Ghadyego Carraro apresenta o álbum Tribute, em concertos em Porto Alegre dias 5 de novembro e 10 de dezembro

Um disco fundamental, com produção impecável, traz releituras de canções e homenagens a Piazzolla, Tom Jobim, Milton Nascimento e Gilberto Gil

Não é de hoje que Ghadyego Carraro está trilhando sua carreira. Contrabaixista, compositor, professor, pesquisador e arranjador musical, nascido em Passo Fundo (RS), o artista lança seu álbum Tribute, com apresentações em Porto Alegre (confira no serviço abaixo). O disco traz releituras de músicas que marcaram a vida de Carraro e homenageia algumas de suas influências, como Tom Jobim, Astor Piazzolla, Gilberto Gil, Dominguinhos, Arthur Maia Alegre Corrêa, Milton Nascimento, entre outros.

Tribute é um disco ímpar na minha carreira, pois se trata de uma homenagem aos mestres que tanto me influenciam. Aqueles músicos que de alguma maneira acrescentaram algo de especial na minha relação com a música”, comenta Ghadyego Carraro.  As apresentações serão dia 5 de novembro, no Gravador Pub, e 10 de dezembro no Theatro Fuga. Para 2023 ainda estão sendo programados concertos em Brasília, Goiânia, São Paulo e Florianópolis.

O álbum Tribute contém arranjos originais de obras que marcaram a vida de Ghadyego Carraro. No repertório, novas perspectivas de músicas como Wave, de Tom Jobim, numa abordagem original para baixo e voz, propondo um olhar interativo sobre a obra; o mesmo para Oblivion, de Astor Piazzolla, que recebeu um arranjo de cordas e explora novas texturas sonoras; Lamento Sertanejo, de Dominguinhos, traz o lirismo vocal e a tessitura grave do contrabaixo; uma perspectiva jazzística e profunda aparece em Sonora, de Arthur Maia; em O Peixe, de Ronaldo Saggiorato, o trabalho traz o viés dos gêneros musicais típicos do nordeste brasileiro, como o maracatu e baião; já em Encontro das Águas, de Alegre Corrêa, o olhar se volta para os aspectos sonoros da música sul-americana e a chacarera se mistura à música do mundo, assim como em Vera Cruz, de Milton Nascimento e Márcio Borges, na qual a interação em grupo se torna o ponto forte. Participaram da gravação deste álbum nomes importantes da cena musical brasileira e internacional como Pirisca Grecco (voz), Rogério Pitomba (bateria), José Staneck (harmônica), Ronaldo Saggiorato (baixo), Alegre Corrêa (voz e violão), Anaadi (voz), Joaquin de la Montagna  (saxofone), Di Stefano (bateria), Lauren Conklin (violino), Cristian Sperandir (piano), Sandro Bonato (bateria). Os arranjos são assinados por Carraro que também foi responsável pela produção e direção musical.

Os concertos em Porto Alegre terão a forma de quinteto, com as participações de João Maldonado (piano), Suzane Paz (voz), Gian Becker (trompete) e Alexandre Olly (bateria). No repertório, além de propor um olhar peculiar sobre a obra desses artistas fundamentais da música contemporânea, Ghadyego apresenta inúmeras composições que trazem o diálogo do jazz com a música sul-americana tendo como ponto alto da performance a interação em grupo e a improvisação. E aí entram também outros artistas e influências, como Pat Metheny, Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Athaualpa Yupanqui e Mercedes Sosa. E é claro, as composições de Ghadyego.

Tributo é uma palavra que me remete a inúmeros sinônimos sonoros, demonstra o meu respeito por esses artistas e o desejo de expressar a minha arte através das histórias musicais que eles já expuseram por meio de infindáveis composições. Por isso ofereço também o meu olhar musical, para celebrar esse universo rico e plural da música e cultura sul-americana”, acrescenta o músico.

Ghadyego Carraro é um instrumentista versátil, transita com naturalidade pelo baixo elétrico, fretless e contrabaixo acústico. Possui extenso trabalho na cena musical brasileira e sul-americana com diversas colaborações com artistas do Brasil e exterior. Entre os anos de 2010/11 morou na região de Marche – Itália onde realizou aprimoramento musical e recentemente esteve por uma temporada atuando em Lisboa – Portugal. Graduado em Música pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Mestre em Performance Musical – Contrabaixo Acústico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutor em História com ênfase em música sul-americana também pela Universidade de Passo Fundo (UPF), desenvolve inúmeras atividades de ensino e pesquisa com foco no contrabaixo, prática de conjunto, arranjo, harmonia e improvisação com foco no jazz, música brasileira e sul-americana, além de produções e gravações em estúdio. Com seu trabalho solo já se apresentou em festivais e clubes de jazz na Itália, Alemanha, França, Suíça e Portugal onde também gravou ao vivo o álbum Ghadyego Carraro Trio – Live in Lisbon. Entre seus trabalhos lançados estão Influências (2010), DVD Ghadyego Carraro Group (2013), GAMM (2017 – CD/DVD), Ghadyego Carraro Trio live in Lisbon (2019), Connections (2020), Tribute (2020), Soundscapes of South America (2021), os dois últimos focados no trabalho de composição e arranjos.

Sobre os músicos do Concerto Tribute

Su Paz é cantora e compositora nascida em Sapucaia do Sul. Foi cantora do Conjunto Folclórico Os Tropeiros ULBRA representando o Brasil em festivais de folclore no Uruguai, RS e SC. No circuito de festivais Nativistas esteve nos palcos do Canto de Luz- Ijuí, Festival de Música de Gramado, Coxilha Nativista- Cruz Alta, Canto Xucro – Viamão, Tertúlia Nativista- Santa Maria, entre outros.

João Maldonado tem extensa trajetória como pianista, organista, guitarrista, compositor, produtor musical em mais de 50 obras gravadas. Ex-tecladista do TNT, tocou e gravou com diversos músicos e bandas de rock, jazz, blues, entre eles Charles Master, Solon Fishbone, Fernando Noronha, Garotos da Rua e Acústicos e Valvulados. Ganhou 2020 o Prêmio Açorianos de melhor disco instrumental do ano. Atualmente tem se dedicado ao João Maldonado Quintet, além de atuar na produção de trilhas para espetáculos de ópera, teatro, cinema e produção de artistas. 

Gian Becker é músico multi-instrumentista, arranjador e compositor. Atua como músico e arranjador em gravações, shows, DVDs e produções de artistas de várias localidades do Brasil. No ano de 2020 através do projeto Diversidade das Culturas, gravou seu projeto autoral executando todo o naipe de sopros, cordas, teclas, bateria e percussão. Atualmente é cantor e baixista do trio À Brasileira.

Baterista, percussionista, professor e produtor musical, Alexandre Olly aperfeiçoou sua técnica com mestres como Kiko Freitas e Argus Montenegro. Subiu ao palco com artistas reconhecidos a exemplo de Sidney Magal, Sérgio Rojas, Renato Borghetti, Rômulo Arantes, George Israel, Ziza Fernandes, entre outros. Também faz parte da Orquestra Maestro Garoto, Orquestra Ébano e Marfim e Orquestra Atômica de Porto Alegre/RS. Como professor leciona bateria e ministra classes de percepção musical.

TRIBUTE – concertos de lançamento do álbum de Ghadyego Carraro
Dia 05 de novembro, às 20h
Gravador Pub – Rua Conde de Porto Alegre, 22
Ingressos antecipados: R$35,00 – www.gravadorpub.com.br
Ingressos no local: 50,00
Reservas 51-99755450 (Gabriel)
Dia 10 de dezembro, às 21h
Theatro Fuga – Rua dos Andradas, 673 – Centro Histórico
Ingressos antecipados a partir de 35,00 via Sympla

Redes do artista:
Site Oficial: https://www.ghadyegocarraro.com
Instagram: https://www.instagram.com/ghadyegocarraro
Facebook: https://www.facebook.com/ghadyegocarraro
Spotify: https://spoti.fi/3fVU77I

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Fotos:
Talita Moares e Antonio Cardoso

Esse post foi publicado em Agenda, Bebê Baumgarten Comunicação, Cultura, Gravador Pub, Música e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.