Letrux está de volta aos palcos e vem ao Bar Opinião com a turnê do seu segundo disco, “Letrux Aos Prantos”

Lançado em março de 2020 e com os shows correspondentes reagendados devido à pandemia de coronavírus, “Letrux Aos Prantos” é uma ode à emoção.

Com direção artística de Letícia Novaes, o segundo disco da “era Letrux” foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2020, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, distribuído pela Altafonte Brasil e produzido por Arthur Braganti e Natália Carrera, os mesmos produtores do “Letrux em Noite de Climão” (2017).

Aos Prantos”, foi gravado em novembro de 2019 no estúdio da Red Bull Station – SP e conta com participações especiais de Liniker e Luisa Lovefoxxx.

Após uma chama quente de vulcão e paixão do primeiro álbum “Climão”, “Aos Prantos” é um convite para refletir sobre a importância de se aprofundar mais nos sentimentos, dançar em meio aos maremotos e, ao mesmo tempo, mergulhar em transcendentais fossas abissais.

Com canções inspiradas no cotidiano próximo e muitas vezes irônicos, Letícia e sua navegação de cabotagem, visitam a era disco, passam pela dance music, abraçam o rock e encontram o blues, com letras em português, inglês e até uma em espanhol.

“O disco é sobre se emocionar: com o mar, com uma paixão, com a possibilidade de morrer, com putarias que dão errado, com dramas inventados. Amo me abalar, ainda que seja dramático pra mim, prefiro esse abalo sísmico a ficar imóvel que nem uma rocha. Nos últimos anos não deu pra não se abalar”, explica Letícia.

Em meio a um distanciamento social, o álbum virou uma espécie de bálsamo para um público que esperava ansiosamente o novo trabalho de Letrux. “Aos Prantos” foi destaque nos principais veículos de comunicação do país e entrou nas principais playlists da população quarentenada com músicas que, por ordem do destino, cabiam exatamente no cenário atual.

Com a paralisação totalitária devido à pandemia, os planos foram tomados por uma ruptura artística e cultural, e as aglomerações canceladas por tempo indeterminado. Apesar da ausência de shows e eventos, o público foi mais do que receptivo e agradecido pelo fato de “Aos Prantos” ser praticamente “o melhor amigo da quarentena” nas palavras dos fãs.

Ainda na pandemia, foram lançados seis videoclipes das canções de “Aos Prantos” e o álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria ”Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” e ao prêmio APCA 2020 na categoria “Top 50 discos”. Como continuidade do álbum, no fim do ano de 2020, foi lançado digitalmente o EP Prantos Pandêmicos, onde cada integrante da banda revisitou e produziu uma faixa do disco de forma inusitada. O trabalho gerou um conteúdo fonográfico e cinco videoclipes que tiveram a direção e o olhar de Letícia Novaes.

LETRUX

Letícia Novaes compõe, interpreta, atua, desenha e escreve há muito tempo. Multifacetada, a artista capitaneou durante uma década a banda Letuce, ao lado de Lucas Vasconcellos. Os dois fizeram história, no cenário independente nacional, com músicas e sonoridades peculiares, misturando letras ácidas, teatrais e sentimentais. Enquanto esteve em atividade, de 2009 a 2015, o grupo lançou três discos autorais, “Plano de Fuga pra Cima dos Outros e de Mim”, “Manja Perene” e “Estilhaça”.

Com o fim do Letuce, Letícia estreou em carreira solo, em 2017, com o álbum “Em Noite de Climão”, lançado pelo selo Joia Moderna. O primeiro disco de Letrux, codinome adotado pela cantora na sua empreitada individual, foi um dos grandes destaques daquele ano, com diversos prêmios e menções honrosas conquistadas. O registro, que entrou na lista dos melhores lançamentos da Revista Rolling Stone Brasil e de outros tantos portais dedicados à música, foi acompanhado por uma extensa turnê, que passou pelos principais festivais do país e também pela Europa.

Com destaque para as canções “Coisa Banho de Mar”, “Ninguém Perguntou por Você”, “Que Estrago” e “Flerte Revival”, “Noite Estranha, Geral Sentiu”, “Em Noite de Climão” também foi um dos vencedores do Prêmio Multishow 2017, na categoria “Melhor Disco”.

O sucesso do álbum foi tão grande, desde a sua chegada às lojas e às plataformas de streaming, que a cantora carioca lançou, em 2019, o álbum “Em Noite de Pistinha”, com o repertório da sua obra solo em versões repaginadas e remixadas.

Explorando influências da música eletrônica, do rock e até mesmo da MPB, Letrux aproveita o seu passado como atriz para proporcionar uma verdadeira experiência em cima do palco. O show da cantora, considerado um dos melhores da última edição do Lollapalooza pela crítica especializada, tem um forte tom hipnótico. Na turnê de “Em Noite de Climão”, Letícia costumava envolver a plateia com performances marcadas por elementos cênicos e pelo desenvolvimento das personagens que são evocadas nas suas letras, como a mulher que se entrega ao amor e vive intensamente o fim de um relacionamento, equilibrando drama e humor.

SERVIÇO

O que: Letrux “Aos Prantos”
Onde: Opinião – Rua José do Patrocínio, 834, Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Quando: 29 de Abril, Sexta às 23h30
Abertura da casa: 22h
Show de abertura com Alice Kranen: 22h30
Show da Letrux: 23h30

Mais informações e ingressos no site do Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/65069/d/85130/s/444711

Realização:
Ejaòkun Produções
Marquise 51
Todt Produções
Opinião Produtora

Esse post foi publicado em Agenda, Bar Opinião, Cultura, Marquise51, Música, Opinião Produtora, Todt Produções e marcado , , , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.