Pretana

Home / Perfil / Pretana

Pretana

Pretana é uma multi artista talentosa de Belo Horizonte, tem 24 anos, veio para Porto Alegre com 16 anos de idade, nesta vinda iniciou-se a sua trajetória artística, que vieram a abrir portas para o empreendedorismo, poetismo, música e discotecagem

Pretana descobriu desde cedo sua paixão pelas artes. Sua conexão com a música começou na infância, quando ela participava de corais escolares e se encantava com o poder das melodias. Ao crescer, sua voz se tornou uma força única, capaz de cativar o público e transmitir uma gama de emoções.

POESIA

Pretana se aprofundou na arte da poesia alguns anos depois de se mudar para Porto Alegre. No ano de 2017, a artista começou a frequentar o slam das Minas, que na época acontecia na Casa Frasca. Na mesma época começou a recitar nos slams, mas por hora no verso livre. Ainda no ano de 2017, Pretana se iniciou como slammer oficial, se aventurando na competição, iniciando assim sua trajetória que durou 4 anos. 

Ao longo dos anos participou de coletivos como Poetas Vivos(iniciativa poética que visa a potencialização da arte preta). Entrou para o coletivo no ano de 2019 onde permaneceu até o final do ano de 2020 e junto com outras mulheres artistas criou a Collab Bucepretas, hoje intitulada de Aquilombaí. 

Pretana ainda continua frequentando as rodas de poesia, porém, no papel de ouvinte. A artista também frequenta o espaço com o objetivo de vender seus brincos. 

MÚSICA

No final do ano de 2019, Pretana foi apresentada ao produtor José Castelan. Juntos começaram as séries de produções musicais, resultando em lançamentos como: “Matripotência” (som que fala sobre como a mulher preta é vista pela sociedade, e como podemos aos poucos mudar isso) e “VEM CÁ”, em parceria com o produtor Jay Gueto(som que exalta a sexualidade feminina, conteudo desde sempre presente na arte de Pretana). 

Ainda em parceria com o produtor Jay Gueto, Pretana lançará nos próximos meses a faixa “KKK” feat com a Siganus (Esse som fala sobre como estamos cansados de ser tratados como população preta e nossas formas de defesa contra o sistema racista e opressor.) Juntos Pretana e Castelan estão produzindo mais sons, como Desejo Proibido, em parceria com o artista e produtor Mineiro Myro Rizoma e Sarah Ribeiro. 

DISCOTECAGEM 

Aos 18 anos conheceu a Dj Paulista Th4ys, na época, fazia muitas lives tocando Dancehall, Reggae e Afrobeats. A artista ficava horas se pudesse assistindo as lives da Dj, e se impressionava cada vez mais com as suas habilidades de mixagens. Ao longo do tempo, ela também se apaixonou por Djs como Apropriadamente, Dj Sophia, Afrolai, Dj Dia entre outras artistas. Essas mulheres, alimentaram inconscientemente a vontade de Pretana pela arte da discotecagem. 

Já em contato com djs locais de Porto Alegre, como Castelan, Cremosa, Tom Nunes, pôde conhecer de perto como era a discotecagem na vida real. Mas foi apenas em 2020 quando conheceu o Dj Nego Minas, que a artista aos poucos iniciou seus estudos de discotecagem. Pretana o acompanhava em alguns eventos, e no ano de 2023 oficializou seus estudos quando participou da aula de discotecagem da produtora Arruda, onde conheceu Djs renomados de Porto Alegre como Dj Nezzo, Dj Piá, Dj Edinho e Dj Michel. Juntou sua vontade de discotecar + seu aprendizado nas aulas e hoje a artista também é Dj. Seus sets são compostos de músicas características pretas como Azonto, Amapiano, Kuduro, Regggae, Dancehall e House.

EMPREENDEDORISMO 

Empreender na vida de Pretana veio em 2022, quando a artista se viu sem condição financeira o suficiente para fazer suas músicas e com a habilidade de fazer brincos de pompom adquirida antes, ela começou a produzir seus próprios brincos. Assim nasceu a loja Pretana Acessórios (@pretanaacessorios), com o objetivo de fazer a arte acontecer. Hoje a loja é algo além disso, a produção dos seus brincos também virou fonte de renda extra para conseguir se manter financeiramente. A artista expõe seus brincos nas ruas de Porto Alegre, especificamente na cidade baixa e arredores. Pretana também participa de feiras e vai a movimentos artísticos como o slam com o intuito da venda dos brincos e propagação das suas outras funções artísticas.

Redes Sociais:
@pretanaoficial
@pretanaacessorios
@somosarruda (produtora)