O espetáculo para crianças e adultos, selecionado pelo edital de ocupação do CHC, mescla teatro, dança, artes visuais e música para representar o maior bioma brasileiro
“Amazônia – um olhar sobre a floresta” reúne teatro, dança, artes visuais e música para contar a história de animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza.
Com direção de Camila Bauer, a montagem para jovens e crianças volta em cartaz na capital gaúcha nos dias 01 e 02 de novembro, sexta-feira às 15h e sábado às 16h, no Teatro do Centro-Histórico Santa Casa.
Este espetáculo foi selecionado pelo edital de ocupação CHC 2024. Os ingressos já estão no Sympla com preços acessíveis.
A Amazônia é um dos territórios mais importantes do planeta, contemplando em sua extensão nove países da América Latina, uma das maiores biodiversidades do mundo. Talvez sejamos a última geração capaz de parar a destruição em tempo hábil, pois muito em breve, segundo os cientistas, estaremos num ponto de não retorno.
O projeto Amazônia nasce do desejo de compartilhar com as crianças um pouco do imaginário do que é a Amazônia brasileira, seus rios, vegetação e, especialmente, animais, revelando por meio de cores, texturas, movimentos e sons um pouco deste universo encantado que desperta a curiosidade e interesse de milhões de brasileiros, mesmo que nunca tenham pisado em território amazonense.
A peça propõe uma reflexão sobre as consequências do desmatamento e da poluição por meio de luzes, sons, encantamentos, bonecos e objetos que se transformam constantemente e são manipulados pelo elenco, formado por Fabiane Severo, Guilherme Ferrera e Henrique Gonçalves. Com direção de movimento de Carlota Albuquerque, a montagem conta com forte apelo visual e não tem diálogos. Em cena, uma diversidade de texturas, com a mescla de objetos infláveis, marionetes, sobras e materiais criados por Élcio Rossini, que assina a cenografia e os objetos cênicos. A produção possui grande ênfase nas sonoridades da mata, evocando a potência da Amazônia brasileira e tem a cena sonora composta por Álvaro RosaCosta e iluminação de Ricardo Vivian.
FICHA TÉCNICA:
Encenação: Camila Bauer; Direção de Movimento: Carlota Albuquerque; Elenco: Fabiane Severo, Guilherme Ferrera e Henrique Gonçalves; Composição e Cena Sonora: Álvaro RosaCosta; Preparação Musical, voz e piano: Simone Rasslan; Iluminação: Ricardo Vivian; Cenografia e objetos: Élcio Rossini; Criação de onças: Rossana Della Costa; Identidade Visual: Luiza Hickmann; Fotos: Adriana Marchiori; Músicas: Oratório (Álvaro RosaCosta e Ronald Augusto) – Nheengatu (Álvaro RosaCosta, Leandro Maia e Simone Rasslan); Produção: Fabiane Severo, Guilherme Ferreira e Letícia Vieira; Produção e Realização: Projeto Gompa;
SERVIÇO:
AMAZONIA – UM OLHAR SOBRE A FLORESTA
Dias 01 e 02 de novembro – dia 01 às 15h e dia 02 às 16h
Audiodescrição no dia 02 de novembro
CHC Santa Casa – Av. Independência, 75
Ingressos na plataforma Sympla: sympla.com.br/chcsantacasa
Classificação etária: livre
Duração do espetáculo: 40min
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/chcsantacasa
https://www.facebook.com/CHCSantaCasa
Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura
Patrocinadores: Agrogen, Dorf Ketal, Grendene e PizzattoLog
Realização: CHC Santa Casa, Ministério da Cultura – BRASIL, Governo Federal União e Reconstrução
Fonte: Redação