Classe Cordial, espetáculo de vídeo-teatro criado em parceria por dois grandes grupos do RS, estreia dia 23 de agosto, às 19h

O Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica e a Companhia de Solos & Bem Acompanhados estão à frente deste projeto que trata de um assunto pertinente e atual na sociedade brasileira

Entre o dito e o interdito, nossa sociedade estruturou-se sob o pretenso manto da cordialidade. Hospitalidade, generosidade e o bom convívio seriam características dos brasileiros, povo ordeiro e pacífico que não liga para a marca das diferenças no seio social. Afinal, somos um país que se constituiu da mistura, do encontro e do entrecruzamento entre diferentes grupos e sujeitos. Ao longo de nossa história, entretanto, muitas foram as instituições – entre elas as manicomiais – que fomentaram o enclausuramento, o silenciamento e a exclusão daqueles que eram vistos como “anormais” perante a norma social instituída. Assim, cabe-nos questionar: seríamos mesmo esse povo hospitaleiro e cordial uns com os outros, quando nossas instituições sempre estiveram cheias de violência física e simbólica historicamente naturalizada?

Refletindo acerca dessas questões, o espetáculo virtual “Classe Cordial”, concebido e gravado durante a pandemia, almeja discutir lugares que tensionam o sujeito e o coletivo, a liberdade e a prisão, o falar e o calar, a “normalidade” e o “desvio”. Focando nos processos de institucionalização da violência contra mulheres em espaços manicomiais, a concepção dramatúrgica da montagem reflete e discute a pseudo cordialidade da sociedade brasileira que, muitas vezes, mesmo sendo a produtora da matéria-prima diária de uma violência histórica, estrutural e contínua, diz-se tolerante e cordial. Assim, por meio da personagem interpretada por Deborah Finocchiaro, o espectador é convidado a olhar para as diversas estruturas sociais que compõem e permeiam a dramaturgia. “Classe Cordial” é um projeto cênico que investiga histórias, escombros e silêncios. Que se organiza através de vozes ocultas, de arestas e de invisibilidades. Que desvela uma estrutura social irregular e autoritária que esconde-se sob uma face altiva e benevolente.

Utilizando material documental sobre o tema, relatos sobre casos reais presentes em espaços manicomiais e uma pesquisa ampla sobre a temática – que vem sendo desenvolvida pela equipe do projeto desde 2020 – o espetáculo virtual propõe um debate que envolve o público e o privado. Nesse sentido, ao levar para a cena uma personagem que insere-se em ambas as esferas, o espetáculo aborda a história de muitas mulheres nesse trânsito criativo entre o real e o documental, estampando na tela uma classe cordial que se materializa no paradoxo de pessoas que discursam sobre uma forma de convívio social pacífica e agregadora, mas que, na prática, excluem, silenciam e segregam. Uma classe cordial que, muitas vezes, é constituída por todos e todas nós. Todos os dias.

PUBLICIDADE

Este projeto está sendo executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc n° 14.017/20.

Sobre o grupo

Jardel Rocha é ator, diretor e professor de teatro. Integra o Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica, onde recebeu cinco indicações e dois prêmios de Melhor Ator pelo espetáculo “Junho: Uma Aventura Imaginária”, incluindo a Indicação de Melhor Ator no Prêmio Olhares da Cena. É professor e diretor de Teatro na ACEFH no município de Harmonia, dirigindo grupos de crianças, adolescentes e adultos. É diretor do premiado espetáculo ‘’Filhas do Sal”  e dirige a Cia de Solos & Bem Acompanhados, uma das mais atuante do estado, desde o ano de 2019.

PUBLICIDADE

Deborah Finocchiaro tem um vasto currículo e inúmeros prêmios em sua carreira A atriz estreou no teatro em 1985 e esteve presente em centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Recebeu mais de 30 premiações, entre eles nove de Melhor Espetáculo, dezoito de Melhor Atriz, e ainda prêmios de Melhor Direção, Melhor Texto Adaptado e  Melhor Roteiro.

