Casa Cerâmica apresenta 25 expositores, além de programação de oficinas e palestras, e demonstrações ao vivo na Casa de Cultura Mário Quintana
A rica tradição da cerâmica gaúcha ganha destaque em Porto Alegre com a realização da Casa Cerâmica, evento gratuito que reúne artistas, artesãos e amantes da arte em torno de peças únicas. No dia 23 de novembro (sábado), das 10h às 19h, a Casa de Cultura Mario Quintana se transforma em um verdadeiro ateliê a céu aberto, com 25 expositores, oficinas, palestras e demonstrações ao vivo.
A programação faz parte do projeto Jornada Casa Cerâmica, que já realizou uma edição em Caxias do Sul e irá passar por Novo Hamburgo em 2025. O objetivo é celebrar a cerâmica artesanal produzida no Rio Grande do Sul.
Na feira estarão à venda itens utilitários para o dia a dia, como canecas, travessas e pratos; peças de arte, como esculturas; objetos de decoração variados; e acessórios pessoais, como colares e brincos. Além de adquirir as peças, os visitantes podem participar dos eventos que acontecem ao longo do dia. Dentre as ceramistas que participam do evento estão artistas de destaque no mundo da cerâmica autoral, como Anelise Bredow, sediada em Morro Reuter com o seu Ateliê de Cerâmica, e conhecida por suas obras que já encantaram o público em novelas da Rede Globo.
“A cerâmica artesanal gaúcha já conquistou reconhecimento além das nossas fronteiras, destacando-se pela sua criatividade e excelência. Após o sucesso do evento realizado em Caxias do Sul, chegamos à Porto Alegre e vamos novamente reunir profissionais, estudantes e entusiastas dessa arte rica e expressiva, que transmite um pouco da nossa identidade em cada peça. Esta será uma oportunidade imperdível para todos que desejam aprender mais sobre o universo da cerâmica ou se encantar com obras únicas e exclusivas”, afirma Michelle Bloedow, ceramista e produtora do evento.
Expositores reconhecidos
Entre os expositores já confirmados estão Martina Berger, que transita pelo pop de forma lúdica, com temas que remetem a infância, contos de fadas e mitos; o atelier Telus Cerâmica, que têm como marca registrada suas casinhas decorativas e utilitários; e o atelier Dora Cerâmica, que produz biojóias em cerâmica com detalhes em metais preciosos, além de jogos como dama e xadrez.
Palestras e oficinas
Dentro da programação de eventos, às 10h30, a ceramista Kátia Schames irá falar sobre a sua trajetória e aprendizados dentro da cerâmica artesanal. Ceramista há 30 anos, Kátia trabalha com a cerâmica escultórica e utilitária, tendo seu ateliê em Porto Alegre desde 2002, onde oferece cursos regulares. Participou de diversas exposições, incluindo o XVI Salão da Cerâmica no MARGS e a exposição “Sagrado e Profano” na Casa de Cultura Mario Quintana.
Já às 14h, a ceramista Anelise Bredow irá falar sobre a sua trajetória de empreendedorismo nas artes manuais. Formada em Artes pela UFSM e mestre em indústrias criativas pela FEEVALE, Anelise está à frente de seu ateliê em Morro Reuter desde 2006, onde produz e comercializa peças delicadas decorativas e acessórios que unem a cerâmica e a aromaterapia. Suas obras já estiveram em exposições nacionais e internacionais, além de produções audiovisuais como as novelas Tititi e Passione, da Rede Globo. Às 17h, Marcia Braga, arquiteta e professora, apresenta a palestra “Cerâmica e participação em um contexto prisional”, baseada em seu trabalho de doutorado, concluído esse ano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A programação contará, ainda, com três oficinas. A primeira terá como tema “Descobrindo o barro que habita em mim”, e acontece às 13h30. O encontro será comandado por Marli Rodrigues, artista plástica e arte educadora com formação em pesquisa em formulação de massas e esmaltes cerâmicos. Já as 15h, a artista plástica, muralista, poeta e atriz Julia Splash irá ministrar a aula que tem como tema “Caminhos do Barro – Aguçando os sentidos através da argila”. Para encerrar a programação, às 18h, a ceramista Analisa Eschberger, que possui atelier próprio em São Leopoldo, comanda a oficina Argilogravura.
Especialmente às 15h, ocorrerá uma oficina fechada para mulheres vítimas de violência que participam de programas promovidos pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher do Município de Porto Alegre. A ação integra o calendário dos 21 Dias de Ativismo pelo fim de todas as formas de violência e discriminação contra a mulher, realizado pelo município de Porto Alegre.
Haverá, ainda, dois ceramistas realizando demonstrações ao vivo com modelagem em torno. Marco Fronckowiak e Júlia Splash, ceramistas de Porto Alegre que ministram aulas em ateliês próprios e no Le Petit Estúdio Criativo comandarão as atividades.
Entrada gratuita
Todas as atividades possuem entrada franca e são abertas ao público por ordem de chegada.
Mais informações:
https://www.casaceramicars.com.br
https://www.instagram.com/casa.ceramica.rs
O Jornada Casa Cerâmica é um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo e foi selecionado em edital organizado pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, com apoio de instituições locais.
SERVIÇO:
O que: Jornada Casa Cerâmica
Quando: 23/11/2024, das 10h às 19h
Onde: Casa de Cultura Mário Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Agenda:
- Palestra de Kátia Schames às 10h30
- Palestra de Anelise Bredow às 14h
- Palestra de Marcia Braga às 17h
- Oficina de Marli Rodrigues às 13h30
- Oficina de Julia Splash às 15h
- Oficina de Analisa Eschberger, as 18h
Fonte: Redação