Intitulada Zonas de Neblina, a atividade contará com 15 encontros online, realizados de setembro de 2024 a março de 2025, com aulas ministradas ao vivo por profissionais do Brasil e do exterior que buscam percursos e desdobramentos possíveis da criação artística em um mundo cada vez mais complexo
O Instituto Ling oferece gratuitamente ao público Zonas de Neblina, uma formação em Arte e Tecnologia online, com 15 encontros ministrados ao vivo por profissionais do Brasil e do exterior que buscam percursos e desdobramentos possíveis da criação artística em um mundo cada vez mais complexo. A programação conta com a curadoria de Laura Cattani e de Munir Klamt, do Instituto Cultural Torus, para investigar novos caminhos, desafiando as fronteiras tradicionais e oferecendo novas possibilidades de interação e criação.
Serão quatro módulos diferentes, realizados de setembro de 2024 a março de 2025, com aulas sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h. O primeiro, intitulado Colaborações interespécies e novas cognições, está com inscrições abertas no site www.institutoling.org.br.
A aula inaugural será no dia 23 de setembro, focada em conexões entre humanidade, natureza, e tecnologia no campo da arte, com condução de Jens Andermann, professor titular de Humanidades na Universidade de Nova York, onde pesquisa e escreve sobre artes, extrativismo, memória e sobrevivência no Atlântico Sul. Depois, no dia 30 de setembro, o físico mexicano Daniel Acosta Avalos, que estuda orientação magnética de insetos sociais, mecanismos de orientação magnética em microrganismos e efeito fotoacústico em materiais magnéticos e biológico, falará sobre novos sentidos na arte, sentidos não-consensuais, magnetopercepção e artistas-ciborgue. O encerramento do módulo de abertura será em 7 de outubro, tendo como tema a bioarte e suas implicações políticas, sociais, culturais e éticas, com a artista portuguesa Marta de Menezes que, desde os anos 90, explora a interseção entre arte e biologia em vários países.
Os detalhes dos próximos módulos serão anunciados em breve, no site do Instituto Ling, com assuntos que envolvem arte, ciência, natureza e tecnologia. Os inscritos podem optar por participar de um ou mais módulos. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação.
Essa é a terceira edição da Formação em Arte + Tecnologia promovida pelo Instituto Ling. O projeto estreou em 2021 e, em cada formação, explorou conceitos e distintas pesquisas nas áreas principais que dão título ao projeto. No primeiro ano, a iniciativa foi realizada em colaboração com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc. Depois, em 2023, a segunda edição foi realizada em parceria com o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), do Museu do Amanhã.
O projeto é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
Sobre os Curadores:
Laura Cattani é artista, curadora e pesquisadora, doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS com doutorado-sanduíche na UPJV, na França, e pós-doutorado no PPGAV/UnB. É integrante do Grupo de Pesquisa Apagamentos da Memória na Arte – CNPq. Atua em projetos de arte no Brasil e no exterior, tendo recebido diversos prêmios. Fundadora do Instituto Cultural Torus, atua como agente cultural. Foi curadora adjunta da 13ª Bienal do Mercosul.
Munir Klamt é artista, curador e pesquisador, doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, com tese premiada no Capes 2017 e pós-doutorado pelo PPGAV/UnB. É professor no Instituto de Artes da UFRGS e compõe o comitê curatorial do MARGS. É coordenador da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo e foi curador adjunto da 13ª Bienal do Mercosul.
Mais sobre os ministrantes do primeiro módulo:
Jens Andermann é também editor do Journal of Latin American Cultural Studies e da série de livros SubAtlantic: Latin American, Caribbean, and Luso-African Ecoologies.
Daniel Acosta Avalos é formado pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, com mestrado e doutorado em Ciências pelo CINVESTAV-IPN. Pesquisador no CBPF-MCTIC, Rio de Janeiro, atua em Biofísica e Fotoacústica.
Marta de Menezes é formada em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa e tem mestrado pela Universidade de Oxford. É diretora da Cultivamos Cultura, instituição líder em arte experimental em Portugal, e da Ectopia, que facilita a colaboração entre artistas e cientistas.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO ONLINE
Formação em Arte + Tecnologia | Zonas de Neblina
Módulo I – Colaborações interespécies e novas cognições
23 de setembro – Aula magna Além da paisagem: artes inespecíficas, natureza e tecnologia, com o professor Jens Andermann
30 de setembro – Outros sentidos, com o físico Daniel Acosta Avalos
7 de outubro – Alianças complexas: arte e novas naturezas, com a artista Marta de Menezes
Sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h, ao vivo, pelo Zoom
Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br
Observações:
Serão 15 encontros online, realizados através da plataforma Zoom, divididos em quatro módulos, no período de setembro de 2024 a março de 2025, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. Os próximos módulos serão divulgados em breve. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação. O certificado será emitido após o término de cada módulo.
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
Fonte: Redação