Letrux está de volta aos palcos e vem ao Bar Opinião com a turnê do seu segundo disco, “Letrux Aos Prantos”

Lançado em março de 2020 e com os shows correspondentes reagendados devido à pandemia de coronavírus, “Letrux Aos Prantos” é uma ode à emoção.

Com direção artística de Letícia Novaes, o segundo disco da “era Letrux” foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2020, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, distribuído pela Altafonte Brasil e produzido por Arthur Braganti e Natália Carrera, os mesmos produtores do “Letrux em Noite de Climão” (2017).

Aos Prantos”, foi gravado em novembro de 2019 no estúdio da Red Bull Station – SP e conta com participações especiais de Liniker e Luisa Lovefoxxx.

Após uma chama quente de vulcão e paixão do primeiro álbum “Climão”, “Aos Prantos” é um convite para refletir sobre a importância de se aprofundar mais nos sentimentos, dançar em meio aos maremotos e, ao mesmo tempo, mergulhar em transcendentais fossas abissais.

PUBLICIDADE

Com canções inspiradas no cotidiano próximo e muitas vezes irônicos, Letícia e sua navegação de cabotagem, visitam a era disco, passam pela dance music, abraçam o rock e encontram o blues, com letras em português, inglês e até uma em espanhol.

“O disco é sobre se emocionar: com o mar, com uma paixão, com a possibilidade de morrer, com putarias que dão errado, com dramas inventados. Amo me abalar, ainda que seja dramático pra mim, prefiro esse abalo sísmico a ficar imóvel que nem uma rocha. Nos últimos anos não deu pra não se abalar”, explica Letícia.

Em meio a um distanciamento social, o álbum virou uma espécie de bálsamo para um público que esperava ansiosamente o novo trabalho de Letrux. “Aos Prantos” foi destaque nos principais veículos de comunicação do país e entrou nas principais playlists da população quarentenada com músicas que, por ordem do destino, cabiam exatamente no cenário atual.

PUBLICIDADE

Com a paralisação totalitária devido à pandemia, os planos foram tomados por uma ruptura artística e cultural, e as aglomerações canceladas por tempo indeterminado. Apesar da ausência de shows e eventos, o público foi mais do que receptivo e agradecido pelo fato de “Aos Prantos” ser praticamente “o melhor amigo da quarentena” nas palavras dos fãs.

Ainda na pandemia, foram lançados seis videoclipes das canções de “Aos Prantos” e o álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria ”Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” e ao prêmio APCA 2020 na categoria “Top 50 discos”. Como continuidade do álbum, no fim do ano de 2020, foi lançado digitalmente o EP Prantos Pandêmicos, onde cada integrante da banda revisitou e produziu uma faixa do disco de forma inusitada. O trabalho gerou um conteúdo fonográfico e cinco videoclipes que tiveram a direção e o olhar de Letícia Novaes.

LETRUX

PUBLICIDADE

Letícia Novaes compõe, interpreta, atua, desenha e escreve há muito tempo. Multifacetada, a artista capitaneou durante uma década a banda Letuce, ao lado de Lucas Vasconcellos. Os dois fizeram história, no cenário independente nacional, com músicas e sonoridades peculiares, misturando letras ácidas, teatrais e sentimentais. Enquanto esteve em atividade, de 2009 a 2015, o grupo lançou três discos autorais, “Plano de Fuga pra Cima dos Outros e de Mim”, “Manja Perene” e “Estilhaça”.

Com o fim do Letuce, Letícia estreou em carreira solo, em 2017, com o álbum “Em Noite de Climão”, lançado pelo selo Joia Moderna. O primeiro disco de Letrux, codinome adotado pela cantora na sua empreitada individual, foi um dos grandes destaques daquele ano, com diversos prêmios e menções honrosas conquistadas. O registro, que entrou na lista dos melhores lançamentos da Revista Rolling Stone Brasil e de outros tantos portais dedicados à música, foi acompanhado por uma extensa turnê, que passou pelos principais festivais do país e também pela Europa.

Com destaque para as canções “Coisa Banho de Mar”, “Ninguém Perguntou por Você”, “Que Estrago” e “Flerte Revival”, “Noite Estranha, Geral Sentiu”, “Em Noite de Climão” também foi um dos vencedores do Prêmio Multishow 2017, na categoria “Melhor Disco”.

PUBLICIDADE

O sucesso do álbum foi tão grande, desde a sua chegada às lojas e às plataformas de streaming, que a cantora carioca lançou, em 2019, o álbum “Em Noite de Pistinha”, com o repertório da sua obra solo em versões repaginadas e remixadas.

Explorando influências da música eletrônica, do rock e até mesmo da MPB, Letrux aproveita o seu passado como atriz para proporcionar uma verdadeira experiência em cima do palco. O show da cantora, considerado um dos melhores da última edição do Lollapalooza pela crítica especializada, tem um forte tom hipnótico. Na turnê de “Em Noite de Climão”, Letícia costumava envolver a plateia com performances marcadas por elementos cênicos e pelo desenvolvimento das personagens que são evocadas nas suas letras, como a mulher que se entrega ao amor e vive intensamente o fim de um relacionamento, equilibrando drama e humor.

SERVIÇO

PUBLICIDADE

O que: Letrux “Aos Prantos”
Onde: Opinião – Rua José do Patrocínio, 834, Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Quando: 29 de Abril, Sexta às 23h30
Abertura da casa: 22h
Show de abertura com Alice Kranen: 22h30
Show da Letrux: 23h30

Mais informações e ingressos no site do Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/65069/d/85130/s/444711

Realização:
Ejaòkun Produções
Marquise 51
Todt Produções
Opinião Produtora

PUBLICIDADE