Macucos celebra 20 anos de banda com o lançamento de videoclipes que unem performances ao vivo com depoimentos de importantes nomes do reggae nacional

Ao longo dos últimos vinte anos, o grupo formado por Fred Nery (vocal), Xande (vocal e guitarra), Gustavo “The Flash” (teclados) e Leomar (bateria e vocal) ecoou o nome Macucos pela cena do reggae nacional

A celebração do aniversário do primeiro disco da banda começou a tomar forma com o EP Onde Tudo Começou, lançado em maio deste ano, pelo selo capixaba Casulo. Agora, a comemoração passa a ganhar novos contornos por meio de uma série de videoclipes, mesclando apresentações ao vivo com depoimentos dos integrantes e de importantes nomes da cena brasileira, como o cantor e compositor Armandinho e a banda Maneva.

Tchau” é a faixa inicial deste conjunto de lançamentos, que será completado nos dias 8 e 15 de junho, por um medley de “Lembranças”, “Cidade de Cor” e “Ervas”, e “Haverá”, respectivamente. 

O debate de temáticas contrastantes, como a do meio ambiente, com reflexões sobre amor, amizade e felicidade, está cada dia mais frequente, tanto que acabou sendo o pontapé inicial para a construção de tantas composições. Quando vemos a molecada cantando nossas músicas, que pautam esses assuntos, como se tivessem sido lançadas agora, nos inspiramos para relembrar toda uma era”, comenta Xande.

Onde Tudo Começou foi pensado para fazer um resgate de toda a trajetória do Macucos, contemplando lançamentos feitos ao longo dos anos, a fim de integrá-los ao atual momento. “Neste EP recordamos períodos muito significativos da nossa caminhada pela música. Queremos ter a oportunidade de apresentar canções que marcaram nossa carreira para novos públicos e diferentes gerações”, explica o vocalista Fred Nery

Com depoimentos do cantor e compositor Armandinho, e dos próprios integrantes do grupo, o primeiro registro audiovisual do projeto é da faixa “Tchau”, uma colaboração com o artista gaúcho lançada originalmente em 2010.

Armandinho é uma pessoa muito importante em nossa história e representa muito para a cena do reggae. ‘Tchau’ é uma canção que gravamos com ele e acabou abrindo muitas portas para nós”, comenta Xande. As cenas que ilustram o medley de “Lembranças”, “Cidade de Cor” e “Ervas”, por sua vez, chegam acompanhadas por falas de Tati Portella, ex-vocalista da banda Chimarruts, no dia 8. Enquanto o videoclipe de “Haverá” traz os integrantes do grupo paulistano Maneva, no dia 15.



Ficha Técnica:
Produção:
 Rodolfo Simor e Macucos
Gravação: Derick Brumatte, R. Simor e Igor Baiano
Mix e Master: R. Simor
Gravado em: Vitória Privilege / Bravo Lab e Vila Velha Degusta 
Distribuição: One Rpm
Selo: Casulo

Assessoria de Imprensa:
Trovoa Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Trovoa Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.