Música espanhola, dança flamenca e castanholas no próximo Domingo Clássico com Orquestra da Ulbra

Espetáculo será no dia 7 de maio, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca. Programa terá suítes de Hofmann, Nielsen e Albeniz, com participação de Daniele Zill, nas castanholas

No dia 7 de maio, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta mais um concerto da série Domingo Clássico, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. Desta vez, o programa terá a apresentação de suítes de três compositores: Isaac Albeniz, Hubertus Hofmann e Carl Nielsen.

O espetáculo inicia com Suíte para Cordas, de Hofmann, pianista e compositor alemão, que veio para Porto Alegre em 1962. Atuou primeiro como pianista da OSPA, e a partir de 1968 tornou-se professor do IA-UFRGS. Seu estilo composicional tem uma base tonal tradicional com elementos das vanguardas européias do século XX e da música popular, como o jazz e o tango. 

Em seguida, a Orquestra apresenta Pequena Suíte para cordas, composta quando Nielsen tinha 22 anos e era ainda estudante do Conservatório Real da Dinamarca. A obra teve grande sucesso em sua estreia. O compositor, que era violinista, participou tocando na orquestra. Em uma entrevista dada por Nielsen em 1918, ele disse que cada movimento tinha um subtítulo que faria referência a deuses da mitologia greco-romana: “As Danaides”, “Dança das Cárites” e “A Procissão de Baco”.

Para encerrar o concerto, a Orquestra da Ulbra apresenta Suíte Espanhola, de Albeniz – grande representante do nacionalismo musical espanhol em fins do século XIX. Para essa obra, a Orquestra recebe Daniele Zill, que fará uma performance de dança flamenca, com castanholas, abanico, mantón e bata de cola. 

Considerado um de seus melhores trabalhos, a Suíte Espanhola reflete o espírito da música hispânica tradicional. Ao se utilizar de ritmos, melodias e instrumentos típicos da Espanha, ajudou a definir uma sonoridade única e inconfundível.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO 
Data: Domingo (7/5) 
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca *Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação de alimentos não-perecíveis ou roupas em bom estado.

PROGRAMA: SUÍTES
Hubertus Hofmann: Suíte para Cordas
Carl Nielsen: Pequena suíte para cordas 
Isaac Albeniz: Suíte espanhola  – Participação de Daniele Zill (castanholas)   

REGÊNCIA: Tiago Flores

Este concerto foi viabilizado com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Eduardo Seidl

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação, Música, Orquestra de Câmara da Ulbra e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.