João Maldonado celebra 40 anos de carreira com álbum instrumental gravado ao vivo

João Maldonado – 8 chegou em todas as plataformas de streaming no último dia 20/01. Além de composições próprias, o álbum traz releituras de sucessos do TNT (banda que Maldonado integrou no final dos anos 1980), Art Blakey & The Jazz Messengers e Wayne Shorter

Ainda estou, e sempre estarei, em eterna construção e desconstrução para que todos os públicos possam sentir a minha música”, diz o pianista.

Em 2019, o pianista João Maldonado lançou o primeiro álbum de jazz “Beauty“, vencedor do Prêmio Açorianos de Disco Instrumental do Ano. Em 2021, veio “Solitude”, com oito peças para piano que passeiam pelo estilo minimalista e pela música contemporânea. Agora, para celebrar 40 anos de carreira, ele retorna às plataformas de streaming com “João Maldonado – 8”, gravado ao vivo no Espaço 373 e no Butiá, trazendo oito músicas que contou com a participação de oito importantes nomes da cena gaúcha: além de Maldonado (piano), Miguel Tejera (baixo), Gian Becker (trompete), Amauri Iablonovski (sax alto) e Cristiano Ludwig Diego Ferreira (sax tenor) e a trombonista japonesa Nana Sakomoto.

O repertório inclui músicas de “Beauty” e “Solitude”, releituras de “Nunca mais voltar” (TNT), “Little Man” (Art Blakey & The Jazz Messengers) e “Witch Hunt” (Wayne Shorter). Canções que vão de duo a octeto, mostrando toda diversidade, improvisação e democracia que são característicos do jazz. 

“Gravar 8 é um resgate da minha história com a música, que iniciou aos 18 anos, quando deixei a casa dos meus pais para tocar numa banda instrumental de Florianópolis, formada em sua maioria por homens mais velhos que tinham outras profissões. Fui praticamente adotado por eles. Depois retornei a Porto Alegre para entrar na segunda fase do TNT (final dos anos 1980); me mudei para o Chile, onde fui considerado o melhor guitarrista daquele país; retornei à Capital gaúcha e ao TNT, até que em 2019 resolvi construir meu nome. Ainda estou, e sempre estarei, em eterna construção e desconstrução para que todos os públicos possam sentir a minha música”, diz Maldonado.

REPERTÓRIO
1.
 FOR HER – João Maldonado
2. HSU A ESPERA – João Maldonado
3. LITLLE MAN – Charles Fambrough
4. NUNCA MAIS VOLTAR – Charles Master e Luis Henrique Gomes (Tchê Gomes)
5. LEMBRE-SE DAQUILO – João Maldonado
6. WATCH OUT – João Maldonado
7. WITCH HUNT– Wayne Shorter
8. ZAP – João Maldonado



FICHA TÉCNICA
Técnicos de som:
 Matheus Silva Moraes (captação ao vivo no O Butiá de P`RA ELA, HSU A ESPERA, NUNCA MAIS VOLTAR e ZAP, em novembro de 2021) e Diego Gadenz (captação ao vivo no Espaço 373 de LITLLE MAN, LEMBRE-SE DAQUILO, WATCH OUT e WITCH HUNT, em maio de 2022)
Engenheiro de som, mixagem e masterização: Luciano Albo, estúdio Cegonha
Selo: Loop Discos
Capa: Aline Stoffel
Fotografia: Júlio Appel
Fotógrafo: Roberta Amaral, Tiago Munari e Vitória Proença

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, João Maldonado, Música, Roberta Amaral e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.