Evento com entrada franca promoverá discussões importantes e bem-humoradas sobre pautas atuais
Primeiro encontro acontece dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h, no auditório do centro cultural, para debater o voluntariado após as enchentes no Estado, recebendo três convidadas que atuam na área: a psicóloga e professora Caroline Damazio, a internacionalista Mariana Serra e a artista Qex Bittencourt.
Jornalista, radialista e apresentadora de televisão brasileira há mais de 40 anos, Tânia Carvalho se une à atriz, diretora, professora e produtora de conteúdo Catharina Conte no projeto Ling no Ponto, um programa de auditório para promover discussões importantes e bem-humoradas sobre pautas atuais, em encontros gratuitos no auditório do Instituto Ling. A estreia será no dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h, e terá como tema o voluntariado e suas motivações, a partir das ações desenvolvidas no Rio Grande do Sul após as enchentes que afetaram o Estado no último mês de maio.
Para enriquecer a conversa, foram convidadas três mulheres que atuam na área: a psicóloga e professora Caroline Damazio, voluntária no abrigo da FAPA e na organização de ações de voluntariado da UniRitter; Mariana Serra, internacionalista, idealizadora e cofundadora da VVolunteer; e Qex Bittencourt, artista e coordenadora do projeto de voluntariado Olhar para Infância.
A entrada é gratuita, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras).
Gaúchas de diferentes gerações, as apresentadoras trarão suas experiências em diversas áreas de atuação para os bate-papos. Enquanto Tânia levará sua personalidade inquieta e curiosa para o palco, Catharina mostrará para o público seu olhar às vezes transgressor, às vezes cômico, e sempre crítico sobre a realidade, a partir do mesmo ponto de partida: ser uma mulher.
A programação abordará ainda outros assuntos provocativos, sempre com a contribuição de especialistas. O segundo encontro já tem data marcada: será no dia 18 de setembro, tendo como pauta as famílias contemporâneas e as suas novas configurações, com participação de Helen Barbosa dos Santos, psicóloga com pós-graduação em Psicologia Social pelo NUPSEX/UFRGS; Maria Berenice Dias, advogada especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famílias e Sucessões; e Nina Fola, Cientista Social, Mestra e Doutoranda em Sociologia, além de cantora, percussionista e militante social antirracista. As inscrições também já estão abertas no site do Instituto Ling.
O projeto tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.
Mais sobre as apresentadoras
Catharina Conte formou-se em Teatro (UFRGS) e Produção Audiovisual (PUC-RS). Iniciou sua carreira aos nove anos de idade e, desde então, atuou em diversos espetáculos de teatro (premiada como melhor atriz revelação no Prêmio Açorianos por Como Sobreviver ao Fim do Mundo), curtas-metragens, comerciais, longas-metragens e como dubladora. Já teve trabalhos apresentados em Portugal, Brasil, Nova York e Londres.
Tânia Carvalho foi a primeira apresentadora do programa Jornal do Almoço, na TV Gaúcha (atual RBS TV), lançado em março de 1972 e no ar até hoje. Também foi apresentadora e âncora de diversos programas de televisão e rádio da RBS, incluindo os programas Gurias de Quinta e Café TVCOM, na emissora TVCOM. Participa do programa Gaúcha Comportamento, comentando sobre literatura, todos os sábados, na Rádio Gaúcha.
Sobre as convidadas
Caroline Damazio é professora em tempo integral na UniRitter. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda pela mesma instituição, possui vasta experiência tanto na prática clínica quanto na saúde pública. Atuou como apoiadora institucional na Cooperação Interfederativa para o enfrentamento do HIV/AIDS no Rio Grande do Sul, com foco em promover ações de combate à epidemia em 15 municípios prioritários, responsáveis por cerca de 67% dos casos de HIV/AIDS no estado. É mestra em Saúde Coletiva pela UFRGS e foi tutora do projeto de pesquisa “Estudo sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no Rio Grande do Sul: avaliação e implantação.” Além de sua atuação acadêmica, exerce a profissão de psicóloga clínica desde 2016, e também é integrante da ACMUN (Associação Cultural de Mulheres Negras).
Mariana Serra entrou para a lista de “30 abaixo de 30”, da revista Forbes, como uma das jovens mais promissoras do Brasil. Formada em Relações Internacionais pela ESPM e especializada em Negócios Sociais pela ACUMEN (EUA), antes de criar a VVolunteer, foi relações institucionais da Andrade Gutierrez, além de assistente do Ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, contribuindo para o desenvolvimento de papers focados em geopolítica e comércio exterior. Desde muito jovem atuando como voluntária, coordenou respostas sociais e humanitárias em mais de 20 países, em conflitos e crises emergenciais. É também coautora do livro Jovens Empreendedores, líderes do Brasil que dá certo, da editora Leader, palestrante do TEDx e professora de pós-graduação da PUCRS Online.
Qex Bittencourt é estudante de psicologia, do sétimo semestre, formada em Licenciatura em Teatro (UFRGS 2015), com Mestrado em Artes Cênicas (2019). Trabalha com endomarketing e comunicação interna e, no último ano, desenvolveu um trabalho de Gestão de Pessoas junto a Conexão Psi, clínica-escola da qual se aproximou como estagiária. É cofundadora do projeto Olhar para a Infância, que visa minimizar os impactos psicológicos e emocionais das crianças abrigadas após as enchentes no Rio Grande do Sul através do atendimento especializado e da cultura.
SERVIÇO
LING no Ponto – Voluntariado: do altruísmo ao caos
Apresentado por Catharina Conte e Tânia Carvalho, com as convidadas Caroline Damazio, Mariana Serra e Qex Bittencourt
Dia 14 de agosto, quarta-feira, às 19h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante inscrição no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural
Duração: 2h
Observações
O Instituto Ling está empenhado em proporcionar uma experiência acessível e inclusiva a todos os seus visitantes. Esta programação oferece a possibilidade de contratação de intérprete de Libras. Quem precisar do serviço pode sinalizar no formulário de inscrição.
Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.
Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação