Multiartista Laura Finocchiaro traz novos ares para Porto Alegre em show de lançamento do álbum “Oxigênio” em 6 de maio, com entrada gratuita

Cantora, compositora e atriz comemora 40 anos de carreira e novo trabalho musical no palco que leva nome de sua irmã, “Lory F.”, na Casa de Cultura Mario Quintana

Não faltam motivos para a cantora, compositora, guitarrista e produtora musical Laura Finocchiaro comemorar e celebrar a vida. Por isso, ela promete fazer uma festa do show que marca seus 40 anos de carreira e o lançamento, em Porto Alegre, de seu novo álbum, “Oxigênio”.

O espetáculo ocorre na sexta-feira, 6 de maio, às 19h, na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – 4º andar), no Palco Lory F.. O local foi escolhido, principalmente, porque Laura é irmã de Lory (baixista, cantora e compositora) que partiu precocemente em 1993 e foi recentemente homenageada com seu nome atribuído a esse espaço no principal ponto cultural do Rio Grande do Sul. O show é com entrada franca, sem cobrança de ingressos.

O SHOW
Não à toa, vai ter homenagem a Lory, com participação mais do que especial da atriz performática Anette Naiman, vinda diretamente de São Paulo para interpretar Lory F. — trabalho que vem desenvolvendo ao lado de Laura e que teve sua estreia no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro), no Teatro Garagem, em São Paulo, em 2021.

Completando a festa, o show tem ainda a participação especial de duas atrizes que marcaram a carreira de Laura: as atrizes Eleonora Prado (que fez backing vocal no seu primeiro show autoral, realizado em 1982, “Minha Grande Paciência Ser Gente”) e Deborah Finocchiaro (irmã caçula).  

O show do dia 6 de maio vai fazer um apanhado dos 40 anos de carreira de Laura Finocchiaro, que saiu de sua terra natal aos 20 anos, para uma temporada de shows no Teatro Lira Paulistana, em março de 1983, em São Paulo, onde se estabeleceu até os dias de hoje.

Além de músicas que marcaram suas quatro décadas de estrada, o espetáculo contará com temas do recente álbum “Oxigênio”, canções de Lory F. com performance artística de Anette Naiman como Lory F e participações nos vocais e em performances das politalentosas Deborah Finocchiaro e Eleonora Prado. 

LAURA FINOCCHIARO
São 17 álbuns autorais, dezenas de trilhas sonoras e canções inseridas em coletâneas, programas de televisão e peças teatrais em 40 anos de estrada musical, iniciada em Porto Alegre e desenvolvida em São Paulo. A carreira de Laura — impulsionada por sua sensacional apresentação na segunda edição do Rock in Rio, em 1991 — ganhou novo gás justamente durante a pandemia, que tanto asfixiou a arte e as vidas dos brasileiros. E o gás chama-se “Oxigênio”, álbum gravado e produzido por ela própria em plena pandemia, em seu home studio, e lançado em todas as plataformas de streaming, em novembro de 2021. 

Distribuído pela CD Baby, “Oxigênio” é mais um lançamento da Sorte Produções, empresa de Laura Finocchiaro. “Ser artista independente no Brasil é uma forma de resistência. Não há políticas públicas que nos contemple”, comenta Laura, que segue em suas batalhas na música e na vida, para além do mainstream, cantando para ajudar a melhorar o mundo, pelo respeito às diferenças, pela justiça social, contra o machismo e a lgbtfobia. 

O projeto “Oxigênio” começou pouco antes da crise sanitária do coronavírus, em janeiro de 2020, e seguiu com o lançamento de cinco singles — “A vagar“, que saiu em março de 2020, “Asfixia” (maio/2020), “Minas sonoras” (novembro/2020), “Hino à diversidade” (julho/2021) e “Vírus” (agosto/2021) — servindo de esquenta para a chegada do álbum completo.

Oxigênio 40. Poder feminino total! E, claro, muito “Oxigênio” para respirarmos arte e afeto! 
Laura Finocchiaro – 17 álbuns autorais + centenas de trilhas sonoras e canções inseridas em coletâneas nacionais e internacionais

Ficha Técnica:
Direção geral, produção musical, arranjos, voz, guitarra, violão, bases eletrônicas: Laura Finocchiaro 
Performance artística interpretando Lory F.: Anette Naiman  
Texto de abertura e vocais: Eleonora Prado
Performance e vocais: Deborah Finocchiaro 
Textos: Carla Paes Leme
Divulgação: Ricardo Finocchiaro + Sheila Gomes 
Fotos: Marian Starosta
Design: Valder Valeirão
Produção e Realização: Ricardo Finocchiaro + Sorte Produções                                                                    

RESUMO
O que: Laura Finocchiaro
Quando: sexta 6 de maio – 19h
Onde: Palco Lory F. – 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana
Quanto: Entrada Franca

Assessoria de Imprensa:
Homero Pivotto Jr.

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.