Exposição A Porto Alegre dos Alemães celebra os 200 anos da chegada dos primeiros povos de origem germânica no Rio Grande do Sul

Pics Música e Cultura | Exposição A Porto Alegre dos Alemães celebra os 200 anos da chegada dos primeiros povos de origem germânica no Rio Grande do Sul
Crédito: Divulgação Centro Cultural 25 de Julho

A mostra, com pesquisa da historiadora Karina dos Reis Kerpen e expografia de Viviane Soares, aborda as transformações e as contribuições geradas pelos imigrantes de fala alemã na capital gaúcha e pode ser visitada com entrada franca, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, até outubro

No ano em que se comemora o Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, o Centro Cultural 25 de Julho recebe a exposição A Porto Alegre dos Alemães: um panorama da cidade a partir da presença teuta. A mostra foi elaborada através da pesquisa da historiadora Karina dos Reis Kerpen e conta com expografia de Viviane Soares para abordar as transformações e as contribuições geradas pelos imigrantes de fala alemã na capital gaúcha, desde as atuações militares em importantes conflitos do século XVIII e XIX, chegando à metade do século XX.

Com painéis explicativos, imagens e objetos, a exibição busca pontuar os principais marcos históricos do processo que culminou com o estabelecimento definitivo de 39 imigrantes alemães em território nacional, no dia 25 de julho de 1824.
Simultaneamente, a mostra tem por objetivo costurar essa trajetória com itens históricos que são testemunha deste que foi um dos acontecimentos mais transformadores da vida cultural, social, econômica, religiosa e política do nosso Estado e do nosso país. A exposição tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábadosdas 9h às 18h, até o dia 31 de outubro.

PUBLICIDADE

Com a exposição, buscamos recontar a trajetória dos alemães na capital e proporcionar a visualização de importantes marcos e expoentes.
Seguramente esta história é infinitamente mais rica, complexa e profunda do que poderíamos abarcar nessa mostra, contudo, queremos deixar aqui nossa intenção de contribuir para o registro dos feitos da nossa comunidade germânica que tanto fez ao forjar o passado da nossa cidade, do nosso Estado, que enriquece nosso presente e impulsiona nosso futuro“, destaca Susana Fröhlich, presidente do centro cultural.

A mostra foi inaugurada no último dia 18 de julho, data exata em que foram completados 200 anos da chegada dos primeiros povos de origem germânica em Porto Alegre, antes de se estabelecerem definitivamente no Vale dos Sinos. A iniciativa tem financiamento via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e realização do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, com patrocínio da Aços Favorit e da STIHL e parceria do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã e da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil.

Sobre o Centro Cultural 25 de Julho
Nomeado em referência e reverência a 25 de julho de 1824, considerada a data oficial de chegada dos primeiros imigrantes alemães em solo gaúcho, a instituição surgiu em agosto de 1951, inicialmente em uma primeira sede alugada na avenida Cristóvão Colombo. Pouco tempo depois, em 1960, inaugurou sua casa própria, construída em terreno adquirido da chácara da família Petersen, onde a instituição permanece até hoje, na Rua Germano Petersen Júnior, 250, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre.

O projeto teve apoio inicial, entre outros, de todos os filhos de A. J. Renner, inclusive o próprio, além de muitos empresários, políticos, intelectuais, padres e pastores, todos de origem alemã. O envolvimento das empresas Renner na capital com os migrantes provenientes do interior já vinha acontecendo há mais tempo: um grupo de homens vinha se reunindo no refeitório da Fábrica Renner e também na Igreja da Paz, com apoio do Pastor Schlieper, para resgatar o antigo e outrora silenciado Sängerbund Eintracht que, com a fundação do centro cultural, se transformou no Coro Masculino 25 de Julho, que existe até hoje.

Além do coro masculino, a instituição mantém atualmente outro grupos culturais em atividade, que surgiram ao longo das últimas sete décadas: o grupo vocal Expresso 25, o grupo de canto feminino Femina Vox 25, o Grupo de Amizade Flamboyant, o grupo de danças folclóricas Tanz Mit Uns, o grupo vocal Upa!, e o projeto Gira-Arte, que com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, oferece à comunidade diferentes modalidades artísticas para formação de crianças e jovens, incluindo instrumentos, artes visuais e teatro de bonecos, com concessão de bolsas de estudo gratuitas para alunos das escolas públicas vizinhas.

SERVIÇO
Exposição A Porto Alegre dos Alemães: um panorama da cidade a partir da presença teuta
Curadoria: Karina Kerpen
Expografia: Viviane Soares
Período de visitação: de 18 de julho a 31 de outubro de 2024
Horários: de segunda a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/ RS)
Entrada franca

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Realização: Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre
Patrocínio: Aços Favorit e Stihl
Parceria: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Comissão Estadual do Bicentenário da Imigração Alemã e da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE