Sob regência da maestrina Keliezy Severo e coordenação geral do maestro Evandro Matté, os alunos apresentam programa variado, que inclui peças clássicas, repertório da MPB e do jazz e canções francesas, com participação da cantora Luana Pacheco e do pianista André Vicente, da gauchinha do Brasil Luiza Barbosa e da violinista Marina Lopes. Os ingressos podem ser retirados a partir desta sexta-feira (29) na chapelaria do Theatro São Pedro, mediante doação de brinquedos
A Orquestra Jovem Theatro São Pedro (OJTSP) realiza na próxima terça-feira, dia 03 de dezembro, às 20h, seu concerto de final de ano, apresentando repertório diversificado, que vai do clássico à MPB e ao jazz, passando ainda pela canção francesa. Sob regência da coordenadora pedagógica e maestrina Keliezy Severo e coordenação geral do maestro Evandro Matté, o conjunto recebe quatro solistas convidados: a cantora Luana Pacheco acompanhada pelo pianista André Vicente; a jovem cantora Luiza Barbosa, conhecida como a gauchinha do Brasil; além da violinista Marina Lopes, que também atua como professora do projeto de educação musical.
O programa da noite especial conta com peças como As Quatro Estações, de Vivaldi; a Pequena Serenata Noturna, de Mozart; Lá Vie en Rose, de Édith Piaf; Desde de que o Samba é Samba, de Caetano Veloso, até as populares Ouvir Dizer, do grupo Melim, e Pupila, de Vitor Kley. Também serão apresentadas as canções At last, de Mack Gordon e Harry Warren, que ficou famosa na voz de Etta James; e A Thousand Miles, da norte-americana Vanessa Carlton; além do chamamé argentino Merceditas, de Ramón Sixto Ríos; e as conhecidas Aquarela do Brasil, de Ary Barroso; e Noite Feliz, de Gruber.
O concerto é uma ação beneficente. Os ingressos podem ser retirados a partir desta sexta-feira, dia 29 de novembro, até o dia da apresentação (exceto na segunda-feira, dia 02), das 15h às 20h, na chapelaria do Theatro São Pedro, mediante doação de um brinquedo em bom estado. As doações serão destinadas ao Projeto Socializando Vidas Através da Música da Orquestra Jovem da Restinga e ao Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato.
A apresentação mostra o resultado do que vem sendo trabalhado e estudado nos primeiros três anos de atuação da Orquestra Jovem Theatro São Pedro. O programa percorre os mesmos compositores que fazem parte da metodologia de ensino do projeto, primando pela diversidade musical e por um repertório com o qual as crianças e os adolescentes participantes se sentem representados.
A iniciativa de formação de cidadãos através da linguagem musical e da técnica instrumental surgiu em 2021 e, desde então, oferece vivências artísticas e socializadoras a crianças e adolescentes. O projeto tem o propósito de utilizar a arte como meio de desenvolver a autoestima, as competências cognitivas, a inserção cultural e a cidadania. Durante todo o ano, pequenos e jovens a partir dos sete anos de idade são recebidos no Multipalco Eva Sopher com aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e percussão, assim como disciplinas de teoria e percepção musical.
PROGRAMA
Pequena Serenata Noturna | W. A. Mozart
I – Allegro
As Quatro Estações (Primavera) | A. Vivaldi
Lá Vie en Rose | Édith Piaf, Louis Guglielmi, Marguerite Monnot. Arranjo: Sam Moraes
At last | Mack Gordon e Harry Warren. Arranjo: Silvane Guerra
Ouvir Dizer/Pupila | Diogo Melim, Gabriela Melim, Rodrigo Melim/ Ana Caetano, Vitor Kley. Arranjo: Josué Oliveira
Desde de que o Samba é Samba | Caetano Veloso. Arranjo: Josué Oliveira
A Thousand Miles | Vanessa Carlton. Arranjo: Josué Oliveira
Merceditas | Ramón Sixto Ríos. Arranjo: Dhouglas Umabel
Aquarela do Brasil | Ary Barroso Noite Feliz | F. X. Gruber
Luana Pacheco (canto)
A cantora venceu um festival de canto em São Paulo ainda criança e – após rodar o estado durante a adolescência com diversos grupos – ganhou o III Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre, aos 21 anos, em 2010. Em 2012, graduou-se em Música com ênfase em Canto pela UFRGS. Em 2017, foi convidada a fazer o show de abertura da cantora francesa ZAZ no Auditório Araújo Vianna. Já em maio de 2022, participou do primeiro Festival de Jazz de Caxias do Sul, o Let’s Jazz Festival, realizando o show de abertura de Roberto Menescal. Em 2020, teve a oportunidade de cantar pela primeira vez em Paris no mítico Café des Deux Moulins, cenário do filme Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain. Em 2023, os parisienses em um antigo Clube de jazz chamado Le Grain, arrancando elogios do público local.
Luiza Barbosa – Gauchinha do Brasil (canto)
É cantora, compositora, apresentadora e atriz. Iniciou sua trajetória pelos palcos dos festivais regionais e nos rodeios e, em 2019, foi vice-campeã do reality The Voice Kids, ganhando prestígio nacional. Desde então, vem percorrendo o sul do Brasil com seu show Festa no Sul, assistido por mais de meio milhão de pessoas.
Marina Lopes (violino)
Natural de Piracicaba, formou-se bacharel em música pela Faculdade Cantareira, em São Paulo, na classe do professor Claudio Micheletti. Foi integrante de diversas orquestras em São Paulo, onde pode se desenvolver profissionalmente na área. Em 2018, recebeu o prêmio Menção Honrosa do 1º Concurso de Violino Casa da Música. Atualmente, reside em Porto Alegre, onde atua como violinista da Orquestra Theatro São Pedro e do grupo de música popular Camerata Café, em que também é arranjadora. É também professora do projeto da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro.
André Vicente (piano)
É acordeonista, pianista, professor e compositor. Atua com diversos estilos e grupos, como a banda Os The Darma Lóvers e o compositor Pedro Longes. Suas principais influências são a música tradicionalista gaúcha, a MPB, o bluejazz e a música platina sul-americana. Possui um projeto de músicas próprias chamado Avicente, em que lançou um EP homônimo apresentando suas músicas compostas para piano em 2017. Integrou por dez anos um conjunto de músicas tradicionalista gaúcha, atuando como acordeonista e arranjador.
Keliezy Severo (regência e coordenação pedagógica)
Iniciou seus estudos musicais em 1997, aos 10 anos, com flauta doce e violoncelo no Projeto da Orquestra Villa-Lobos. É mestranda em Música pela UFRGS, no curso de Práticas Interpretativas em flauta doce, e formada no curso Técnico em Música pela ESEPE. Tem licenciatura em Música pelo IPA Metodista e especialização em Educação Popular pelo Instituto Brava Gente, em parceria com o Curso Superior de Ivoti. Atualmente, lidera dois projetos sociais de formação e educação musical: o Projeto Orquestra Jovem Theatro São Pedro e o Projeto de Música da Associação Santa Zita de Lucca, onde atua como coordenadora, maestrina e educadora musical. Há 13 anos, integra a equipe de professores do Colégio Marista Champagnat, lecionando música para os anos iniciais.
Evandro Matté (coordenação geral)
É diretor artístico e maestro da OTSP, da OSPA e do Festival Internacional SESC de Música em Pelotas. Realizou sua formação musical na UFRGS; na University of Georgia, nos Estados Unidos; e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Áustria, Colômbia, Chile, México e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
SERVIÇO:
Concerto de Final de Ano da Orquestra Jovem Theatro São Pedro | Ação Beneficente
Com a Orquestra Jovem Theatro São Pedro e os solistas Luana Pacheco (canto), Luiza Barbosa – Gauchinha do Brasil (canto), Marina Lopes (violino) e André Vicente (piano)
Regência e coordenação pedagógica: Keliezy Severo
Coordenação geral: Evandro Matté
Dia 03 de dezembro, terça-feira, às 20h
Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Ingressos
As entradas podem ser retiradas de 29 de novembro a 03 de dezembro (exceto na segunda-feira, dia 2), das 15h às 20h, na chapelaria do Theatro São Pedro, mediante doação de um brinquedo em bom estado
As doações serão destinadas ao Projeto Socializando Vidas Através da Música da Orquestra Jovem da Restinga e ao Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Patrocínio: Grupo Zaffari, Stihl, Gerdau e Banrisul Corretora de Seguros
Apoio: Gedore, AGCO e MBZ Advogados
Apoio Institucional: Rede ICM de Educação e Assistência Social | Instituto Providência
Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre
Realização: Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal
Fonte: Redação