O festival multicultural, que acontece entre os dias 9 de janeiro e 16 de fevereiro em 19 palcos gaúchos, receberá as estreias absolutas de peças de diferentes gêneros, como drama, comédia, musical e infantil, além de duas montagens de dança que têm como tema a enchente de 2024
Confirmada para acontecer entre os dias 9 de janeiro e 16 de fevereiro de 2025, a 26ª edição do Porto Verão Alegre receberá 17 espetáculos inéditos, que escolheram o festival para realizarem suas estreias absolutas. Um dos primeiros a ser conhecido pelo público será 1993 Grand Guignol, da Cia Teatrofidico, que terá apresentações nos dias 16 e 17 de janeiro, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel. Com elenco formado por Dani Rodrigues Blue, Giovana de Figueiredo, Margarida Peixoto, Regis Kovalski e Renato Del Campão, a montagem é um melodrama sangrento que retrata um dia ordinário numa clínica clandestina de transplante de órgãos.
Também no dia 16 de janeiro, haverá a estreia de Enquanto Esperamos, da Cia H de Dança, em única sessão às 20h, no Teatro Bruno Kiefer. Inspirada no desastre ambiental que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024 e com direção de Luka Ibarra, a montagem apresenta personagens referenciados pela obra Esperando Godot, de Samuel Beckett, como flagelados em uma enchente, enquanto esperam por socorro, perspectiva e solução. A catástrofe climática também será tema do espetáculo Muita Água, idealizado, dirigido e interpretado pelos artistas Cibele Sastre, Fabiano Nunes e Juliana Vicari. Com apresentações nos dias 21 e 22 de janeiro, às 19h30, no Goethe-Institut, é uma dança-denúncia de um sistema colapsado pelas águas de uma sociedade triste, afogada e multifocada que amontoa os restos de suas vidas em frente à sua casa, no caso de ainda haver casa.
Para quem gosta de comédia, haverá no dia 19 de janeiro, às 20h, no Teatro CIEE-RS Banrisul, a estreia de O Boleiro apresenta: Jogou Aonde?, novo stand up de Fagner Lima da Silva e Matheus Breyer. O show traz o famoso personagem de Fagner na internet, o Boleiro, contando diferentes histórias, com a irreverência do jogador caro e a resenha característica do mundo do migué futebolístico.
Para as crianças, uma das novidades é Laboratório Aloprado – Tudo se Transforma, que traz, direto da TVE para o palco, Biruto Galilei, um cientista que adora desafiar as leis da natureza, e seus colegas, Lelé di Pasteur e Seu Nôra, guiando a plateia em diferentes descobertas nos dias 21 e 22 de janeiro, às 17h, no Teatro Carlos Carvalho. Outra infantil inédita é Cantigas de Roda, um musical com Henri Iunes e Sandra Loureiro, que apresenta os irmãos contadores de histórias Cravo e Rosa, com apresentações nos dias 23 e 24 de janeiro, às 17h, no Teatro Carlos Carvalho.
Também nos dias 23 e 24 de janeiro, às 19h30, no Goethe-Institut, será possível conferir Ato-Cena, novo projeto experimental-cênico da NÓS Cia de Teatro. A peça, segmentada por sequências de monólogos, traz personagens épicos e obras literárias com adaptações de textos de autores como Fernando Pessoa, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst.
Também é novidade O Legado da Alma, de Pedro Delgado, que terá sessões nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra. Inspirada na novela A Pomba, do francês Patrick Süskind, e no conceito de “Flâneur” em Walter Benjamin, a peça desenvolve uma abordagem poética espiritualista através da qual narra os conflitos do espírito de um homem que deseja flanar pela Rua da Praia assim que as águas que cobrem o Centro Histórico baixarem.
Depois, nos dias 26, 28 e 29 de janeiro e 2 de fevereiro, sempre às 20h, o Bar do Nito receberá Los Quatro por Quatro, com Heloisa Palaoro, Yve Machado, Fernando Waschburger e Néstor Monasterio aproveitando o clima de boteco com música ao vivo para derrubar o mito de que religião, política e sexo não se discutem, com uma banda de samba completa, promovendo uma experiência inusitada que remete aos antigos cabarés.
No Teatro CHC Santa Casa, dias 28, 29 e 30 de janeiro, às 20h, será a vez de acompanhar O Profeta Louco, com texto contemporâneo de Paco Bernal, traduzido e adaptado pela diretora Susi Martinez. A comédia dramática estrelada por Juliano Passini, com preparação corporal de Carlota Albuquerque e cena sonora de Álvaro Rosacosta, fala sobre o homem chamado Jesus e o que a história fez com ele, discutindo saúde mental através da hipótese do que aconteceria se alguém, nos dias de hoje, nos dissesse que é Deus.
Musical infantil que também fará sua estreia absoluta no Porto Verão Alegre, A Canção de Assis, da Cia de Teatro Menino Tambor, será estrelada por Daiane Oliveira, Kiti Santos, Lucas Krug e Tom Peres. O espetáculo, que terá apresentações nos dias 30 e 31 de janeiro, às 17h, no Teatro Carlos Carvalho, é um canto de celebração à amizade, com músicas interpretadas ao vivo para mostrar a trajetória de um menino e um burrinho na Itália do século XVIII.
Em fevereiro, uma das primeiras estreias acontecerá nos dias 04 e 05, às 20h, na Sala Álvaro Moreira, com Faces de Eva, uma instalação de teatro musical assinada pelo coletivo TMA, livremente inspirada no musical Evita, que explora os caminhos por onde mulheres exerceram o poder, em suas épocas e com seus talentos e convicções. Já nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, às 20h, no Teatro CHC Santa Casa, as drag queens Lady Cibele, Abigail Foster e Rebeca Rebu apresentam o show Boa Noite, Cinderela!, a partir do clássico conto de fadas de Charles Perrault e acompanhadas por uma banda formada por atores e músicos da nova geração, reconfigurando a narrativa tradicional em uma versão adulta, musical e inovadora.
Na sequência, nos dias 06 e 07 de fevereiro, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, Bruno Motta, apresentador e criador do Gongada Drag, contará como foi sua infância, a fase das descobertas e tudo que se passa na cabeça de alguém que atravessou as regras da sociedade para se estabelecer como um humorista, ator e criador gay de sucesso. Outro stand up que estreia no festival é Gaudério Fagundes – O Terror dos Pampas, de Lucas Krug. A comédia, que terá apresentações nos dias 15 e 16 de fevereiro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer, traz de volta ao palco o personagem Gaudério Fagundes, que acredita ser o criador de grande parte dos costumes gaudérios, apresentando suas paródias e causos.
Nos dias 08 e 09 de fevereiro, às 17h, no Teatro Carlos Carvalho, haverá mais uma opção inédita para as crianças: Lalalá – A história das Cigarras e das Formigas. Com texto de Diógenes Sábio e direção de Leandro Ribeiro, o espetáculo infantil mostra a união das cigarras e das formigas em um dia quente de verão em que a floresta pega fogo, evidenciando como cuidar e proteger a natureza é fundamental para a sobrevivência de todos.
E, no dia 12 de fevereiro, às 21h, o Bar Ocidente receberá Burlescages – Mulheres FOD@!, espetáculo que celebra a liberdade e o empoderamento feminino com humor e sensualidade. Com um elenco diverso e cheio de atitude, formado por Juliana Strehlau, Enigmática, Katrina Addams e Thaís Diedrich, as performances brincam com o desejo e debocham de estereótipos.
Os ingressos para esses e todos os demais espetáculos que fazem parte da programação já estão à venda no site portoveraoalegre.com.br, com preços de R$ 21,00 a R$ 80,00. A partir de janeiro, haverá comercialização também nos pontos de venda físicos.
Mais sobre a 26ª edição do Porto Verão Alegre
O festival multicultural que nasceu em 1999 com o objetivo de valorizar a classe artística gaúcha e gerar trabalho em um momento em que a cena artística costumava ficar em pausa, potencializa nesta 26ª edição a valorização dos artistas locais, fomentando o mercado que ainda se recupera da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio. A expectativa deste ano é gerar empregos temporários e renda para mais de mil artistas em um período intenso de 39 dias de programação.
A edição também já nasceu batendo recordes. Ao abrir as inscrições em agosto de 2024 para artistas e produtores de todo o Brasil, o festival teve a maior adesão da sua história, com mais de 600 inscritos para participar. O resultado é uma programação ampla, com o maior número de espetáculos já confirmado pelo evento, com mais de 170 atrações apresentadas em 321 sessões. Assim como nos últimos anos, a programação terá atrações para todos os gostos, abrangendo gêneros de comédia, comédia dramática, musical, infantil, drama, experimental, stand up, dança, espírita e ilusionismo, e diversas sessões serão acessíveis, com audiodescrição e tradução em Libras.
O 26º Porto Verão Alegre é apresentado por Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura, Patrocínio Banrisul, Vero, Zaffari, Panvel, Crown, Bravo, SENGE-RS, BRDE, Panfácil, Unisinos, Barra Shopping Sul, Apoio de Instituto Ling, Theatro São Pedro, Instituto Goeth e Madesa com realização de Mais Produções, Mezanino, Gana&Voga e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
SERVIÇO:
26º Porto Verão Alegre
De 9 de Janeiro a 16 de fevereiro de 2025
Locais participantes: Bar do Nito, Bar Ocidente, Casa de Espetáculos, Centro de Eventos do BarraShoppingSul, CHC Santa Casa, Espaço 373, Goethe-Institut, Instituto Ling, Sala Álvaro Moreira, Sala Carlos Carvalho, Teatro do Sesc Canoas, Teatro do Sesc Alberto Bins, Teatro Bruno Kiefer, Teatro CIEE-RS Banrisul, Teatro Oficina Olga Reverbel, Teatro Unisinos, Theatro São Pedro e Zona Cultural
Ingressos:
R$ 21,00 a R$ 80,00
Preços populares, em conformidade com a Lei Rouanet, além de outros descontos com parceiros, detalhados no site do festival
Pontos de venda: Online, pelo site: www.portoveraoalegre.com.br
Haverá pontos de venda físicos a partir de janeiro
Fonte: Redação