Projeto Sambaobá apresenta no dia 28 de julho os primeiros resultados da pesquisa que busca identificar compositoras de samba no RS

As cantoras e compositoras, Daniela Brizolara e Dena Vargas, conhecidas como Dani & Dena, residentes em Pelotas, são as primeiras artistas identificadas pela pesquisa que a atriz e cantora Glau Barros vem empreendendo, Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba, e que serão conhecidas na live que apresenta na próxima quarta-feira, dia 28 de julho, às 20h

Daniela Brizolara e Dena Vargas compartilham, há 13 anos, os palcos de Pelotas e região cantando samba, MPB e também participando como intérpretes de festivais renomados, como Reponte e Tafona. Elas se conheceram no Coral da Universidade Federal de Pelotas e esta aproximação possibilitou descobrirem suas afinidades musicais além do canto coral. Daniela Brizolara é professora de Artes com Habilitação em Música e Dena Vargas é pedagoga. Em Pelotas, seus shows em feiras, bares e eventos reúnem um público que participa ativamente, cantando e dançando, ao som de Daniela Brizolara & Dena Vargas.

O projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba” tem como propósito mapear e publicizar a presença de mulheres compositoras; artistas mulheres que têm no gênero samba seu fazer artístico, contribuindo de forma efetiva com o legado cultural das diferentes regiões do Rio Grande do Sul a que pertencem. Sua investigação está centrada em cinco cidades gaúchas: Gravataí, Pelotas, Uruguaiana, São Borja e Rio Grande. O projeto é viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.

Ao longo de cinco lives, Glau Barros irá apresentar as cantoras, intérpretes e instrumentistas que identificou em seu estudo, oriundas das cinco cidades pesquisadas. Completa a iniciativa, a produção de podcasts contendo as entrevistas realizadas por Glau Barros, tendo como entrevistadas as compositoras pesquisadas, privilegiando o seu processo criativo e encerrando com a execução de um samba autoral. Este material ficará disponível no canal Glau Barros do YouTube. É importante ressaltar que o projeto prevê acessibilidade. As próximas lives se realizam nos dias 04/08, 11/08, 18/08 e 25/08, sempre às quartas-feiras, às 20h.

PUBLICIDADE

Glau Barros afirma que o samba, gênero genuinamente brasileiro, é símbolo de luta e resistência da cultura diaspórica negra, mas admite que, “infelizmente, sua voz, através da História, é quase que predominantemente masculina”. Com esse projeto, a artista pretende direcionar o foco para estas sambistas, encontrando e revelando autoras, cantoras e instrumentistas.

Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/glaubarrosoficial
Instagran: https://www.instagram.com/glau.barros
YouTube: https://www.youtube.com/c/GlauBarros

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

PUBLICIDADE

Fotos:
Luis Ferreirah

PUBLICIDADE