Valéria Barcellos
Valéria é cantora, atriz, DJ, performer, escritora e artista plástica, detentora da maior honraria dada a mulheres no estado do Rio Grande do Sul, o troféu “Mulher Cidadã“. Antes de tudo isso, Valéria é mulher negra. É mulher trans. É a representação da transnegritude e do transfeminismo.
É conhecida do público carioca por se apresentar desde 2016 no Galeria Café, em Ipanema, e teve parcerias importantes em seus shows como Simone Mazzer, Filipe Catto, Maria Gadú, Lan Lahn, Nanda Costa, Não Recomendados, Patrica Mellodi, Zéu Britto, Cláudio Lins, Lucio Mauro Filho, Silvero Pereira, entre outros.
Seus shows mesclam irreverência e bom humor, marcas registradas da cantora, com pitadas de militância e ativismo contra a perseguição de gênero. Esteve se apresentando em São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Brasília, Recife, Fortaleza e, internacionalmente, representou o Brasil na Semana de Arte Trans, evento que acontece anualmente em Montevidéu, no Uruguai. Esteve também em shows na Europa. É considerada uma das precursoras do “MPBTRANS”, movimento musical que mescla questões de respeito ao gênero, sexualidade e musica popular brasileira, abriu o show de Katy Perry, em março de 2018.
Motivo de orgulho e comoção, Valéria emociona-se ao falar do respeito e admiração que conquistou ao longo dos anos entre a classe artística. Além do canto, trabalha com fotografia, vídeo e performance. Como escritora, lançou recentemente o livro Transradioativa.
É integrante do Conselho Curador do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC/RS). Em Janeiro de 2020 foi convidada para curadoria da intervenção cultural Entre sem (nos) Bater! – visibilidade TRANS no MACRS evento que também contou com sua exposição fotográfica intitulada Com que roupa eu NÃO devo ir?.
YouTube: https://www.youtube.com/valeriabarcellos
Instagram: https://www.instagram.com/valeriabarcellosoficial
Facebook: https://www.facebook.com/valeriabarcellosoficial
Spotify: https://spoti.fi/3tgmyjI
Fotos:
Heloisa da Costa Medeiros
Alex Vitola