Com ingressos esgotados, Sandra Sá encerra a programação do 18º Palco Giratório Sesc em Porto Alegre

Pics Música e Cultura | Com ingressos esgotados, Sandra Sá encerra a programação do 18º Palco Giratório Sesc em Porto Alegre
Crédito: Adriana Marchiori

Evento trouxe à Capital espetáculos de diferentes regiões do Brasil e movimentou nove espaços culturais, além de praças e parques

Ao longo das últimas duas semanas, Porto Alegre voltou a respirar cultura. Com agenda intensa, que contabilizou 39 espetáculos espalhados em um circuito em nove centros culturais na Capital, Canoas e Gravataí, a 18ª edição do Palco Giratório Sesc em Porto Alegre ofereceu ao público espetáculos teatrais, de dança, música e circo com preço acessível e, em alguns casos, gratuitos.

Nos palcos do Teatro Sesc Aberto Bins, Teatro Bruno Kiefer, Theatro São Pedro, Teatro Oficina Olga Reverbel, Estúdio Stravaganza, Teatro do CHC Santa Casa, Zona Cultural, Sesc Canoas e Sesc Gravataí passaram atrações de todas as regiões do Brasil, além de proporcionar espaços aos talentos gaúchos neste momento de retomada. O festival, que mobilizou cerca de 350 profissionais do setor cultural para a sua realização, teve um público estimado de mais de 8 mil espectadores.

De fora do estado, o musical em homenagem à cantora, atriz, compositora e política carioca “Leci Brandão: na palma da mão” teve sua apresentação de número 100 no palco do Theatro São Pedro, enquanto, no mesmo espaço – e com ingressos esgotados -, Sandra Sá apresentou releituras de seus clássicos, ao lado da Escola de Samba Bambas da Orgia, para fechar em grande estilo a edição. A cantora recebeu uma placa do Sesc/RS e do Theatro São Pedro em homenagem a sua trajetória e seu legado à cultura brasileira. Entre os trabalhos desenvolvidos no Rio Grande do Sul, que reforçaram a programação com o objetivo de apoiar a retomada do setor cultural após a tragédia climática, esteve Onde está Cassandra?, que narra a trajetória da icônica drag queen Cassandra Calabouço, e a estreia no Brasil deIdade é um sentimento, trabalho dirigido pela celebrada diretora porto-alegrense Camila Bauer, com texto da autora canadense Haley Mcgee.

Esta edição foi especial. Não só pela diversidade, linguagens cênicas e presença cultural de diferentes localidades, mas pela realização desse evento tão importante para o calendário cultural do Estado, como mais uma ação que fomenta a área após os acontecimentos de maio”, enfatiza a coordenadora de Artes Cênicas e Visuais do Sesc/RS e curadora do Circuito Nacional do Palco Giratório, Jane Schoninger.

Continua após a publicidade

O 18º Palco Giratório Sesc em Porto Alegre ocorreu entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro. A 19ª edição já está confirmada, quando o festival retornará para o mês onde tradicionalmente é realizado, entre os dias 22 de maio e 8 de junho de 2025.

Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre – Após 18 edições em Porto Alegre, o Festival Palco Giratório Sesc movimenta e incentiva as artes cênicas com uma programação intensa, tradicionalmente no mês de maio. O Festival integra o Circuito Nacional, realizado pelo Sesc em diferentes estados para promover a difusão e o intercâmbio cultural, consolidando a iniciativa como a maior ação do gênero no Brasil. Ao longo de cada ano, traz uma programação caracterizada pela diversidade de expressões e temáticas, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos de todas as regiões do País. A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte.

Fonte: Redação