Thiago Silva é dramaturgo, diretor e pesquisador em Artes Cênicas com formação em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS, onde atuou como bolsista de pesquisa em Escrita Dramatúrgica. Escreveu mais de quinze textos teatrais encenados e publicados, entre eles os textos infanto-juvenis “Junho: Uma Aventura Imaginária”, que possui dois prêmios e seis indicações de Melhor Dramaturgia Original e “Alice: Além da Toca do Coelho”, vencedor do Prêmio Tibicuera de Melhor Dramaturgia.

Angelo Primon, responsável pela criação da trilha sonora, tema mais de 30 anos de brilhante carreira. Compositor, multi-instrumentista e produtor Angelo Primon é Bacaharel em Música Popular pela UFRGS e já atuou com artistas de várias tendências: Nei Lisboa, Gilberto Gil, Richard Serraria, Adriana Deffenti, Daniel Drexler, Orquestra de Câmara da ULBRA e Grupo Cuidado que Mancha, Grupo Música Mundana e Violas ao sul. Foi vencedor do Troféu Açorianos como Melhor Instrumentista categoria MPB nos anos de 2006, 2008 e 2016/17. Desenvolve pesquisas sobre as sonoridades da viola de dez cordas, viola de cocho, rabeca, oud árabe, surtarang, surbahar e sitar indiano.

PUBLICIDADE

O iluminador Everton Wilbert Vieira é formado em eletrotécnica pela Escola Técnica Prudente de Moraes. Entre suas formações detacam-se os cursos ‘Dramaturgia da luz’ e ‘Projeto caixa cênica’. Recebeu oprêmios como iluminador nos espetáculos “Filhas do sal”,  e “O sonho de trás das nuvens”.

Sobre os grupos

O Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica nasceu em 2016 e mantém um caráter transversal, investigativo e de pesquisa em suas montagens, desenvolvendo trabalhos que versam sobre assuntos e perspectivas diversas, tais como o diálogo entre História e Dramaturgia, a pesquisa estética e de linguagem no Teatro Infantil e os processos de criação estética e dramatúrgica. Entre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, estão o documentário cênico “DESTERRO: sobre restos que não importam mais”, apresentado entre os anos de 2017 e 2018, e o espetáculo infantil “Junho: Uma Aventura Imaginária”, que já contemplou mais de cinco mil crianças em sua plateia e soma trinta prêmios. Atualmente, o grupo segue com o processo de pesquisa e criação de trabalhos adultos e infantis, entre eles “SIM ONE NINA”, espetáculo baseado na vida e obra da cantora Nina Simone, “As Viagens de Tio Cosme”, “Piquenique: Uma História de Fantasmas” e “Classe Cordial”.

PUBLICIDADE

A Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, caracteriza-se pela versatilidade, escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico e mescla de diferentes linguagens. Entre algumas das suas realizações estão os espetáculos “Pois é, Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro (1993); “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006 – além do espetáculo contém CD, lançado em 2015 e DVD, lançado em 2017); “O Macaco & A Velha”, de Ivo Bender (2011); “Um Certo Capitão Verissimo”, direção Paulo Mauro (2012); “GPS GAZA”, direção Camila Bauer (2014); “Caio do Céu”, direção Luís Artur Nunes (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilingue”, direção de Vinícius Piedade e Deborah Finocchiaro (2019). Os projetos “Histórias de Um Canto do Mundo – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (que consiste em um espetáculo solo, um recital, um show musical e um registro da obra em livro/CD – 2008); “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2015), “Mais que Nunca a Poesia” (2006) e “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados” (2018). As peças curtas “Crack – Queimando a Vida” (2009), “O Exame” (sobre prevenção do HIV -1998) e “Erico de Bolso” (2013). E as obras literomusicais “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018), “Palavra Balada” (2018) e “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Moraes (2018).

SERVIÇO:

Classe Cordial

PUBLICIDADE

Estreia dia 23 de agosto, às 19h
Temporada de 23 de agosto a 14 de setembro
Disponível gratuitamente no YouTube do Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica

Redes do projeto / Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica:

YouTubehttps://www.youtube.com/channel/UCuAt0RC6b9FqV9oaikOQbNg
Instagram: https://www.instagram.com/classecordial
Facebookhttps://www.facebook.com/projetoclassecordial

PUBLICIDADE

* Este projeto está sendo executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc n° 14.017/20.

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE