Luccas Neto, EME, Daniel, Maurício Manieri, Seu Jorge, Alexandre Pires, Ana Carolina, Roupa Nova, Munhoz & Mariano, Só Pra Contrariar, Hello Adele Tribute, Sinatra 1915 Tribute, além dos ilusionistas Henry e Klauss e Jota Quest. Para mais informações, acesse o site da Opus.

SERVIÇO:
O que: Ira! Psicoacústica 35 Anos
Data: 06 de outubro de 2023 
Local: Teatro do Bourbon Country
Hora: 21h
Duração: 75 minutos
Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

INGRESSOS
Pista (em pé): a partir de R$ 100,00 + taxas
Camarote: a partir de R$ 110,00 + taxas
Plateia Alta: Esgotado
P. Alta Espaço Reduz.: Esgotado
Mezanino: Esgotado
Galeria Alta Dir.: Esgotado
Galeria Alta Esq.: Esgotado
Galeria Mezanino Dir.: Esgotado
Galeria Mezanino Esq.: Esgotado

DESCONTOS

  • 50% ESTUDANTES: Lei Federal 12.933/13, Decreto Federal 8.537/15 e Medida Cautelar Provisória concedida pelo STF em 29/12/2015 – obrigatória apresentação de Carteira de Identificação Estudantil (CIE).Consulte também: www.documentodoestudante.com.br
  • 50% IDOSOS: Lei Federal 10.741/2003 – obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição.
  • 50% JOVENS PERTENCENTES À FAMILIAS DE BAIXA RENDA: Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 – obrigatória apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
  • 50% PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/13 e Decreto Federal 8.537/15 – obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar no 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
  • 50% JOVENS COM ATÉ 15 ANOS: Lei Estadual n° 14.612/14 – obrigatória apresentação do documento de identidade oficial com foto.
  • 50% DOADORES REGULARES DE SANGUE*: Lei Estadual n° 13.891/12 – obrigatória apresentação de documento oficial válido, expedido pelos hemocentros e bancos de sangue. *São considerados doadores regulares de sangue a mulher que se submete à coleta pelo menos duas vezes ao ano, e o homem que se submete à coleta três vezes ao ano.
  • 50% APOSENTADOS OU PENSIONISTAS DO INSS: Lei Municipal n° 7.366/93 – Documento fornecido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas do RS ou outros Associações de Classe devidamente registradas ou filiadas.
  • 50% PNE (Portadores de Necessidades Especiais) em conformidade com a Lei Municipal nº 11.519, de 18/12/2013.
  • 40% Clientes KM de vantagens Ipiranga: a cada 200km o participante tem direito a 40% de desconto no ingresso, limitado a 4 ingressos por CPF. Limitado a 50 ingressos por sessão do espetáculo.
  • 50% Desconto Clube do Assinante RBS, limitado a 100 ingressos para os titulares na estreia. Agenda Opus
  • 20% Desconto Clube do Assinante RBS demais sessões, ingressos e titulares. Agenda Opus
  • 50% Cartões Zaffari Card e Bourbon Card, na compra de até 2 ingressos por titular, nos primeiros 100 ingressos.Eventos Mídia Específica Opus apenas.
  • 50% Clube Opus (Sócio). Desconto limitado a 2 ingressos por CPF por evento. Válido para compras somente através do site. Maiores informações https://clubeopus.com.

Assessoria de Imprensa:
Cátia Tedesco – Agência Cigana