Centro Regional de Cultura de Rio Pardo recebe encontros em ateliê com oficinas gratuitas de arte, cultura e educação abertas à comunidade

Pics Música e Cultura | Centro Regional de Cultura de Rio Pardo recebe encontros em ateliê com oficinas gratuitas de arte, cultura e educação abertas à comunidade
Crédito: Jaques Machado

Os encontros acontecem de 17 de agosto a 14 de dezembro, sempre aos sábados, às 15h. Nas atividades, os participantes são convidados a utilizarem diferentes linguagens, como pintura, colagem, desenho e escultura, para exercitarem o autoconhecimento e expressarem a si mesmos através de propostas artísticas

O projeto Encontros em Ateliê: arte, cultura e educação como forma de expressão de si começa a receber o público em geral com oficinas que convidam os participantes a utilizarem diferentes linguagens, como pinturacolagemdesenho e escultura, para exercitarem o autoconhecimento e expressarem a si mesmos através de propostas artísticas. A primeira atividade acontece neste sábado, dia 17 de agosto, às 15h, durante a VII Feira Cultural do Centro Regional de Cultura de Rio Pardo, com entrada franca.

Os Encontros em Ateliê seguem até o dia 14 de dezembro, recebendo o público sempre aos sábados, às 15hgratuitamente. As atividades são conduzidas pelo psicólogo e arte-educador Jéferson Diogo de Oliveira Santos, e pelos educadores que estão na formação em ateliê, oferecendo experiências e vivências em diferentes linguagens artísticas e expressivas.

É um espaço comunitário em que o público pode ter um momento de criação e de expressão artística. Nosso objetivo é criar um local de acolhimento em que as pessoas se sintam seguras para lidar com as suas emoções, principalmente nesse momento pós-enchente. A voz da comunidade muitas vezes não é ouvida e, através das artes – seja de uma pintura, uma escultura ou numa dança – a gente consegue expressar isso“, explica Jéferson.

PUBLICIDADE

Mais sobre o projeto
Profissionais que atuam nas áreas de educação, saúde e assistência social têm participado das aulas do projeto desde o dia 6 de julho, com uma imersão em diversos temas e técnicas que envolvem arte, cultura e educação. Além dos encontros conduzidos por Jéferson, que mostram as artes como ferramenta geradora de potência nos sujeitos, utilizando linguagens em ateliê como pintura, colagem, desenho e escultura, os participantes ainda terão aulas teóricas e práticas sobre teatrodança e narrativas indígenas ministradas, respectivamente, pelos educadores convidados Xandre MartinelliLila Ramos Onório Isaias de Moura, além de oficinas sobre acessibilidade com Vinicius Martins Flores ensinando sobre LIBRAS Mimi Aragon sobre audiodescrição.

A intenção é que as vivências oportunizadas nos encontros e os conhecimentos adquiridos em aula possam ser replicados posteriormente em diferentes trabalhos com a comunidade. “Alunos de psicologia, por exemplo, podem levar a experiência para atividades de psicologia social e comunitária. Agentes de saúde podem usar os recursos para se aproximar das famílias e das crianças que atendem, e pessoas que já atuam como educadores podem ampliar seu repertório. O mesmo é válido para a população em geral, que está atuando de maneira voluntária em abrigos, que pode usar os conhecimentos para acolher os atingidos pelas enchentes“, completa o coordenador do projeto.

PUBLICIDADE

Ao final do ano, haverá ainda uma exposição com os resultados dos trabalhos feitos no semestre, aberta para visitação no Centro Regional de Cultura de Rio Pardo. O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

SERVIÇO
Encontros em Ateliê: arte, cultura e educação como forma de expressão de si
Oficinas abertas à população, de 17 de agosto a 14 de dezembro, sempre aos sábados, às 15h (exceto nos feriados dos dias 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro)
Ministradas pelo psicólogo e arte-educador Jéferson Diogo de Oliveira Santos e pelos educadores inscritos no curso

Entrada franca

Centro Regional de Cultura de Rio Pardo (Rua Andrade Neves, 679 – Auxiliadora – Rio Pardo/RS)

Classificação etária: Livre (crianças devem estar acompanhadas de seus responsáveis)

Informações para a Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE