Michel Zózimo, Gabriela Motta e Mônica Zielinsky se reúnem para bate-papo e lançamento do catálogo da exposição Livro Verde, no Instituto Ling

Pics Música e Cultura | Michel Zózimo, Gabriela Motta e Mônica Zielinsky se reúnem para bate-papo e lançamento do catálogo da exposição Livro Verde, no Instituto Ling
Crédito: Maciel Goelzer

Na conversa, marcada para o dia 19 de agosto, segunda-feira, às 19h, o artista, a curadora e a pesquisadora comentam as relações entre os processos de produção do catálogo e da exposição, que conta com 17 obras inéditas desenvolvidas por Zózimo, incluindo desenhos, uma colagem e um livro de artista

O artista Michel Zózimo, a curadora Gabriela Motta e a pesquisadora Mônica Zielinsky se reúnem no Instituto Ling no dia 19 de agostosegunda-feira, às 19h, para um bate-papo e o lançamento do catálogo da exposição Livro Verde, que está em cartaz na galeria do centro cultural em Porto Alegre. Na conversa, eles comentam as relações entre o processo de  produção do catálogo com a mostra, que apresenta 17 obras inéditas produzidas recentemente por Zózimo, incluindo 15 desenhos detalhados de animais, plantas e elementos da natureza, além de uma colagem manual com recortes retirados de antigas enciclopédias de ciências naturais e um livro de artista, que pode ser folheado durante a visitação.

O catálogo conta com um texto curatorial e verbetes inéditos de Gabriela, criados a partir da convivência com Zózimo e da análise de suas obras, além de reproduções de todos os trabalhos expostos na galeria do Instituto Ling. O bate-papo tem entrada franca, mediante inscrição prévia em www.institutoling.org.br. Na ocasião, o catálogo será distribuído gratuitamente para todos os participantes.

Nascido em Santa Maria, em 1977, e atualmente residindo e lecionando na capital gaúcha, Michel sempre se interessou pelos livros e pelas possibilidades do meio impresso, utilizando páginas como suporte para seus desenhos e criações. Os livros antigos, em especial as enciclopédias, fazem parte de uma espécie de obsessão dele ao lado de outros interesses, como as ciências das coisas impossíveis.

Nos 15 desenhos criados em papel algodão para a mostra, Zózimo apresenta animais e plantas reais desconstruídos em diferentes arranjos e escalas. Outro destaque da exibição é a colagem com 80cm de altura e mais de 1 metro de extensão criada pelo artista. A obra, que ganhou o título de Embrionários, foi construída a partir de recortes precisos de uma infinidade de seres vivos, como animais vertebrados e invertebrados, plantas, fungos, aves, peixes, répteis e insetos fosforescentes, retirados de aproximadamente 25 volumes da enciclopédia Conhecer.

PUBLICIDADE

A exposição fica em cartaz até o dia 11 de outubro, com visitas livres de segunda a sábadodas 10h30 às 20h, e a possibilidade de visitas com mediação para grupos, com agendamento prévio e sem curso pelo site. A realização é do Instituto Ling e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Crown Embalagens.

Mais sobre o artista
Michel Zózimo é doutor em Artes Visuais pelo IA da UFRGS e professor do Colégio de Aplicação da UFRGS. Tem dois livros publicados através de Prêmios de Incentivo à Produção Crítica da FUNARTE e, em 2011, recebeu o Prêmio Residência Artística do PECCSP no Hangar, em Barcelona. Entre suas principais mostras estão o Programa de Exposições do Centro Cultural de São Paulo (2010); Rumos Artes Visuais (Itaú Cultural, SP, 2011); Temporada de Projetos Paço das Artes (SP, 2012); 9ª Bienal do Mercosul (Memorial do Rio Grande do Sul, 2013); Festival Vídeo Brasil (SESC São Paulo, 2014); Soft Cover Revolution (Fundación Arte Vivo Otero Herrera, Madri, 2015); RS XXI (Santander Cultural, Porto Alegre, 2017); e 36º Panorama da Arte Brasileira (MAM-SP, 2019). Em 2021, realizou a individual O nome vem depois, com curadoria de Lilia Schwarcz, na Sé Galeria, e, em 2023, participou do Artist-in-residence Programm des Salzburger Kunstvereins, produzindo a publicação de artista BERG.

Sobre a curadora
Gabriela Kremer Motta nasceu em Pelotas (1975). É pesquisadora, crítica, curadora em artes visuais e professora adjunta no DAV-UFRGS. Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado junto ao PPGAV – UFPEL, na qual propunha a criação de vinhetas radiofônicas sobre arte contemporânea aproximando as noções de performance e curadoria. Como curadora, realizou projetos em diversas instituições, tais como Fundação Iberê Camargo, MACRS, MAC Niterói, Itaú Cultural e SESC Santa Catarina, entre outras. Também teve artigos publicados em livros, catálogos e anais. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa Documentação como preservação – a arte contemporânea no museu.

PUBLICIDADE

Sobre a convidada
Mônica Zielinsky é professora titular da UFRGS, no Instituto de Artes e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Doutora em Artes Plásticas e Ciências da Arte pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne, foi coordenadora do projeto de catalogação da obra de Iberê Camargo e do Setor de Catalogação e Pesquisa na Fundação Iberê Camargo (2000-2015), onde participou como co-curadora da exposição inaugural da instituição. Realizou diversas curadorias no Brasil e exterior, como A gravura de Iberê Camargo em expansão, no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo, 2007); a exposição inaugural da Fundação Iberê Camargo – Iberê Camargo – Moderno no limite, 1914-1994, em coautoria (Porto Alegre, 2008); Quero outros espaços – A obra de Heloísa Schneiders da Silva, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul ( Porto Alegre, 2009); Les cyclistes et d’ autres variations, no Museu de Belas-Artes de Bordeaux (França, 2005); entre outras. Como pesquisadora, destacam-se as publicações: Iberê Camargo – Catálogo Raisonné (CosacNaify, 2006) e o texto L´ historiographie de l ‘art brésilien à la recherche de sa place, na Revista Perspective 2013, do Institut National d’Histoire de l’Art (Paris, França), entre outras.

SERVIÇO:
Lançamento do catálogo da exposição Livro Verde – Michel Zózimo
Com bate-papo entre o artista Michel Zózimo, a curadora Gabriela Motta e a pesquisadora Mônica Zielinsky
Dia 19 de agosto, segunda-feira, à 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Na ocasião, o catálogo será distribuído gratuitamente a todos os participantes

A exposição fica em cartaz até o dia 11 de outubro, com visitação gratuita de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h

Além das visitas livres, é possível agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br/visite

Informações úteis:
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE