50° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis contará com mais de 170 apresentações gratuitas

Diferentes culturas representadas no palco no primeiro fim de semana

O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis comemora 50 anos em grande estilo. Nesta edição, que acontece de 12 a 30 de julho, contará com a participação de mais de 20 grupos artísticos internacionais, nacionais e regionais de dança, música e teatro. São diferentes culturas latino-americanas e de diversas regiões do Brasil misturadas em um único evento, que tem como objetivo a valorização das tradições e costumes, numa mescla das mais distintas manifestações culturais.

O 50º Festival Internacional de Folclore é realizado em diferentes espações públicos, entre eles a Rua Coberta de Nova Petrópolis, onde abriga o palco principal do Festival, que receberá mais de 170 apresentações gratuitas a partir das 14h do dia 15 de julho, sábado. 

Neste primeiro final de semana, apresentam-se diferentes grupos artísticos da Argentina, Paraguai, Cuiabá, Santa Catarina, Paraná, Ijuí e de Nova Petrópolis. Entre os destaques de apresentações internacionais está o Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina (sábado às 14h na Rua Coberta e 16h30 no Parque Aldeia do Imigrante, domingo na Rua Coberta às 14h45), grupo que pertence e representa a Igreja Católica Ucraniano San José de Aristóbulo del Valle. Em 2023, pela primeira vez, o Ballet Ucraniano Roksolana se apresentará com música ao vivo no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. 

O Grupo Folclórico Internacional Remembranzas, do Paraguai (sábado às 16h30 e domingo às 18h30 na Rua Coberta)é carinhosamente chamado de “a fábrica de talentos”, pela formação de tantos talentos na dança folclórica e pelo alto nível de competitividade e representatividade que possuem. E o Ballet de Arte Folclorico Argentino – Bafa, da Argentina (sábado às 20h15 na Rua Coberta), que apresenta uma vasta e atrativa sucessão de danças e cantos de várias regiões do país que representa. Recentemente, o grupo apresentou-se para o Papa Francisco. 

No 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis a cultura gaúcha e as tradições germânicas dão espaço a outras realidades culturais, enriquecendo o evento e incentivando o intercâmbio cultural. 

O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares e o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul.

Conta com financiamento pelo Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio Master de Dakota – ser linda é ser felizMultimóveis, Sicredi PioneiraRandoncorp. Patrocínio de Pão d’ Gula Alimentos, Banrisul, Corsan – evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do SulSuibom, Vitivinícola Jolimont, Sicoob e EGR. Apoiam o 50º Festival Internacional de Folclore: RBT Internet, Parque Aldeia do ImigranteEletrosomDigi SonorizaçõesYou-C English SchoolCasa Cooperativa e Rota Romântica

Mais informações e a programação completa em www.festivaldefolclore.com.br e no Instagram e Facebook.

Assessoria de Imprensa:
Aline Fiabane – AF Relações Públicas

Credito das Fotos:
Mauro Stoffel

Sobre Alex Vitola 2913 Artigos
Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia. Foram mais de 15 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas com especialização em servidores Linux. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música".