Um dos espetáculos mais tradicionais no Rio Grande do Sul, realizado há mais de 30 anos no estado, o Concertos Comunitários de Natal Zaffari está confirmado para mais uma edição. Em tempos de distanciamento social, o espetáculo continuará se transformando para seguir levando mensagens de esperança a todos os gaúchos.

Este ano, será possível acompanhar, de casa, toda a emoção que este espetáculo proporciona. A transmissão da apresentação acontecerá dia 17 de dezembro, às 20h, nos canais do YouTube e Facebook do Grupo Zaffari, de forma gratuita e livre acesso. Para garantir a maior segurança de todos, o espetáculo será gravado no Teatro do Bourbon Country, seguindo todos os protocolos necessários.

Os telespectadores poderão acompanhar a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, com regência do Maestro Evandro Matté, a soprano Helena Losada e os bailarinos Giovana Ryff Moreira e Patrick Bublitz. O programa do concerto contará com obras de Guerra-PeixeGounodMascagniPuccini e obras natalinas. 

O evento, também, contará com a presença do cantor Maurício Manieri que trará, no seu repertório, músicas amadas pelo público e sucessos do universo romântico nacional e internacional.  “Será um prazer enorme participar desse evento que é super tradicional. Fiquei muito honrado e muito feliz pelo convite. Vai ser lindo, estou muito contente. Eu amo o natal, então é maravilhoso poder participar dos concertos este ano”.

Patrocinado pelo Grupo Zaffari desde 1987, os Concertos Comunitários levam música de concerto de forma gratuita às comunidades gaúchas. A iniciativa está focada na visão de que a arte dos grandes mestres da música de concerto e popular têm um grande apelo sobre as pessoas. O maestro Frederico Gerling Jr. imprimiu entusiasmo, amor e alegria aos espetáculos; aspectos que até hoje norteiam as apresentações. Desde 2014, a regência e a direção artística dos concertos são conduzidas pelo maestro Evandro Matté. A série apresenta espetáculos aos mais diferenciados públicos. Alguns deles são temáticos e contam também com solistas nacionais e internacionais.

Patrocínio: Grupo Zaffari
Planejamento Cultural: OPUS PROMOÇÕES

Realização: MULTIARTE, SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO, GOVERNO FEDERAL.

Orquestra de Câmara Theatro São Pedro

A OCTSP foi criada em 1985 e, desde então, tem sido mantida com apoio da iniciativa privada e por um conjunto de associados. Ousadia e busca da excelência são atributos da orquestra, sempre com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, a OCTSP apresenta os Concertos Banrisul para Juventude, levando a música de forma lúdica para mais de 8.000 crianças por temporada e a série Concertos Comunitários Zaffari. A criatividade e a originalidade estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

Evandro Matté | Regente

É Diretor Artístico e Maestro da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música – Pelotas.  Depois de graduar-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Atua como Maestro e Diretor Artístico dos Concertos Comunitários ZAFFARI desde 2014. Tem regido óperas e concertos em diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Croácia, Itália, China, Alemanha e EUA. Foi o fundador e coordenador do projeto social VIDA COM ARTE, que realiza inclusão através da música para crianças da rede pública de ensino. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Helena Losada | Solista

Helena Losada, 20 anos, é soprano bacharelanda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Começou a estudar canto em 2012. Em 2016, foi selecionada para o Coro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, com o qual se apresentou como corista e solista por dois anos. Em 2017, entrou para o curso de música da UFRGS; participou de diversos Saraus no Instituto de Artes; cantou no coro da ópera Don Giovanni, de Mozart; e interpretou a personagem Lauretta na ópera Il maestro di musica, de Pergolesi. Em 2019, venceu o segundo lugar no Concurso Internacional de Canto Maria Callas. Desde 2017, integra a classe de alunos do barítono Carlos Rodriguez.

Maurício Manieri

Maurício Manieri é um dos maiores e mais respeitados artistas brasileiros. Em turnê com o show do DVD Classics, o projeto foi gravado em novembro de 2019, no Teatro Bradesco, em São Paulo, em noite com ingressos esgotados e convidados especialíssimos como Chitãozinho & Xororó, Daniel, Alexandre Pires, Jon Secada, Gilbert e Ivete Sangalo. Por meio do canal oficial de Manieri no YouTube, o público confere novidades musicais, lançamentos e transmissões ao vivo.  Ao longo do período de afastamento social, o músico faz questão de manter contato com seu público e entregar conteúdos inéditos e de grande qualidade. Já estão disponíveis as músicas Home, Mandy, É Tarde DemaisAll Out Of LoveAdoro Amar Você (com a participação do cantor Daniel), Me Devendo Um Beijo (com a participação da cantora Ivete Sangalo), Just Another Day e Angel (com a participação do cantor Jon Secada), AngelsCaça e CaçadorTake A Look At Me Now, Against All Odds, Depois do Prazer (com a participação de Alexandre Pires), She (com a participação de Gilbert) e Classics. Canais oficiais: INSTAGRAMFACEBOOK e YOUTUBE.

Assessoria de Imprensa:
Agência Cigana

0