Em novembro, Kathy participa como palestrante e iluminadora em espetáculos e de encontros formativos do Bando de Brincantes dos projetos audiovisual JOGOS DE INVENTAR e teatrais BAMBU BAMBÁ e A DESCONHECIDA LENDA DE MACULELÊ
Um dos nomes mais importantes da promoção de dramaturgia negra e da iluminação cênica no mundo, Kathy Perkins desembarca no Rio Grande do Sul para uma série de iniciativas do Bando de Brincantes, coletivo criado em 2005 e dirigido pela dramaturga e atriz Viviane Juguero, que reúne profissionais da cultura de áreas diversas dedicados à criação de trabalhos artísticos para crianças e jovens e ações formativas para profissionais das áreas das artes, educação e ciências sociais.
A programação dá início às comemorações de 20 anos do Bando e, não por acaso, no Mês da Consciência Negra. No dia 8 de novembro, ocorre o lançamento do Programa Formativo Projeto Audiovisual de Animação para a Primeira Infância JOGOS DE INVENTAR, com o colóquio “Raça e Gênero nas Dramaturgias Negras para Crianças e Adultos: Semelhanças e Diferenças”. O encontro ocorre às 15h, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado.
No dia 9 haverá um ensaio do espetáculo A DESCONHECIDA LENDA DE MACULELÊ, seguido de bate-papo, na sede do Bando de Brincantes.
No dia 10 (horário e local a serem confirmados), o coletivo promove um encontro de Kathy com profissionais que trabalham na técnica, principalmente mulheres negras.
Por fim, o evento principal que traz Kathy ao Brasil: nos dias 13 e 14 de novembro, ela participa como iluminadora e palestrante da estreia BAMBU BAMBÁ, um espetáculo criado especialmente para estudantes da rede pública (do 1º ao 5º ano) que aborda a temática da diáspora por meio de uma linguagem não verbal universal. Serão realizadas quatro sessões – duas por dia – no Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, às 10h e às 15h.
Kathy A. Perkins é professora emérita da Universidade de Illinois e da Universidade da Carolina do Norte. Seu trabalho como iluminadora e pesquisadora já a levou a mais de 40 países. Nos Estados Unidos, iluminou espetáculos na Broadway e em vários teatros regionais.
É responsável pela publicação de sete antologias de dramaturgia africana e afro-diaspórica. Dentre elas “Black Female Playwrights: an Anthology of Plays Before 1950 (Dramaturgas Negras Femininas: uma Antologia de Peças de Teatro Antes de 1950)“, “Black South African Women: an Anthology of Plays” (“Mulheres Negras Sul-Africanas: uma Antologia de Peças”); “African Women Playwrights” (“Dramaturgas Africanas Femininas)” e “Alice Childress: Selected Plays”.
“Publico as peças que faço para dar voz às mulheres, que muitas vezes são marginalizadas no teatro”, declara a intelectual, que é co-editora de “Contemporary Plays by Women of Color (Alice Childress: peças selecionadas)“, “Contemporary Plays by Women of Color (Peças Contemporâneas de Mulheres de Cor)” e “Strange Fruit: Plays on Lynching by American Women (Fruta Estranha: Peças de Mulheres Americanas sobre Linchamento”). Em seu currículo tem ainda o livro “The Routledge Companion to African American Theatre and Performance (“The Routledge Companion para o Teatro e a Performance Afro-Americanos)“, o qual é editora sênior.
Desde 2019, Perkins colabora com iniciativas educativas e artísticas de Viviane Juguero, seja em suas aulas de dramaturgia na escola do Nordic Black Theatre (Noruega) ou em atividades do Bando de Brincantes. Essa parceria surgiu nos Estados Unidos, na Faculdade de Estudos Culturais Africanos (Universidade de Wisconsin-Madison), quando ambas foram palestrantes convidadas em uma conferência sobre artes negras voltadas aos públicos infantil e adulto, tema que será enfocado no evento de lançamento do Programa Formativo do projeto JOGOS DE INVENTAR, a ser lançado no dia 08 de novembro, com o colóquio ““Raça e Gênero nas Dramaturgias Negras para Crianças e Adultos: Semelhanças e Diferenças”, apresentado por Kathy Perkins e Viviane Juguero.
SERVIÇO:
08 de novembro | Sexta | 15h
Lançamento do Projeto Audiovisual de Animação para a Primeira Infância JOGOS DE INVENTAR
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Rua Riachuelo, nº 1190 – Centro Histórico de Porto Alegre)
ENTRADA GRATUITA
O Projeto Audiovisual de Animação para a Primeira Infância JOGOS DE INVENTAR é financiado pela Lei Paulo Gustavo/SEDAC (Edital 16)
13 de novembro e 14 de novembro | Quarta e quinta | 10h e 15h
Estreia do espetáculo teatral para crianças BAMBU BAMBÁ
Onde: Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
ENTRADA GRATUITA mediante solicitação de ingressos e/ou informações pelo link https://linktr.ee/BambuBamba
Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE RETOMADA 2023 – TEATRO
14 de novembro de 2024 (quinta, 16h30)
Encontro reflexivo “Seres Estéticos: Sentidos Sensíveis para Primeiras Infâncias Diversas.”
Onde: Teatro Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)
Encontro sobre a relevância dos espaços imaginários na construção de valores e emoções vinculados à diversidade, à autoestima e ao estabelecimento de laços de pertencimento no que concerne a vivências infantis em situações diaspóricas, que tem como palestrantes Viviane Juguero, Jessé Oliveira, Kathy Perkins e representantes de instituições de imigrantes.
ENTRADA GRATUITA
Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE RETOMADA 2023 – TEATRO
Fonte: Redação