Exposição gratuita no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo mostra processos do projeto Encontros em Ateliê

Pics Arte e Entretenimento | Exposição gratuita no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo mostra processos do projeto Encontros em Ateliê
Crédito: Jaques Machado / Divulgação

A mostra será aberta ao público neste sábado, dia 14 de dezembro, com uma experiência imersiva e visita guiada, das 10h às 17h. A visitação poderá ser feita até o próximo dia 20

Será aberta para visitação gratuita neste sábado, dia 14 de dezembro, a exposição Encontros em Ateliê: arte, cultura e educação como forma de expressão de si, no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo. A mostra é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido há seis meses no projeto homônimo, coordenado pelo psicólogo e arte-educador Jéferson Diogo de Oliveira Santos, que oferece experiências e vivências em diferentes linguagens artísticas, mostrando a arte como forma de autoconhecimento e de acolhimento ao próximo.

Das 10h às 17h, o público poderá participar de uma experiência imersiva, além de aproveitar uma visita guiada. Depois, a mostra seguirá em cartaz até dia 20 de dezembro, com entrada franca, de segunda a sábado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

A exposição reúne obras em diversas linguagens (pintura, desenho, colagem, tecido etc), que foram originadas no processo de formação de cada participante. Também são exibidos cadernos pessoais, que serviram como diários para os participantes do projeto que, desde julho deste ano, têm participado de uma imersão em diversos temas e técnicas que envolvem arte, cultura e educação. São profissionais que atuam nas áreas de educação, saúde e assistência social e que têm explorado a arte como uma ferramenta geradora de potência nos sujeitos.

Nesses seis meses de participação no projeto, os alunos tiveram encontros  teóricos e práticos de pintura, colagem, desenho e escultura com o coordenador do projeto, além de encontros sobre teatrodança e narrativas indígenas ministradas, respectivamente, pelos educadores convidados Xandre MartinelliLila Ramos Onório Isaias de Moura, além de oficinas sobre acessibilidade com Vinicius Martins Flores ensinando sobre LIBRAS Mimi Aragon sobre audiodescrição.

Desde que surgiu, o projeto tem como intenção que as vivências oportunizadas nos encontros e os conhecimentos adquiridos em aula possam ser replicados posteriormente em diferentes trabalhos com a comunidade. “Alunos de psicologia, por exemplo, podem levar a experiência para atividades de psicologia social e comunitária. Agentes de saúde podem usar os recursos para se aproximar das famílias e das crianças que atendem, e pessoas que já atuam como educadores podem ampliar seu repertório“, completa Jéferson.

Pelo menos sete participantes do projeto já estão fazendo ateliês em outros ambientes, como no Centro de Atenção Psicossocial de Vera Cruz e Santa Cruz, na Clínica Escola da UNISC, no Colégio Romano, na PET-Saúde Santa Cruz, além de já ter data marcada para acontecer em 2025 no Presídio Estadual Feminino de Rio Pardo. “A exposição é o encerramento de um ciclo e uma consolidação de que as quase 20 pessoas que nos acompanharam nesse processo já estão prontas para levar a potência criativa das artes para os espaços onde trabalham e para a sociedade de forma geral“, completa o coordenador do projeto.

O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO
Exposição Encontros em Ateliê: arte, cultura e educação como forma de expressão de si
Abertura: dia 14 de dezembro, das 10h às 17h, com uma experiência imersiva e visita guiada
Visitação: até 20 de dezembro, de segunda a sábado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Centro Regional de Cultura de Rio Pardo (Rua Andrade Neves, 679 – Auxiliadora – Rio Pardo/RS)
Entrada franca

Classificação etária: Livre (crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis)

Fonte: Redação

CONTEÚDO PATROCINADO
CONTEÚDO PATROCINADO
CONTEÚDO PATROCINADO