Arte, humanidade, tecnologia e natureza são os temas das próximas aulas gratuitas e online da formação Zonas de Neblina, a partir de segunda-feira (04)

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Crédito: Bruno Borne

O projeto, realizado pelo Instituto Ling com curadoria de Laura Cattani e de Munir Klamt, do Instituto Cultural Torus, conta com encontros ministrados ao vivo por profissionais do Brasil e do exterior. Neste módulo, estão em destaque assuntos como a lei de proteção de dados, inteligência artificial, algoritmos e deepfake

Começa na segunda-feira, dia 04 de novembro, às 19h, mais um ciclo de aulas online da formação em Arte e Tecnologia Zonas de Neblina, oferecida gratuitamente pelo Instituto Ling. A atividade, que conta com a curadoria de Laura Cattani e de Munir Klamt, do Instituto Cultural Torus, destaca neste módulo temas como humanidade, tecnologia e natureza, em quatro aulas neste mês, ministradas ao vivo por diferentes profissionais que buscam percursos e desdobramentos possíveis da criação artística em um mundo cada vez mais complexo.

O primeiro encontro virtual terá como tema um dos assuntos mais urgentes dos últimos tempos: a lei de proteção de dados, com discussões a respeito do direito sobre os próprios dados pós-morte. O encontro será ministrado pelo artista visual e professor doutor em Direito Marcelo Conrado. Depois, no dia 11, o assunto será As novas-antigas concepções do espaço, com o artista e arquiteto Bruno Borne e a arquiteta e pesquisadora Michiko Okano.

Na sequência, no dia 18, os artistas Gisela Motta e Leandro Lima falarão sobre O arquétipo da natureza na criação artística, trazendo explorações feitas desde o final dos anos 1990 com o uso de tecnologia e espaços urbanos para questionar a experiência do observador. O encerramento deste ciclo será no dia 25, com o professor Anderson Rocha e o pesquisador Gabriel Bertocco abordando três tópicos importantes: inteligência artificial, algoritmos e deepfake.

As aulas acontecem sempre nas segundas-feirasdas 19h às 21hao vivo, pelo Zoom. Para participar, basta fazer a inscrição prévia, sem custo, no site www.institutoling.org.br.

A formação completa ainda contará com um último módulo, cujos detalhes serão divulgados em breve no site do Instituto Ling. Os alunos podem optar por participar de um ou mais módulos. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação.

Essa é a terceira edição da Formação em Arte + Tecnologia promovida pelo Instituto Ling. O projeto estreou em 2021 e, em cada formação, explorou conceitos e distintas pesquisas nas áreas principais que dão título ao projeto. No primeiro ano, a iniciativa foi realizada em colaboração com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc. Depois, em 2023, a segunda edição foi realizada em parceria com o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), do Museu do Amanhã.

O projeto é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

Sobre os curadores:

Laura Cattani é artista, curadora e pesquisadora, doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS com doutorado-sanduíche na UPJV, na França, e pós-doutorado no PPGAV/UnB. É integrante do Grupo de Pesquisa Apagamentos da Memória na Arte – CNPq. Atua em projetos de arte no Brasil e no exterior, tendo recebido diversos prêmios. Fundadora do Instituto Cultural Torus, atua como agente cultural. Foi curadora adjunta da 13ª Bienal do Mercosul.

Munir Klamt é artista, curador e pesquisador, doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, com tese premiada no Capes 2017 e pós-doutorado pelo PPGAV/UnB. É professor no Instituto de Artes da UFRGS e compõe o comitê curatorial do MARGS. É coordenador da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e foi curador adjunto da 13ª Bienal do Mercosul.

Mais sobre os ministrantes do terceiro módulo:

Marcelo Conrado é doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR, professor adjunto de graduação e pós-graduação em Direito na UFPR e membro do Grupo de Pesquisa em Direito Civil Constitucional Virada de Copérnico. Atua como professor permanente no mestrado PROFNIT e coordena a Clínica de Direito e Arte e o Núcleo de Prática Jurídica da UFPR. Artista visual com obras em importantes museus brasileiros, foi presidente da Sociedade dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (2015-17).

Bruno Borne é artista e arquiteto, doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Produz videoinstalações utilizando projeções de luz, sons e animações digitais em computação gráfica. Busca criar relações entre o ambiente de exposição, a arquitetura, a natureza, a obra e o espectador. Em 2022, participou da 13º Bienal do Mercosul. Desde 2010, vem realizando exposições em diversos museus, galerias e instituições culturais no Brasil.

Michiko Okano Ishiki é graduada em Arquitetura pela USP, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professora associada na UNIFESP e colaboradora na USP, coordenando o Grupo de Estudos Arte Ásia. Atua nas áreas de arte japonesa, nipo-brasileira e cultura japonesa.

Gisela Motta e Leandro Lima exploram, desde o final dos anos 1990, o uso de tecnologia e espaços urbanos para questionar a experiência do observador. Juntos, participaram de exposições notáveis, como Yano-a, no Instituto Inhotim; Entreter, no Farol Santander; The Shaman and Mind of the Forest, no Museu de História de Nantes, França (2019); Público Confuso e Privado, na Terceira Bienal de Fotos de Pequim, China (2018); e na Trienal de Imagem de Guangzhou, no Museu de Arte de Guangdong, China (2017).

Anderson Rocha é professor titular de Inteligência Artificial e Perícia Digital no Instituto de Computação da Unicamp, graduado em Ciência da Computação pela UFLA, em 2003, com Mestrado e Doutorado pela Unicamp, em 2006 e 2009, respectivamente. É membro da ABC, ABCF, e da IEEE, além de editor associado de diversas revistas científicas e responsável por projetos de pesquisa com financiamento público e privado. Desde março de 2019, é diretor do Instituto de Computação da Unicamp.

Gabriel Bertocco é pesquisador de pós-doutorado no Laboratório de Inteligência Artificial (Recod.ai) no Instituto de Computação da Unicamp. Obteve seu Bacharelado em Engenharia de Computação em 2019 e seu Doutorado em 2024, ambos pela Unicamp. De 2022 a 2023, foi pesquisador visitante na University of Colorado Colorado Springs, EUA, no VAST Lab.

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SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE
Formação em Arte + Tecnologia | Zonas de Neblina
Módulo III – A reinvenção do Mundo: arte, humanidade, tecnologia e natureza

04 de novembro: Direito sobre os próprios dados pós-morte (lei de proteção de dados), com o artista visual e professor em Direito Marcelo Conrado

11 de novembro: As novas-antigas concepções do espaço, com o artista e arquiteto Bruno Borne e a arquiteta e pesquisadora Michiko Okano

18 de novembro: O arquétipo da natureza na criação artística, com os artistas Gisele Motta e Leandro Lima

25 de novembro: Inteligência artificial, algoritmos e deepfake, com o professor Anderson Rocha e o pesquisador Gabriel Bertocco

Sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h, ao vivo, pelo Zoom

Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br

Observações:
A formação completa conta com 15 encontros online, realizados através da plataforma Zoom, divididos em quatro módulos, no período de setembro de 2024 a março de 2025, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. O próximo módulo será divulgado em breve. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação. O certificado será emitido após o término de cada módulo.

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.

Fonte: Redação