Nina Nicolaiewsky em “Nem Tudo”, lançamento do single sexta, 05/11

“Nem tudo” é o novo single de Nina Nicolaiewsky que tem lançamento marcado para sexta, dia 05 de novembro, nas plataformas digitais da artista.

Ainda que fisicamente distante do Brasil, está em Valência, na Espanha, onde acaba de finalizar o Master em Performance Contemporânea na Berklee College of Music, Nina apresenta ao público seguidor a primeira música que é parte de um EP, que chega ainda neste mês de novembro (previsão 12/11).

A composição da música teve início na capital gaúcha, durante a residência artística de Nina, no projeto Concha financiado pela Natura, que reuniu 15 compositoras de Porto Alegre, em 2019. Ao longo da residência, Nina conheceu a artista Rita Zart e de cara as duas se conectaram pela música. Foi em meio aos laços da amizade inicial, que Nina resolveu apresentar para Rita a melodia e um primeiro verso de “Nem tudo”.

A letra surgiu de um exercício de escrita de microcontos com outras pessoas que foram convidadas a escrever, além da própria Nina e da Rita. Ao final de uma coleção de microcontosNina Nicolaiewsky pegou todos eles e os transformou em letra. Surge, desta forma, “Nem tudo”. Nina relembra que depois deste primeiro processo, mandou para Rita Zart o que tinha. E ela devolveu com o segundo verso. Quando leu o todo, a artista ainda sentia que a letra poderia ter algo mais. 

PUBLICIDADE

Na minha cabeça e no meu coração, a música ainda não estava clara de como iria funcionar tanto na estrutura quanto na forma depois de tantas intervenções. Toda esta trajetória parece rápida, no entanto, foi um processo”, comenta a cantora.

Só após chegar na Espanha em meados de agosto de 2020, e se estabelecer para assistir às aulas no Master em Performance Contemporânea na Berklee College of Music, em Valência, que Nina resolveu retomar a música e encarar a finalização com a ideia de refazer o refrão. “Tirei uma parte que existia e fiz este refrão. Penso que foi uma boa costura, no final”, expressa a artista.

Crédito Foto: James Manjo

“Agora entendo que a letra vem muito deste lugar que é meu e da Rita. De uma forma de escrever muito próxima e de um olhar que é nosso. Acredito que a Rita Zart e eu nos encontramos em vários aspectos tanto musicalmente quanto de existência. Temos muitas coisas em comum, muitas atitudes e posturas similares, além de uma introspecção que é característica de cada uma. A Rita perdeu a mãe nova. Eu perdi meu pai. Nós, enquanto compositoras, acabamos nos sintonizando com algumas dores e descobrimos pontos que são comuns para ambas. Entendi, depois de ver a música pronta que nós curtimos escrever juntas porque nos conectamos em essência. A gente escreveu a música juntas. Isso foi, nem tudo”, reflete Nina Nicolaiewsky.

PUBLICIDADE

Antes de sair, clicar e ouvir, vale dizer que o processo de gravação do single e do EP, que chega em breve (previsão 12/11), tiveram várias reflexões da compositora sobre gravar música brasileira fora do Brasil. E como fazer isso acontecer e explicar o que é a música brasileira para não brasileiros? Nina analisa que hoje, depois de um ano e meio de pandemia, entende muito mais a música brasileira.

Ao lidar com os contrastes de pensamentos, do fazer música quando há a necessidade de usar as palavras de outro jeito, que não na forma como estamos acostumados a usar. É neste momento que se reconhece muito mais a nossa essência. É um processo, no mínimo, curioso.

SOBRE A ARTISTA:

PUBLICIDADE

Nina Nicolaiewsky é cantora, compositora e educadora musical formada em Música Popular na UFRGS. Há um ano, concluiu o Master em Performance Contemporânea na Berklee College of Music, em Valência, na Espanha, onde foi contemplada com bolsa de estudos. A artista já participou de diversos grupos no meio da arte como UPA e Enxame, e foi convidada pelo TEDxLaçador, em 2017. O primeiro videoclipe e single “Esquina“, lançado em 2020, foi premiado em vários festivais internacionais no Canadá, Reino Unido e Brasil.

Nem tudo – Ficha Técnica
Composição: Nina Nicolaiewsky e Rita Zart 
Arranjo: Nina Nicolaiewsky
Produção musical: Melanie Frade
Voz: Nina Nicolaiewsky
Baixo e vibrafone: Brandon Atwell
Bateria: Pedrinho Augusto
Trombone: Sam Rowley
Engenharia de Som: Paige Shephard
Mixagem: Pedro Coda
Masterização: Olimpio Machado
Arte: Mariana Sartori
Gravado no estúdio da Berklee College of Music em Valência, Espanha.

SERVIÇO:

PUBLICIDADE

O que: Lançamento do single “Nem tudo” de Nina Nicolaiewsky
Quandosexta, dia 05 de novembro, em todas as plataformas digitais

Plataformas Digitais Nina Nicolaiewsky
Linktree: https://linktr.ee/ninanicolaiewsky
Instagramhttps://www.instagram.com/ninanicolaiewsky/
Facebookhttps://www.facebook.com/ninanicolaiewsky
Spotifyhttps://spoti.fi/3vRqiJr
Bandcamphttps://ninanicolaiewsky.bandcamp.com/releases
YouTubehttps://www.youtube.com/ninanicolaiewsky
Sitehttps://www.ninanicolaiewsky.com/

Assessoria de Imprensa:
Ana Paula Silveira

PUBLICIDADE