A conversa, realizada pelo Instituto Ling, acontece neste sábado, dia 23 de novembro, às 10h, mediante inscrição prévia e sem custo. No encontro, a artista e educadora apresentará uma perspectiva internacional sobre os temas, obras e artistas presentes na 60ª edição da mostra, que tem como foco artistas expatriados, exilados ou refugiados
Artista e educadora residente na Alemanha, Juliana Bassani ministra neste sábado, dia 23 de novembro, às 10h, uma aula online e gratuita sobre a Bienal de Veneza 2024, a convite do Instituto Ling. Mestre em Artes Visuais pela UFRGS com vasta experiência em ensino, pesquisa e prática no cenário artístico europeu, ela apresentará uma perspectiva internacional sobre os temas, obras e artistas presentes na mostra deste ano, que tem como foco artistas expatriados, exilados ou refugiados.
A conversa, voltada a todos os interessados em conhecer ou se atualizar sobre as tendências da arte contemporânea, será ao vivo, pelo Zoom. Para participar, basta fazer a inscrição prévia, sem custo, no site www.institutoling.org.br.
Um dos eventos de artes visuais mais prestigiados do mundo, a Bienal de Veneza está em sua 60ª edição. Intitulada Stranieri ovunque – Foreigners Everywhere (Estrangeiros em todos os lugares), a mostra explora questões sobre migração, identidade e pertencimento, sob curadoria do brasileiro Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP. A exibição iniciou em 20 de abril e segue até 24 de novembro, promovendo diálogos que ressoam profundamente no cenário cultural e político global.
Residente na Alemanha desde 2014, Juliana conecta sua própria vivência ao conteúdo da mostra. No país, ela desenvolve sua produção artística pessoal, organiza visitas guiadas a exposições de destaque e ministra palestras sobre diferentes temas em torno das artes visuais. Quando morava no Brasil, foi professora dos cursos de Design e Artes Visuais na Ulbra Canoas, no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, e também atuou como docente em cursos de Moda, Pintura e Estética em renomadas instituições brasileiras.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE
Uma conversa com Juliana Bassani sobre a Bienal de Veneza 2024
Dia 23 de novembro, sábado, das 10h às 11h30
Ao vivo, pelo Zoom
Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br
Será fornecido certificado para quem registrar presença durante toda a atividade
Informações úteis:
institutoling.org.br
facebook.com/InstitutoLing
instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
Fonte: Redação