Abertura da mostra O Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore acontece no dia 5 de outubro, terça-feira, às 19h, com palestra híbrida com o artista e a curadora Neiva Bohns
No ano em que o escultor gaúcho Mauro Fuke celebra seus 60 anos, o Instituto Ling, em Porto Alegre, inaugura a mostra individual O Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore, com obras inéditas do artista. A abertura acontece no dia 5 de outubro, às 19h, com uma conversa entre Mauro e a curadora Neiva Bohns, que poderá ser acompanhada pelo público presencialmente ou online, mediante inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br. A exposição fica em cartaz com entrada franca até o dia 30 de dezembro, com visitação livre de segunda a sábado, das 10h30 às 20h. Há ainda a possibilidade de visitas com mediação nas sextas e sábados, às 16h e 18h, com agendamento gratuito no site do centro cultural.
A exibição reúne quatro obras em madeira do escultor porto-alegrense, todas feitas entre 2017 e 2021. As peças, de acordo com a curadora Neiva Bohns, “foram construídas no ateliê do artista, num processo longo e cuidadoso, seguindo lógicas diversas, em que as ações de conceber, esculpir e montar se apresentam como possibilidades inesgotáveis no processo criativo do artista, sempre mediado pelo raciocínio matemático”.
Além das esculturas de Fuke, a mostra conta com um vídeo-conceito mostrando a rotina do artista em seu estúdio, em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Intitulada Gesto Invisível, a produção assinada por Caio Amon foi filmada em setembro deste ano, acompanhando um dia de trabalho do escultor e seus processos de concepção e construção das obras.
Sobre o artista
Mauro Fuke nasceu em Porto Alegre, no ano de 1961, e se formou no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escultor, trabalha principalmente com madeira. Participou da exposição Como Vai Você Geração 80 e dos Panoramas de Arte no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), sendo premiado no ano de 1988. Realizou diversas exposições pelo Brasil, participou de duas Bienais do Mercosul (1999 e 2005) e executou diversas obras públicas, em locais como a Unicamp (Praça das Bandeiras) e o Aeroporto Salgado Filho.
Sobre a curadora
Historiadora, curadora e crítica de Artes Visuais, Neiva Maria Fonseca Bohns nasceu em Pelotas, em 1961. É professora e pesquisadora na área de Arte Contemporânea no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e do Comitê de Curadoria e Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), além de atuar como diretora cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB).
A exposição tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa.
SERVIÇO
Exposição O Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore
Artista: Mauro Fuke
Curadoria: Neiva Bohns
Abertura: 5 de outubro, às 19h. Na ocasião, o artista e a curadora farão uma conversa sobre a exposição, aberta ao público, que poderá ser acompanhada presencialmente ou online, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br
Período de visitação: de 5 de outubro a 30 de dezembro de 2021
Visitas sem mediação: livres, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Horários com mediação: sextas e sábados, às 16h e 18h, mediante agendamento prévio no site do centro cultural
Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Agendamento para grupos e escolas: solicitações pelo e-mail educativo@institutoling.org.br ou pelo telefone (51) 3533-5700
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: O Instituto Ling possui estacionamento pago, com 40 vagas, e bicicletário gratuito em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Transporte coletivo: O transporte coletivo de Porto Alegre conecta o centro cultural a diversas regiões da cidade de Porto Alegre. As linhas de ônibus mais próximas são: T2, T2A, T11, T11A, T12, T12A, T13, 344.2, 432, 671 e a lotação João Abbot.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 05 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.
Ação educativa: o Instituto Ling conta com uma equipe de monitoria dedicada a realizar Ações Educativas para escolas ou grupos. As ações acontecem através de visitas guiadas e oficinas especialmente desenvolvidas a partir dos temas relacionados ao acervo e à exposição em cartaz. Também é possível realizar visitas técnicas, com foco no projeto arquitetônico e paisagístico do centro cultural. Para agendar uma visita, escreva para o e-mail educativo@institutoling.org.br ou ligue para (51) 3533-5700. Às instituições públicas ou filantrópicas, o centro cultural também oferece transporte gratuito, de acordo com a disponibilidade de agenda.
Assessoria de imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação