Fábio Petry celebra 15 anos de trajetória com a exposição Paisagem Lírica, no Centro Municipal de Cultura de Gramado

Primeira individual do artista abre no dia 3 de agosto, às 11h, e pode ser visitada até o dia 30 do mesmo mês

Médico anestesista há mais de 30 anos, a fotografia também ocupa um lugar especial na vida de Fábio Petry. Como guardião da vida do paciente durante procedimentos cirúrgicos, ele leva para atrás das lentes o poder do equilíbrio e a atenção aos detalhes. Um olhar apurado. Sensibilidade.

Ao longo de 15 anos, Petry reuniu aproximadamente 100 mil fotografias, e, agora, um pequeno recorte será exibido em sua primeira exposição individual, que abre no dia 3 de agosto (sábado), no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, em Gramado. Um desafio gigantesco para o curador Fábio André Rheinheimer, que selecionou 18 imagens de paisagens em um momento poético, muito bem elaborado, potente e minimalista para Paisagem Lírica.

PUBLICIDADE

Sua pesquisa prima por detalhes e ângulos inusitados, que muito se aproximam do minimalismo, uma tendência em voga nas artes visuais entre os anos de 1950 e 1960, especialmente desenvolvida em Nova Iorque.

Explorando a transversalidade entre técnicas, especialmente a interação entre a pintura e a escultura, o minimalismo é isento de mensagens ou elementos interpretativos e, portanto, se apresenta despido de emoções, metáforas ou ideias pré-estabelecidas a serem decodificadas pelo espectador. O minimalismo de Petry explora a luz e a sombra, cores contrastantes e tons neutros, bem como linhas, que, associadas às formas geométricas, definem a composição final.

O artista procura fugir do lugar comum – o que nem sempre é possível – “com composições ajustadas para destacar o que quero mostrar”, destaca o artista. Quando questionado pela restrita, porém elegante cartela de cor de seu trabalho, ele destaca: “É inegável meu interesse pela fotografia em preto e branco, que sempre me inspirou graças aos fotógrafos clássicos como Cartier-Bresson, Elliot Erwitt, Vivan Maier, Ansel Adams, Robert Doisneau, Sebastião Salgado e tantos outros. Dentro desta perspectiva, procuro os detalhes, as minúcias menos óbvias, os ângulos inusitados”.

SERVIÇO
O que: Exposição Paisagem Lírica
Artista: 
Fábio Petry
Curadoria: Fábio André Rheinheimer
Onde: Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen (Rua Leopoldo Rosenfeld, 818 – bairro Planalto – Gramado/ RS)
Abertura: 3 de agosto | Sábado | 11h
Visitação: 5 a 30 agosto | Segunda a sexta | 08h às 11h30, e das 13h30 às 17h30
Entrada gratuita

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral