Inserido em outro grande evento que estará na cidade, o Teia de Matriz Africana, realizado de 19 a 22, o Festival de Artes Integradas Ngoma é uma grande mostra com shows, oficinas, palestras, artesanato, será realizada no Sindicato dos Bancários, no centro da cidade
Multifacetado, o evento visa celebrar a diversidade e a riqueza das artes reunindo diversas formas de expressões artísticas, principalmente música, grafite, dança, literatura e circo, promovendo a inclusão, a criatividade e a interação cultural entre diversos públicos.
Realizado pela AFASO (Associação Famílias em Solidariedade), o Projeto Ngoma tem a curadoria de Dessa Ferreira e Gutcha Ramil, que são as criadoras do grupo Ngoma, núcleo de vivências em cultura Afro Brasileira. O núcleo nasce a partir da necessidade de multiplicar saberes, vivências e criar suas próprias narrativas, sendo mais um espaço de combate ao racismo através da música, arte, cultura e educação, entendendo o tambor (ngoma em Bantu) como um símbolo de resistência e ferramenta de sensibilização, fortalecimento e autoconhecimento.
Um ponto relevante da realização do Festival, são seus convidados, oportunizando às crianças e adolescentes que participam dos projetos sociais de estarem ao lado destes artistas e a experiência de se apresentarem em um palco estruturado e com condições profissionais para a execução de um espetáculo. “Queremos dar esse estímulo, oportunizar o fazer artístico enquanto uma possibilidade de atuação profissional dentro do mercado criativo”, afirmam as curadoras.
Além dos artistas convidados – Maracatu Truvão, Mika e Arte Rima e Samba do Arvoredo, artistas e mestres como Beth de Oxum e mestres da cultura popular que estarão em peso na cidade participando do Teia de Matriz Africana, farão suas apresentações musicais. E mais: o Festival Ngoma programou oficinas de música, de construção de tambores, de grafite, exposição de fotos, entre outras atrações e atividades formativas Um dos destaques da programação inclusive é a exposição fotográfica Olhares da Bonja, que traz imagens produzidas pelos educandos e que apresentam a perspectiva dos adolescentes sobre a comunidade em que vivem. A exposição será organizada pelo fotógrafo e oficineiro Josemar Afro vulto, profissional do setor audiovisual de ampla trajetória e reconhecimento na cena da cidade, participando de importantes exposições de artes visuais.
O festival terá reflexão com o grupo ECOA, de Educação Ambiental, feira de produtores locais e espaço estruturado para os comerciantes realizarem a venda de produtos. O Festival de Artes Integradas Ngoma conta com o apoio de diversas instituições como a ONG Do Povo de Alvorada, O SindiBancários e o I TEIA de matriz africana. O evento é aberto a todos e se inicia às 9h da manhã, seguindo até às 20h. Confira a programação completa.
Dia 22 de dezembro, das 9h às 20h
09h – Roda de conversa TEIA
10h – Feira diversidade
10h – Oficina de Confecção de mini tambores – Mauricio Alves
11h – Oficina de percussão – Ngoma
14h – Grupo Ngoma, abrindo o festival com energia contagiante
14h45 – Intervalo com apresentação de Teatro – Vó Mocinha
15h05 – Maracatu Truvão apresentação de maracatu do grupo gaúcho que completou 20 anos
15h50 – Intervalo com apresentação de Teatro – Bate Asas Bate
16h10 – Arte e Rima e Mika com uma mistura potente de música, poesia e criatividade
17h15 – Samba do Arvoredo com roda de samba cheia de alegria e ancestralidade
18h20 – Mestres do Cultura Viva em apresentação celebrando os mestres da cultura tradicional
FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS NGOMA
Dia 22 no SindiBancários – Riachuelo 661 / Centro histórico
Das 9h às 20h
Entrada franca
Classificação livre
Siga as redes:
@afasoportoalegre
@ngoma.tambor
Fonte: Redação