Ateliê Pucrs Cultura recebe o Sarau da Enchente

Pics Música e Cultura | Ateliê Pucrs Cultura recebe o Sarau da Enchente
Crédito: Isabelle Rieger

Evento gratuito e aberto ao público realizará a leitura de relatos pessoais da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul

No dia 22 de agosto, quinta-feira, o Ateliê PUCRS Cultura promove o Sarau da Enchente. O evento realizará a leitura de textos do Diário da Enchente (diariodaenchente.poa.br), que reúne relatos de diversas pessoas sobre a enchente de maio de 2024.

O evento terá a participação da atriz Manoela Wunderlich, que fará a leitura dramática de um dos textos, e do músico Jei Silvanno, com músicas autorais e clássicos nacionais e internacionais, como Caetano Veloso e Bob Dylan.

PUBLICIDADE

Haverá, ainda, projeção de imagens da enchente, clicadas pelos fotógrafos André Ávila, Eduardo Seidl, Isabelle Rieger, Morgana Mazzon e Ramiro Sanches, que colaboraram com o projeto.

O evento é gratuito e aberto ao público. Acontecerá das 19h30 às 21h15, no espaço físico do Ateliê PUCRS Cultura, localizado no térreo do Prédio 30, na Escola Politécnica do Campus da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681).

O Diário da Enchente surgiu em maio de 2024, por iniciativa dos jornalistas Luís Felipe dos Santos e Raphaela Donaduce Flores. Ao longo de quase dois meses, foram publicados diariamente relatos enviados por pessoas que vivenciaram a catástrofe que desabrigou milhares e matou mais de uma centena no Rio Grande do Sul, formando um grande repositório que visa a preservação da memória coletiva do estado.

O projeto é inspirado no Diário da Pandemia (diariodapandemia.blogspot.com), de 2020, iniciativa da escritora Julia Dantas. A autora assina o primeiro relato do Diário da Enchente – “A Casa Alagada”, publicado no dia 16 de maio de 2024.

PROGRAMAÇÃO 
19h30: apresentação do projeto Diário da Enchente 
19h40: Leitura dramática, por Manu Wunderlich 
19h50 – 20h30: Leitura de seleção de textos do Diário da Enchente (pelos próprios autores)
20h30 – 20h45: Espaço aberto para leitura de outros textos relacionados às enchentes
20h45 – 21h15: Canja musical de Jei Silvanno

SOBRE OS IDEALIZADORES
Raphaela Donaduce Flores é jornalista, especialista em Gestão Cultural e Comunicação Empresarial e graduanda no curso de Escrita Criativa. Desde 2011, está à frente da Dona Flor Comunicação, agência que presta serviços de assessoria de imprensa e produção de conteúdo.

Luís Felipe dos Santos nasceu em 1985, é jornalista formado pela UFRGS, marido da Renata e pai da Morgana e do João Pedro. Trabalha com jornalismo digital há vinte anos. Tem passagens por veículos como Terra, Piauí e Aos Fatos. Hoje, é coordenador digital em GZH.

SOBRE OS ARTISTAS
Jei Silvanno é cantor e compositor porto-alegrense. Nesta nova fase da vida, se dedica a um show literalmente solo, acompanhado de violão, harmônica, piano e bumbo. Em 2024, lançará um novo single e videoclipe, além do seu primeiro EP, ambos gravados em Buenos Aires, no clássico estúdio ION.

Manoela Wunderlich é atriz, professora de teatro e produtora cultural. Licenciada em Teatro pela UFRGS e com formação na pedagogia de Jacques Lecoq pela Escola Internacional Berty Tovías, em Barcelona. É atriz fundadora do Grupo Cerco e gestora do Espaço Cerco Cultural desde 2018. Trabalha há mais de 20 anos na área da cultura, participando de projetos em teatro, cinema, TV e publicidade.

SERVIÇO:
O quê: Ateliê PUCRS Cultura – Sarau da Enchente
Data: 22 de agosto (quinta-feira)
Horário: Das 19h30 às 21h15
Local: Ateliê PUCRS Cultura – Térreo do Prédio 30
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço
Faixa Etária: A partir de 16 anos

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação