Espetáculo audiovisual inédito apresenta folclore gaúcho para crianças

Projeto realizado por meio do Fundo de Apoio a Cultura, do Pró-Cultura RS, disponibiliza show online com músicas representativas do folclore gaúcho

O projeto “Folclore Gaúcho nas Escolas” acaba de lançar um show audiovisual inédito, que explora a música, a dança e demais elementos da cultura do Rio Grande do Sul. Voltado para crianças, o espetáculo já está disponível para o público e pode ser conferido gratuitamente pelo YouTube.

A concepção do espetáculo se deu a partir de uma pesquisa do jornalista Renato Mendonçae traz conteúdos e informações didáticas sobre o folclore do Rio Grande do Sul, intercalados com apresentações musicais e de dança, leitura de poesias e textos sobre os símbolos da tradição e da cultura do Estado. A narração é de Hique Gomez.

O repertório traz obras de Teixeirinha, Lupicínio Rodrigues, Elton Saldanha, Nico e Bagre Fagundes, Paulo Ruschel e Barbosa Lessa, entre outros, interpretadas pelos grupos CriançasEmCanto, coordenado por Cristina Sorrentino, Celíssimo – Quarteto de Violoncelos da UFRGS, sob coordenação da professora Milene Aliverti.

O show foi gravado ao vivo no dia 8 de dezembro de 2021, no Teatro do Sesc, em Canoas, com a participação de crianças e professores de escolas públicas da cidade.

Além do show online, o projeto também conta com um minidocumentário e um material didático complementar, a ser distribuído para as escolas, fornecendo subsídios para a abordagem do tema nas escolas.



O projeto Folclore Gaúcho nas Escolas conta com apoio do SESC e é realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul –  Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, por meio do Edital SEDACTEL nº 10/2018 Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC do Folclore”. 

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Nilton Santolin

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.