Centro Cultural 25 de Julho lança projeto de prática musical na maturidade

Ministradas pela cantora, compositora e pianista Tássia Minuzzo, as atividades são destinadas a pessoas a partir dos 50 anos de idade e oferecem benefícios que vão muito além do canto, incentivando a socialização, a criatividade, o bem-estar e a saúde mental e corporal

Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre acaba de lançar o Transversal do Tempo, projeto de prática musical na maturidade, destinado a pessoas a partir dos 50 anos de idade.  Ministradas pela cantora, compositora e pianista Tássia Minuzzo, as atividades oferecem benefícios que vão muito além do canto, incentivando a socialização, a criatividade, o bem-estar e a saúde mental e corporal.
 
O plano de atividades trabalha, através da música, habilidades motoras e sonoras. Os encontros incluem exploração de repertório para canto, ativando a memória e as funções cognitivas; técnicas de respiração que auxiliam a aumentar a capacidade pulmonar, equilibrando o fluxo sanguíneo; exercícios de percepção auditiva que ensinam a identificar ritmos e instrumentos presentes nas canções; danças rítmicas, que estimulam o corpo e aumentam a motivação; além de outras práticas que equilibram corpo e mente, como meditação e filosofia.
 
As atividades serão realizadas a partir do dia 15 de março, com encontros semanais de 90 minutos, sempre nas terças-feiras, às 16h.

A mensalidade custa R$ 220 e as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp/ Telefone 51 99498.5470.
 
SOBRE A MINISTRANTE

Tássia Minuzzo é cantora, pianista e compositora. Tem licenciatura em Música – Habilitação em piano, pela UFRGS, um prêmio e várias apresentações em seu currículo. Em 2009, foi vencedora do Festival da Aliança Francesa em Porto Alegre. Em 2018, foi solista da Orquestra de Câmara da ULBRA, cantando obras do compositor e pianista Michel Legrand. Realizou oficinas e workshops de canto com grandes cantoras reconhecidas na América Latina e internacionalmente, como a argentina Verônica Condomí, as brasileiras Carla Maffioletti e Paula Santoro. Além do canto, realizou também oficinas de teatro com a atriz e cantora Cida Moreira, Zé Adão Barbosa e Camila Diehl com foco no teatro terapia.
 
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
Transversal do Tempo – Práticas Musicais na Maturidade
Com a professora e musicista Tássia Minuzzo
A partir do dia 15 de março
Encontros às terças-feiras, às 16h

 
Mensalidade: R$ 220,00
Inscrições pelo WhatsApp/Telefone: (51) 99498-5470
 
Plano de atividades
– Técnicas de respiração: inspirar e expirar corretamente, observando o movimento do diafragma, aumentando a capacidade respiratória e equilibrando o fluxo sanguíneo do corpo.
– Exploração de repertório para o canto: escolher com o grupo músicas de suas vivências, ativando a memória, e mantendo suas funções cognitivas.
– Exercícios de percepção auditiva: ativar as percepções sonoras, sabendo identificar os instrumentos presentes numa canção, reconhecendo o andamento, o ritmo, as vozes que a compõem.
– Aquecimento vocal: explorar exercícios específicos para a voz, que possam contribuir para um fortalecimento muscular das pregas vocais, favorecendo na afinação e controle das notas, na fisiologia e saúde vocal.
– Meditação: aplicar técnicas de meditação para equilibrar corpo e mente, propiciando consciência respiratória, foco e equilíbrio mental, diminuição da frequência cardíaca, aumento da concentração, da intuição e da imaginação.
– Consciência corporal e vocal: promover a conscientização de corpo e voz atrelados, conectados entre si, lembrando que os dois fazem parte de uma unidade, e que precisam ser trabalhos em conjunto.
– Danças rítmicas: a dança balança, movimenta e estimula o corpo, faz com que o indivíduo se conecte com a música e o seu ritmo, ao mesmo tempo que ativa a produção de neurotransmissores, que quando liberados provocam uma sensação de prazer, aumentando a motivação e o bem-estar.
– Filosofia e estética da música: serão oferecidos pequenos textos, frases, provérbios, poemas que ativam a reflexão e a compreensão da existência, desde a Era Estoica (Marco Aurélio, Sêneca, Epíteto) aos Clássicos (Platão, Aristóteles), até o Oriente (Confúcio).

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Foto:
Divulgação/ Centro Cultural 25 de Julho

Esse post foi publicado em Agenda, Centro Cultural 25 de Julho, Cultura, Jéssica Barcellos Comunicação, Música e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.