Forró pé-de-serra: pernambucano Wagner Albino explora gênero musical no single “Um Xote Mais Eu”

Pics Música e Cultura | Forró pé-de-serra: pernambucano Wagner Albino explora gênero musical no single
Crédito: Diego Leon (Egibo Filmes)

O single foi inspirado na frustração pessoal do artista de não conseguir curtir noites de forró em Recife com sua esposa. A mesma proposta sonora desta música será trabalhada por ele em EP previsto para ser lançado até dezembro deste ano

Você e sua companheira querem ter um momento como casal, mas a correria do dia a dia não permite, e como resultado vem a frustração. No caso do pernambucano Wagner Albino o desânimo pela falta de oportunidade de viver noites de forró em Recife com sua esposa acabou em música, na composição do forró pé-de-serra “Um Xote Mais Eu”, “Nossos horários não estavam se batendo. Então, pensando nisso, antes de dormir, me veio essa canção praticamente pronta.”, descreveu ele. 

Ouça aqui: Spotify
Assista aqui: YouTube

É fundamental dizer que o single é uma das partes do EP com o qual o artista trabalhará o mesmo gênero musical, algo que estava sendo planejado já algum tempo. “É EP voltado para o forró pé-de-serra, trazendo elementos sonoros mais atualizados, com batidas eletrônicas e efeitos. Por sua vez, estes lançamentos fortalecem esse gênero musical dentro do cenário musical nacional na atualidade. Gênero esse que é tão marcante na cultura nordestina e brasileira.”, disse Wagner.

Um Xote Mais Eu” retrata o desejo latente de um rapaz que quer apenas curtir uma noite de forró com sua garota. “Assim, ele vai desenvolvendo o desejo de ter esse momento gostoso de dança com ela, detalhando os sentimentos prazerosos que eles terão dançando. Dessa forma a música também pode levantar uma reflexão sobre como a dançar faz bem, mas também como ela pode contribuir para a manutenção das relações amorosas, proporcionando momentos felizes no meio dessa vida extremamente corrida e ocupada de hoje em dia. Então, nesse contexto, eu trago o xote, que é um dos subgêneros mais lento e ‘balançado’ do forró Pé-de-serra, como a ferramenta central dentro do contexto da canção para trazer momentos felizes.”, refletiu Wagner.

Wagner Albino é o intérprete vocal, o compositor e violonista de “Um Xote Mais Eu”. A letra tem colaboração de Antônio Regueira, um dos seus parceiros musicais, que divide a produção musical com Vinicius de Farias (Vini), sanfoneiro e músico formado pela UFPE, que, além da construção dos arranjos, gravou a sanfona, backing vocal, beats, efeitos de teclas, baixo e efeitos. Pablo Ferraz é outro nome da ficha técnica, responsável pela zabumba e triângulo.

Todo este experimento musical e artístico já está disponível em todas as plataformas de streaming, como Spoitfy, YouTube, Deezer, e outros tocadores. O EP “Vem dançar Mais Eu”, ao qual esta música é uma das faixas, está programado para ser lançado até dezembro deste ano.

Continua após a publicidade

Sobre Wagner Albino
Nasceu em Paudalho e vive hoje em Camaragibe, ambas cidades pernambucanas. É cantor, compositor e guitarrista, tem 39 anos e atua como músico desde os 14. Como integrante de projetos musicais, pisou em palcos de mais de cinco estados brasileiros, entre eles o Festival de Inverno de Garanhuns-PE, Centro Cultural BNB-CE, Festival Demosul-PR, Festival Pernambuco Nação Cultural-PE, Festival PreAMP-PE, Festival de Verão da Várzea-PE, Festival Guaiamum Treloso Rural-PE. Com a banda Projeto Armazém, foi campeão da 1ª edição do Festival Som na Arena Pernambuco (2016), e na mesma ocasião venceu a mostra competitiva como guitarrista do grupo. Já com o cantor Albino Baru, venceu a 2ª edição do festival. Wagner Albino participou de programas locais da TV Globo, TV Jornal e em outros estados, em entrevistas em rádios pernambucanas como Rádio Folha, Rádio Pública, Frei Caneca FM, e outras. Recentemente, divulgou seus lançamentos solo em podcasts.

A discografia solo de Wagner Albino começou em 2021 com o single “O Ser do Amor”, e em 2022 lançou seu EP de estreia, “Nosso Ouro”, que Wagner define a faixa título como aquela “que fala sobre a importância de se sentir completo fazendo o seu ofício”. Ele também disponibilizou clipes no YouTube, dentre eles versões voz e violão ao vivo das canções do EP. Os lançamentos resultaram na indicação do EP ao 12º Prêmio Da Música Pernambucana, nas categorias de Melhor Álbum de MPB Cantor e Melhor Videoclipe de MPB, com o single “O Ser Do Amor”.

FICHA TÉCNICA:
Letra – Wagner Albino, Antônio Regueira
Música – Wagner Albino
Voz/violão – Wagner albino
Sanfona, Backing vocal, beats, efeitos de teclas, baixo, efeitos – Vinicius de Farias
Zabumba e triângulo – Pablo Ferraz
Produção musical e arranjos – Vinícius de Farias
Direção musical – Antônio Regueira

Siga Wagner Albino
Instagram – YouTube – Spotify – Facebook

Fonte: Redação

Conteúdo Patrocinado