Sarau em homenagem a Dante Alighieri reúne especialistas para discutir a obra do autor e apresenta prévia de obra musical inédita de Vagner Cunha

20210529844446
Sarau de música e poesia reúne gigantes: compositor Vagner Cunha e o romancista Marco Lucchesi

O evento, transmitido no dia 5 de junho, às 19h, no canal da Bell’Anima Produções no YouTube, terá participação de três personalidades da literatura brasileira e uma internacional, além de uma apresentação com a soprano Paola Bess, o tenor Flávio Leite e o pianista André Carrara interpretando um trecho da peça criada por Cunha para celebrar o poeta italiano

Em homenagem ao sétimo centenário da morte de Dante Alighieri, autor do clássico da A Divina Comédia, a Bell’Anima Produções reúne quatro especialistas na obra do poeta florentino e quatro grandes músicos gaúchos no Sarau Dante 700. O evento virtual poderá ser acompanhado gratuitamente no dia 5 de junhosábado, às 19h, em transmissão no canal da produtora no YouTube (www.youtube.com/c/BellAnimaProduções).
 
O encontro inicia com o painel A Divina Comédia: antídoto humanista em tempos de tragédia, com participação do escritor e tradutor José Clemente Pozenato, do romancista, tradutor e atual presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, do poeta e ensaísta Armindo Trevisan, e ainda conta com a presença internacional de Elisabetta Tonello, doutora em literatura italiana e especialista na obra do sumo poeta. O bate-papo, que tem a intenção de pensar a jornada do ser humano, do inferno ao paraíso, será introduzido pelo empresário e diretor da Bell’Anima Claudio Carrara e terá mediação do professor e humanista Dr. Rafael Padilha.
 
Durante o sarau, o público também poderá conhecer trechos da obra musical inédita A Paixão de Dante segundo Vagner Cunha, Livro I: Inferno, que serão interpretados pela soprano Paola Bess, o tenor Flávio Leite e o pianista André Carrara. A peça composta para coro e orquestra terá sua estreia mundial em 14 de setembro deste ano, data oficial que marca o dia do sétimo centenário de morte do poeta e filósofo italiano. O trabalho é resultado da segunda parceria de Cunha com José Clemente Pozenato que, após ter passado pela experiência de transformar o próprio livro em libreto de ópera, em 2018, agora trabalha no libreto de A Paixão de Dante segundo Vagner Cunha, feito a partir da tradução de Pozenato sobre texto original de Inferno, primeiro livro que constitui a obra-prima de Dante: A Divina Comédia.
 
A parceria entre o escritor e o compositor gaúcho ainda renderá, nos próximos anos, a continuação do projeto, divido em InfernoPurgatório Paraíso. Cada um dos três fragmentos do poema épico de Dante Alighieri ganhará a publicação de um livro com a tradução de Pozenato, lançados todos em paralelo às obras musicais compostas por Cunha.
 
O Sarau Dante 700 anos está sendo realizado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, com recursos da Lei no 14.017/20, e possui apoio do Consulado Geral da Italia em Porto Alegre, do Istituto Italiano di Cultura – San Paolo, da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul, da Fundação Antonio Meneghetti, da Antonio Meneghetti Faculdade e da Associação Ontoarte.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ON-LINE – MÚSICA E LITERATURA
Sarau Dante 700 Anos
Dia 5 de junho, sábado, às 19h
Gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Bell’Anima Produções (www.youtube.com/c/BellAnimaProduções)

Painel com José Clemente Pozenato, Marco Lucchesi, Armindo Trevisan e Dra. Elisabeta Tonello, introduzido pelo empresário Claudio Carrara e mediado pelo Dr. Rafael Padilha, para pensar na jornada do ser humano, do inferno ao paraíso; seguido pela apresentação de trechos da obra inédita A Paixão de Dante segundo Vagner Cunha, interpretada ao vivo pela soprano Paola Bess, o tenor Flávio Leite e o pianista André Carrara

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Instituto Ling, Jéssica Barcellos Comunicação, Música e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.