Ecos, exposição individual de Caroline Veilson abre dia 2 de setembro no Museu do Trabalho

Utilizando técnicas como gravura e desenho, a artista propõe uma viagem poética entre o passado e o presente, ressignificando objetos importantes de sua trajetória

A mostra é resultando do prêmio concedido à artista por ocasião da 5ª edição do “Pintura e Desenho – A Novíssima Geração”, de 2022, projeto promovido pelo Museu do Trabalho, no qual o júri escolhe um entre as dezenas de jovens participantes, para realizar uma individual no espaço. Ecos estreia dia 2 de setembro e permanece em cartaz até 15 de outubro.

Nesta exposição, Caroline Veilson apresenta recortes da sua produção artística que abrange o período de 2019 a 2023. Através de seus trabalhos, ela nos convida a refletir sobre sua relação íntima com objetos que carregam consigo as memórias de terceiros. Estes objetos, provenientes tanto das moradas que habitou quanto, mais recentemente, do acervo do próprio Museu do Trabalho, ganham novos significados e dimensões sob a perspectiva poética da artista. A exposição é um convite para explorar a intersecção entre passado e presente, onde os traços de vivências anteriores ganham uma nova narrativa.

Dentro desse contexto, a mostra apresenta uma variedade de trabalhos. Utilizando técnicas como gravura e desenho, a artista nos conduz por um universo de experimentações que abrangem a produção de papel artesanal, a colagem, a costura e o bordado como meios de expressão. Ao explorar a relação entre objetos e memórias, Caroline Veilson nos convida a mergulhar em sua própria jornada artística, na qual cada obra é um elo entre o passado e o presente, entre o familiar e o reimaginado. Somos convidados a explorar essas camadas de significado, onde cada objeto é um fragmento do tempo que foi reinterpretado sob a perspectiva da artista, verdadeiras testemunhas silenciosas das vidas que os tocaram.

PUBLICIDADE

Caroline Veilson nasceu em 1993, em Porto Alegre, cidade onde reside e trabalha como artista visual. Integra o Núcleo de Arte Impressa do Instituto de Artes da UFRGS, onde aprofunda sua pesquisa na linguagem da gravura. Em 2017 foi selecionada para o II Concurso de Arte Impressa do Goethe-Institut Porto Alegre e em 2019 recebeu como premiação no 12º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas uma residência artística no Atelier Jabutipê. Participa regularmente de projetos artísticos na forma de residências, exposições individuais e mostras coletivas no Brasil e no exterior. Colaborou, através de sua pesquisa, com publicações acadêmicas e conversas ligadas à gravura e processos de criação. Atualmente é representada pela Galeria Gaby Indio da Costa – Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro/RJ e OÁ Galeria, em Vitória/ES.

Ecos, é a terceira exposição individual da artista. Antes realizou “A Chave de Casa, Curadoria Cesar Kiraly”, na Galeria Ibeu, no Rio, em 2019, e Entre-dois, no IAB/RS, em Porto Alegre, em 2018. Participou de diversas coletivas, entre elas a “4ª Global Print”, Alijó, Portugal, 2019, “10th International Printmaking Biennial Douro”, Portugal, 2020, “23º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre”, quando recebeu o Prêmio Aquisição, em 2022, e “Pintura e Desenho – A Novíssima Geração V”, no Museu do Trabalho.

SERVIÇO:
O que: ECOS – Exposição individual de Caroline Veilson
Data: Abertura dia 2 de setembro, sábado, às 17h
Visitação:
De 3 de setembro a 15 de outubro – de terça a sábado, das 13h30 às 18h
Domingos e feriados, das 14h às 18h30
Local: Museu do Trabalho – Rua dos Andradas, 230. Centro Histórico
Entrada franca
Classificação livre

PUBLICIDADE

Redes Sociais: @museudotrabalho
Realização: Museu do Trabalho
Fotos das obras: Bruno Tamboreno

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE