Vagner Cunha, Bebê Kramer e Paulinho Fagundes fazem pré-estreia do segundo volume de YbY no Palco Bell’Anima

No dia 5 de novembro, o violonista e compositor Vagner Cunha apresenta músicas do novo álbum de YbY II, concebido e gravado ao lado do acordeonista Bebê Kramer e do violonista Paulinho Fagundes

O trabalho compila temas instrumentais com musicalidade do sul da América Latina. O show de lançamento ocorre às 19h30, no Palco Bell’Anima, no Recanto Maestro, em São João do Polésine.

YbY – “terra” em tupi-guarani – Vol. 1 foi lançado virtualmente em março de 2021. Com influências da música feita no extremo sul do continente latino-americano e de suas próprias trajetórias, os três músicos somam suas bagagens culturais para criar sonoridades que percorrem diferentes paisagens sonoras, da chacarera à valsa, passando pela música folclórica balcânica e cigana. YbY II, que contará também com a participação especial de Ernesto Fagundes, chegará às plataformas em breve.

SOBRE OS MÚSICOS

PUBLICIDADE

Vagner Cunha – Sem deixar de servir-se do melhor de sua formação clássica, o compositor Vagner Cunha transita em diversos gêneros e sonoridades para trazer à sua música originalidade e identidade. Nos últimos quatro anos, sua intensa produção integra seis discos e uma ópera, além de diversos trabalhos paralelos como arranjador e violinista. Suas composições têm sido estreadas por diversas orquestras e grupos de câmara brasileiros, com destaque para o Concerto para Violino Nº1, Concerto para Viola, Concerto para Violão de 7 Cordas, Concerto para Piano e Orquestra Sinfônica, Ballet Mahavidyas e Aleph. Sua obra autoral está nos discos Mahavidyas (2008), Além (2012), Variações São Petersburgo (2016), Vagner Cunha convida Guinga (2017), Los Orientales (2017), Yamandu Costa interpreta Concerto para Violão de 7 Cordas e Orquestra (2018), além de dois discos dedicados a poemas de Antonio Meneghetti, interpretados pela Camerata Ontoarte e Carla Maffioletti (2015 e 2017). Recebeu sete vezes o Prêmio Açorianos e, em 2011, o Prêmio FUNARTE de composição. Atualmente, é diretor musical da Camerata Ontoarte Recanto Maestro, para a qual compõe regularmente em diversas formações camerísticas. Em 2018, dedicou-se à composição de O Quatrilho, sua primeira ópera, estreada com sucesso no Brasil. Suas mais atuais obras, Concerto para Oboé e Concerto para Acordeon e Orquestra, dedicado ao acordeonista Bebê Kramer, têm suas estreias marcadas para o segundo semestre de 2021.

Bebê Kramer – Considerado um dos maiores acordeonistas da nova geração, o versátil instrumentista destaca-se pelo notável conhecimento de harmonia e improvisação. Reverenciado por colegas de instrumento como Dominguinhos e Luiz Carlos Borges, Bebê tem circulado no cenário nacional e internacional ao lado dos maiores nomes da atualidade, aclamado pelo público e pela crítica. Entre sua intensa discografia, destacam-se seu álbum debut, Casa; o disco Laçador, gravado na Áustria; Como Manda o Figurino, parceria com Toninho Ferragutti; Roda Gigante, com Arismar do Espírito Santo, e Tocata à Amizade, disco vencedor, em 2016, do Prêmio da Música Brasileira em duas categorias, gravado ao lado Yamandu Costa. A estreita parceria com Yamandu também resultou na gravação de um DVD ao vivo, lançado em turnê por China e Europa, um CD duo e um programa televisionado e gravado, em que Bebê e Yamandu se apresentaram como solistas junto à Orquestra Sinfônica de Paris. Em seu penúltimo lançamento, Alessandro Kramer Quarteto, indicado Prêmio da Música Brasileira em 2018, o artista, com toda a ousadia e versatilidade que lhe são características, faz uso de seu notável conhecimento de harmonia e improvisação para reforçar sua identidade musical, uma rica mescla entre a tradição da música gaúcha, sempre presente em seu DNA, em perfeita união com os diversos sotaques dos lugares e estilos por onde circulou. Sua música já o levou em turnês por mais de 13 países ao redor do mundo, de Liechtenstein a Angola. Ao longo da sua carreira, já gravou e tocou com grandes nomes da música brasileira e mundial, tais como Hermeto Pascoal, Guinga, Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta, Moraes Moreira, Paulo Moura, Hamilton de Holanda, Marco Pereira, Carlos Malta, bem como os acordeonistas Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon e Renato Borghetti. No final de 2019, consolidou a maturidade de seu trabalho como compositor lançando seu mais recente álbum, Vertical, produzido pelo renomado Moogie Canazio, brasileiro de carreira internacional radicado nos EUA e responsável pela produção musical de alguns dos mais renomados discos nacionais e internacionais.

Paulinho Fagundes – Nascido na cidade de Alegrete, na fronteira do Rio Grande do Sul, teve contato com música desde muito cedo através de sua família, tradicional no cenário cultural gaúcho. Com o passar dos anos, morando em Porto Alegre, tornou-se um guitarrista bem conceituado, mostrando o seu trabalho em diversas, incluindo Cuba e Hong Kong. Desde então, atuou ao lado de nomes que o orgulham muito. São eles: Toninho Horta, Alegre Corrêa, Guinha Ramirez, Alessandro Penezzi, Arismar do Espírito Santo, Luis Carlos Borges, Luciano Maia, Renato Borguetti, Leandro Rodrigues, Edu Martins, Michel Dorfman, Paulo Dorfman, Marquinhos Fã, Lincon Cheib, Di Stefano, Fabinho Costa, Guto Wirth, Alberto Continentino, Vitor Peixoto, Jorginho do Trompete, Ricardo Arenhaldt, Lucas Esvael, Fernando Corona, Luis Salinas, Ricardo Baumgarten, Paulinho Lemos, Geraldo Flach, Hique Gomes, Antônio Villeroy, Gastão Villeroy, Paulinho Guitarra, Leonardo Tomich, Edinho Espíndola, Arthur Maia, Ivan Lins, Léo Gandelman, Neto Fagundes, Lúcio Yanel, Liliane Herrera, Nico Bueno, Rodrigo Maia, Ernesto Fagundes, Luke Faro, Paula Lima, Rodrigo Tavares, Paulinho Cardoso, Juliano Barreto, Serginho Moah, Zé Natálio, Marius Rodrigues, Giovani Berti, Beto Bolo, Xande Figueiredo, Alexandre Vianna, Luis Mauro Filho, New, Everson Vargas, Fernando do Ó, Renata Adegas, Mano Gomes, Gelson Oliveira, Bebeto Alves, André Abujanrra, Rodrigo Maranhão e Lúcia Helena.

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Pré-estreia do álbum YBY II
Vagner Cunha, Bebê Kramer e Paulinho Fagundes

Quando: 5 de novembro | Sábado
Horário: 19h30
Onde: Palco Bell’Anima (Rua Oniotan, s/nº – Recanto Maestro – São João do Polêsine)
Ingressos: R$ 100,00 (inteiro) e R$ 50,00 (meia-entrada)
Ingressos antecipados: https://www.sympla.com.br/evento/pre-estreia-do-album-yby-vol-ii/1742752
Ingressos na Loja Dullius (Estrada Recanto Maestro, 1889)
A bilheteria do Palco Bell’Anima abre somente no dia do show, a partir das 18h

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Isadora Aquini

PUBLICIDADE