Na Trilha das Andarilhas – Cortejos e Festejos, exalta a cultura popular, a natureza e traz uma mensagem de inclusão e respeito à diversidade

Entre atividades formativas e a circulação do espetáculo, o projeto abrange oito comunidades de Porto Alegre, levando cultura, arte e oportunidade para o público de cada região

Mais um grande projeto de arte popular surge a partir dos editais culturais, desta vez, da Lei Aldir Blanc, que proporcionou belas iniciativas no período da pandemia da COVID-19. “Na Trilha das Andarilhas – Cortejos e Festejos” vem desenvolvendo desde 2021 atividades culturais, gerando novas oportunidades de formação para agentes culturais e geração de trabalho e renda para uma rede de trabalhadoras e trabalhadores da cultura de base comunitária.

Idealizado por Leandro Silva  junto à equipe do Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, prevê, nesta nova fase, em 2023, oficinas de formação e instrumentalização e a posterior circulação de espetáculo em oito comunidades de Porto Alegre: Morro Santa Tereza e Cristal, Esplanada da Restinga e em espaços públicos do Centro de Porto Alegre, totalizando 12 apresentações.

As apresentações se iniciam dia 15 de julho, às 16h, na Praça Alexandre Zachia (programação detalhada abaixo, no serviço). O projeto é financiado pelo Pró Cultura RS/ Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC RS) através do Edital FAC das Artes de Espetáculo.

PUBLICIDADE

O objetivo é alcançar as comunidades de forma a consolidar, fortalecer e ampliar o fazer cultural, especialmente com as regiões de periferia, sempre tão alijadas de oportunidades. Incluindo teatro de bonecos gigantes, poesia, música, composições autorais e tecnologias, o espetáculo “Na Trilha das Andarilhas” encanta com suas gigantes, as Andarilhas, figuras femininas que se assemelham a totens, que ocupam o espaço público e cantam as lutas, as alegrias e os desafios das comunidades periféricas. Espetáculo circular, performado em gira, sem frente nem hierarquia, está apto a ocupar a rua e o morro, o pátio e o beco, sempre de forma inclusiva. As Andarilhas são a expressão da Mãe, da Natureza, da Negritude e da comunidade LGBTQIA+, e, ao mesmo tempo que se apresentam ao público, denunciam e exigem respeito às suas vidas.

O projeto se desdobra ainda em outros produtos culturais: um documentário de processo, a gravação de EP com trilhas sonoras originais, a publicação e distribuição de uma série de cartões postais sobre o projeto e as comunidades atendidas, e a atualização e ampliação do site georreferenciado da iniciativa. Estes produtos são gerados através do trabalho criativo e colaborativo de núcleos e coletivos ligados ao Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, como o Coletivo Imagens Faladas, a Cristalizar Vídeo Produções, o Estúdio Multimeios do Quilombo do Sopapo, o Núcleo de Teatro de Animação e toda uma rede de parceiros, coletivos, artistas e agentes comunitários. “Na Trilha das Andarilhas – Cortejos e Festejos” se propõe a ser uma experiência de cidadania cultural plena, em todas as suas dimensões: simbólica, social e econômica.

Em fevereiro de 2023 iniciaram-se as atividades de formação: encontros, bate-papo e workshops ministrados por Leandro Silva, diretor do espetáculo. A circulação do espetáculo será a partir de julho deste ano.

FICHA TÉCNICA:
Coordenação do projeto: Cristina da Rosa
Direção e produção artística: Leandro Silva
Coordenação administrativa: Leandro Artur Anton, Denise Yanda Flores
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten
Elenco: Beatriz Rodrigues, Diane Barros, Viviane Marmitt, Jeysi Alvarez, Sílvia Duarte, Julio Rodrigues e Willian Fraga
Bonecos e cenografia: Trupi di Trapu Teatro de Bonecos
Figurinos: Mari Falcão
Composição de trilha sonora original: Beatriz Rodrigues
Gravação de EP com trilhas sonoras: Estúdio Multimeios do Quilombo do Sopapo
Músicas: “Desapego” (Beatriz Rodrigues), “Mãe Natureza” (Beatriz Rodrigues), “Me Perguntaram” (Beatriz Rodrigues), “Eu Sou Mãe” (Beatriz Rodrigues), “Diversidade” (Júlia Santos), “A Cura” (Beatriz Rodrigues
Criação de cartões postais: Coletivo Imagens Faladas (Leandro Artur Anton)
Vídeo documentário de processo: Cristalizar Vídeo Produções – CVP (Cristina da Rosa e Júlio Rodrigues)
Realização: Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo
Fomento: Edital de Concurso FAC das Artes de Espetáculo – Pró Cultura RS – SEDAC RS – Governo do Rio Grande do Sul

NA TRILHA DAS ANDARILHAS – Cortejos e festejos
Circuitos / apresentações:

15 de julho, sábado
15h – Cerimônia de lançamento do projeto Na Trilha das Andarilhas
16h – Abertura: Praça Alexandre Zachia (próximo ao BarraShopping)

16 de julho, domingo, às 11h e 16h
2º circuito: Barracão – Postão da Cruzeiro

19 de julho, quinta-feira, às 16h e 20h
3º circuito: Vila Pedreira – Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE)

23 de julho, domingo, às 11h e 17h
4º circuito: Nossa Senhora das Graças (Margens do Arroio Cavalhada) – Orla/ Pontal

27 de julho, quinta-feira, às 19h
5º circuito: Esplanada da Restinga

28 de julho, sexta-feira, às 16h e 20h 
6º circuito: Praça Brigadeiro Sampaio e Travessa dos Cataventos da CCMQ

29 de julho, sábado, às 11h e 16h
7º circuito – Encerramento: Redenção e Morro Santa Tereza (Mirante TV)

Página oficial: https://andarilhas.redelivre.org.br

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Crédito da Foto:
Leandro Anton