Projeto Sambaobá apresenta no dia 28 de julho os primeiros resultados da pesquisa que busca identificar compositoras de samba no RS

As cantoras e compositoras, Daniela Brizolara e Dena Vargas, conhecidas como Dani & Dena, residentes em Pelotas, são as primeiras artistas identificadas pela pesquisa que a atriz e cantora Glau Barros vem empreendendo, Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba, e que serão conhecidas na live que apresenta na próxima quarta-feira, dia 28 de julho, às 20h

Daniela Brizolara e Dena Vargas compartilham, há 13 anos, os palcos de Pelotas e região cantando samba, MPB e também participando como intérpretes de festivais renomados, como Reponte e Tafona. Elas se conheceram no Coral da Universidade Federal de Pelotas e esta aproximação possibilitou descobrirem suas afinidades musicais além do canto coral. Daniela Brizolara é professora de Artes com Habilitação em Música e Dena Vargas é pedagoga. Em Pelotas, seus shows em feiras, bares e eventos reúnem um público que participa ativamente, cantando e dançando, ao som de Daniela Brizolara & Dena Vargas.

O projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba” tem como propósito mapear e publicizar a presença de mulheres compositoras; artistas mulheres que têm no gênero samba seu fazer artístico, contribuindo de forma efetiva com o legado cultural das diferentes regiões do Rio Grande do Sul a que pertencem. Sua investigação está centrada em cinco cidades gaúchas: Gravataí, Pelotas, Uruguaiana, São Borja e Rio Grande. O projeto é viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

Ao longo de cinco lives, Glau Barros irá apresentar as cantoras, intérpretes e instrumentistas que identificou em seu estudo, oriundas das cinco cidades pesquisadas. Completa a iniciativa, a produção de podcasts contendo as entrevistas realizadas por Glau Barros, tendo como entrevistadas as compositoras pesquisadas, privilegiando o seu processo criativo e encerrando com a execução de um samba autoral. Este material ficará disponível no canal Glau Barros do YouTube. É importante ressaltar que o projeto prevê acessibilidade. As próximas lives se realizam nos dias 04/08, 11/08, 18/08 e 25/08, sempre às quartas-feiras, às 20h.

Glau Barros afirma que o samba, gênero genuinamente brasileiro, é símbolo de luta e resistência da cultura diaspórica negra, mas admite que, “infelizmente, sua voz, através da História, é quase que predominantemente masculina”. Com esse projeto, a artista pretende direcionar o foco para estas sambistas, encontrando e revelando autoras, cantoras e instrumentistas.

Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/glaubarrosoficial
Instagran: https://www.instagram.com/glau.barros
YouTube: https://www.youtube.com/c/GlauBarros

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

Fotos:
Luis Ferreirah

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Glau Barros, Música, Silvia Abreu e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.