Arnaldo Antunes e Vitor Araújo fazem show no Instituto Ling dia 06 de novembro em comemoração aos 10 anos do centro cultural

Pics Música e Cultura | Arnaldo Antunes e Vitor Araújo fazem show no Instituto Ling dia 06 de novembro em comemoração aos 10 anos do centro cultural
Crédito: Bob Wolfenson

A apresentação, que teve seus ingressos esgotados em menos de 48h, une o cantor e o pianista em uma versão intimista do espetáculo Lágrimas no Mar, que conta com faixas do álbum homônimo e sucessos de outras fases da carreira de Antunes, além de poemas entoados ao longo do show

Como parte das programações de 10 anos de aniversário do seu centro cultural, o Instituto Ling recebe no dia 06 de novembroquarta-feira, às 20h, o espetáculo Lágrimas no Mar, com o cantor e compositor paulista Arnaldo Antunes e o pianista pernambucano Vitor Araújo. O show, que teve seus ingressos esgotados em menos de 48h, une composições do álbum homônimo e de outras fases da carreira de Antunes, além de poemas entoados ao longo da apresentação.

Em formato voz e piano, Arnaldo e Vitor sobem ao palco para executar um setlist que parte da introspecção, mas que, em contato com o público, ganha dimensões de sentimento compartilhado. No repertório, estão confirmadas releituras de clássicos como Fim de Festa e Como 2 e 2, além de canções do disco O Real Resiste, de 2020.

Lágrimas no Mar foi lançado em novembro de 2021 e é fruto da sintonia criativa da voz de Arnaldo com os arranjos e o piano de Vitor. “Um disco que tem uma vontade engasgada de chorar“, disse Antunes para definir o trabalho. A sequência de nove faixas, entaladas e minimalistas, é resultado da imersão na música e do convívio com a natureza. O disco foi gravado no Canto da Coruja, mesmo estúdio em que Arnaldo havia gravado seus dois últimos discos, num sítio no interior de São Paulo.

O show tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Crown Embalagens e produção da Branco Produções.

Mais sobre a programação de aniversário do Instituto Ling
Além do espetáculo Lágrimas do Mar, a agenda em celebração à primeira década do centro cultural ainda conta com outras duas programações, que podem ser conferidas com entrada franca até o próximo ano. A primeira é a instalação PULSAR, criada pelos artistas Dimitre Lima e Gabriela Castro, com curadoria de Gabriel Cevallos, idealizador do festival Kino Beat. Com movimentos luminosos que já podem ser vistos por quem está dentro ou fora do local, de dia ou à noite, a obra faz uma alegoria a todas as pessoas que passaram pelo centro cultural nessa primeira década.

A segunda é a exposição A poética de Tunga – uma introduçãoa primeira individual em Porto Alegre de Tunga (1952-2016), considerado uma das personalidades mais emblemáticas da cena artística nacional. Com curadoria de Paulo Sergio Duarte, a mostra apresenta uma seleção de 64 obras de diferentes fases do escultor e desenhista, sendo 43 inéditas, destacando temas e conceitos que atravessam toda a sua poética.

Continua após a publicidade

A programação especial reforça o comprometimento do centro cultural em abraçar a capital gaúcha, seus moradores e visitantes oferecendo exposições de arte, diferentes opções de cursos e palestras em diversas áreas do saber, além de programações que envolvem teatro, música, cinema, literatura e gastronomia. Desde a sua abertura, em 31 de outubro de 2014, o local recebeu cerca de 320 mil visitantes e mais de 2 mil atividades culturais.

SERVIÇO:
Programação especial de aniversário de 10 anos do centro cultural
Show Lágrimas no Mar, com Arnaldo Antunes e Vitor Araújo
Dia 06 de novembro, quarta-feira, às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Ingressos esgotados

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.

Fonte: Redação