Lojas criativas do Instituto Ling, CCMQ, Fundação Iberê e MARGS se reúnem para evento coletivo de arte e design

Pics Música e Cultura | Lojas criativas do Instituto Ling, CCMQ, Fundação Iberê e MARGS se reúnem para evento coletivo de arte e design
Crédito: Elisa Crady
Pics Música e Cultura | Lojas criativas do Instituto Ling, CCMQ, Fundação Iberê e MARGS se reúnem para evento coletivo de arte e design
Crédito: Elisa Crady

Iniciativa acontece neste sábado, dia 13 de julho, das 12h às 20h, com entrada franca, no salão de eventos do Instituto Ling, reunindo artistas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul para expor produções de design têxtil, tricô artesanal, joias, gravuras e cerâmicas. 

A tarde especial ainda contará com lançamento solidário do livro Enchente em gente, às 16h, e show gratuito, do trio Cardamomo, às 17h, em celebração ao Dia Mundial do Rock

Instituto Ling recebe neste sábado, dia 13 de julho, o evento Abraço Criativo. A iniciativa, idealizada pela publicitária Elisa Crady, proprietária da loja de artigos de arte e design Pra Presente, reunirá 20 artistas do Rio Grande do Sul, com a curadoria de mais três lojas de instituições culturais amigas: a Andaime, da Casa de Cultura Mario Quintana; a Loja Iberê, da Fundação Iberê; e a Banca do Livro, do MARGS. O encontro acontece das 12h às 20h, com entrada franca.

Durante toda a tarde, artistas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul vão expor suas produções de design têxtil, tricô artesanal, joias e biojoias, gravuras e arte em madeira, bordado, fotos, cadernos artesanais, cerâmicas, fotocerâmica, cianotipia e feltragem em lã de ovelhas e muito mais. Entre os expositores confirmados estão Alessandra CasagrandeAnaiaiáAtelier Bia VerdiAtelier Greice BoffCostura BotânicaD´Armor JoiasDesignacionalEmanaFernanda ChemaleGrupo CanoaInsuaMarcos SanchesMartina BergerOSPam MagpaliPoeticáliasRaul CassouRoma e Tânia Schmidt. O evento ainda contará com a Moa Cafeteria, vendendo delícias para comer e beber.

A programação especial também inclui o lançamento, às 16h, do livro Enchente em gente, com 50 micro textos para macro denúncias de um tempo que não pode voltar. A obra da escritora e professora Cinthya Pinheiro Machado será lançada em prol do Abrigo emergencial 60+. Depois, às 17h, o espaço ainda receberá um show especial do trio de rock alternativo instrumental Cardamomo, em celebração ao Dia Mundial do Rock. Durante todo o evento, o público ainda poderá participar de uma rifa de uma peça doada pela artista plástica Juliana Bollini, com renda destinada à Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada.

O evento Abraço Criativo tem realização do Instituto Ling e da loja Pra Presente. O show do trio Cardamomo tem realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens.

SERVIÇO
Abraço Criativo: Pra Presente e Instituto Ling convidam Andaime (CCMQ), Loja Iberê (Fundação Iberê) e Banca do Livro (MARGS)
Dia 13 de julho, sábado, às 12h às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca

Programação paralela
16h – Lançamento do Livro Enchente em gente, de Cinthya Pinheiro Machado, em prol do Abrigo Emergencial 60+
17h – Show do trio Cardamomo em celebração ao Dia Mundial do Rock

Expositores e artistas participantes
Alessandra Casagrande: peças antigas garimpadas e ressignificadas
Anaiaiá: arte gráfica
Atelier Bia Verdi: designer têxtil, moda e casa
Atelier Greice Boff: tricô artesanal com fio italianos (mohair)
Costura Botânica: tons da natureza a partir de tingimentos naturais
D´Armor: jóias armadura que expressam a sua personalidade
Designacional: resignifica elementos da natureza
Emana: amuletos personalizados de reconexão e magia
Fernanda Chemale: transformando fotos
Grupo Canoa: ressignificando resíduos industriais em peças de design sustentáveis mostrando
Insua: joias contemporâneas
Marcos Sanches: gravuras e arte em madeira
Martina Berger: cerâmicas que contam histórias de infância
OS: cerâmica artesanal
Pam Magpali: restauradora de lixo, de coisas velhas
Poeticálias: biojoias a partir da arte botânica
Raul Cassou: artista plástico observador de aves, de animais e da natureza
Roma: cadernos artesanais feitos à mão
Tânia Schmidt: cerâmica, fotocerâmica, cianotipia e feltragem em lã de ovelhas

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas. 
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE