O espetáculo estará na mostra dias 13 e 14 de dezembro e também em Canoas, dia 21, no Buteco Comedy. As senhas para a Mostra Glênio Peres estarão disponíveis a partir do dia 11/12
“O Malabareador de Ideias – Pão e Circo“ é uma obra circense que se utiliza do malabarismo e do humor contemporâneo, para expressar um conteúdo reflexivo e de crítica social. No enredo, assuntos polêmicos e necessários com a proposta de reflexão por meio do humor. Religião, trabalho, família e política, são apresentados na cena com piadas ácidas e com a manipulação dos objetos, algo que Ramon vem fazendo há muitos anos, com maestria e domínio de sua arte.
O espetáculo estará dias 13 e 14 na Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres, com entrada franca. E dia 21 de dezembro, abre a turnê que irá passar por várias cidades, no Buteco Comedy, em Canoas.
O texto autoral escrito por ele, tem como base elementos de sua vida, aproximando a reflexão que propõe ao público com sua própria trajetória. Do cômico ao virtuoso, Ramon adentra no universo circense transitando entre o monólogo interativo e as performances de malabarismo, ilusionismo e acrobacias. Possui uma ludicidade inerente ao universo circense e se destaca por sua originalidade, e também pela capacidade de se atualizar, ressignificar essa linguagem artística circense, sempre com coerência e com o propósito de manter viva a tradição da arte circense sob outras óticas e perspectivas.
Bolas, claves, diabolos, facões, rola-rola, bola de cristal, toda a sorte de objetos cênicos, típicos de malabaristas, entram em cena e compõem com Ramon a poesia do espetáculo. “O Malabareador de Ideias foi criado em 2018 e teve uma ótima recepção do público. Foram quase cem apresentações por várias cidades do Rio Grande do Sul e só parou em função da pandemia da COVID 19”, afirma o artista e criador Ramon Ortiz. Só depois de passada toda a crise que viveu o setor cultural em função dos anos difíceis da pandemia, é que a montagem voltou à cena, ganhando, inclusive, o Prêmio Açorianos de Circo de Melhor Direção (2023).
“É um espetáculo que fala sobre a contemporaneidade, portanto os últimos acontecimentos políticos e sociais influenciam diretamente o texto. Além disso, eu trabalhei todo esse ano na adaptação do espetáculo para o ambiente de um clube de comédia, que é diferente do palco do teatro”, afirma o artista, que se empenhou em habilitar a montagem tanto para palco de teatro quanto para clubes e espaços alternativos, como casas de shows e bares.
Ramon Ortiz é ator, pesquisador, artista circense, arte-educador e produtor cultural. Integrou e produziu diversos espetáculos com o NECITRA, grupo em que esteve presente como ator entre 2013 a 2022, entre eles Circo Sem Lona, Mistureba, Portátil, Desdobramentos, Gotas de Cristal, Stand Up Circus e seu espetáculo solo, O Malabareador de Ideias. Assinou, como produtor, o Circo Pocket Show de 2012 a 2014, produziu o Vaudeville Show, Varietté no Moinho Negro, La Gran Varietté, entre outros. Foi coordenador do NECITRA em 2017 e 2018, época em que também foi Diretor de Circo no Sindicato de Artistas do RS (SATED-RS).
FICHA TÉCNICA:
Ramon Ortiz – artista, diretor e criador
Carol Mendes – sonoplastia
Kevin Brezolin – iluminação
O Malabareador de Ideias – Pão e Circo
Em Porto Alegre:
Dias 13 e 14 de dezembro, às 19h
Teatro Glênio Peres – Mostra de Artes Cênicas e Música
Av. Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico
Entrada franca
*Retirada de ingressos a partir do dia 11 no Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre das 9h às 18h
Em Canoas:
Dia 21 de dezembro
Buteco Comedy, às 21h
Rua Dr. Barcellos, 897 – Centro/ Canoas
Ingressos: https://www.sympla.com.br
Fonte: Redação