Samba do Quintana celebra um ano de seu lançamento com edição no domingo, 07 de julho

Pics Música e Cultura | Samba do Quintana celebra um ano de seu lançamento com edição no domingo, 07 de julho
Crédito: Julia Davila
Pics Música e Cultura | Samba do Quintana celebra um ano de seu lançamento com edição no domingo, 07 de julho
Crédito: Julia Davila

Como parte da retomada gradual da Casa de Cultura Mario Quintana após a enchente, evento retorna à Travessa dos Cataventos com as participações da banda residente, Thiago Ribeiro & Amigos, e da cantora Roberta Moura
Projeto com entrada franca tem como objetivo promover a cena do gênero e conta com curadoria da pesquisadora musical Bruna Paulin

Como parte da retomada gradual das atividades da Casa de Cultura Mario Quintana, que ainda permanece fechada ao público devido aos estragos causados pela enchente, o Samba do Quintana, promovido pela CCMQ, retorna à Travessa dos Cataventos no domingo, 07 de julho. Com programação gratuita e ao ar livre, a edição celebra um ano de seu lançamento com as performances da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos e a participação de Roberta Moura, a partir das 16h.

O projeto realizado pela CCMQ, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem curadoria da jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin. Lançado em junho de 2023, tem como objetivo promover mensalmente a cultura do samba e oferecer espaço para os compositores locais apresentarem suas obras, além de clássicos do gênero, através de formação de público e de cena. Ao entender que a casa é um espaço de fruição, mas também de formação e de experimentação artística, o Samba do Quintana se torna palco de músicos e musicistas experientes, atuantes, em colaboração com novos nomes da cena.

Evento já consolidado na agenda cultural da cidade, o Samba do Quintana dialoga com outros núcleos da CCMQ, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, com programação online e disponível no quarto andar da instituição.

O sucesso se confirma a cada nova edição. Em um ano de existência, o Samba mobilizou mais de 8.000 pessoas e promoveu o trabalho de 21 artistas locais, além de uma participação nacional. Para Germana Konrath, diretora da CCMQ, o Samba do Quintana já se consolidou no calendário da Casa de Cultura e da cidade como um ponto de encontro entre diferentes públicos e gerações, que ocupam a travessa de modo festivo, celebrando seu direito à cidade e à cultura em uma programação de alta qualidade.

Essa edição comemorativa de um ano tem ainda mais significado pois acontece após a enchente. Os espaços internos da CCMQ ainda estão fechados ao público, mas realizar o samba representa essa importante retomada gradual da nossa grade de atividades e da cultura no estado como um todo”, ressalta. Além disso, ela destaca que “o Samba do Quintana corrobora com o movimento de resgate da cultura negra e do seu tradicional samba ao mesmo tempo que aponta para a produção musical das novas gerações, apresentando composições autorais. Tudo isso em grande clima de festa e descontração, ao ar livre, valorizando o acesso e a pluralidade que marcam a Casa de Cultura“.

Encontramos um público diverso e animado, que se interessa tanto pelos clássicos do samba quanto por descobrir novas canções e compositores”, revela a curadora do evento. “A importância de um evento de rua, seguro, acessível e diverso para a população de Porto Alegre se confirma na resposta do público”, completa Bruna Paulin

Nesta edição, Samba do Quintana contará com a banda Thiago Ribeiro & Amigos e a convidada Roberta Moura. A banda residente é formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Julia Gregório (flauta), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). Thiago Ribeiro começou na música aos 15 anos, quando ganhou seu primeiro cavaquinho, mas o samba vem de berço, começando com a influência de seu pai, o violonista e cantor Antonio Lima. Já na infância demonstrava amor ao estilo, batucando em todos os cantos e formando bandas com os amigos. Entre suas referências musicais estão nomes como Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Duda do Cavaco, Alemão Charles, grupo Flor de Ébano, entre outros artistas locais e nacionais. Há 20 anos Thiago se apresenta profissionalmente, em casas de shows em Porto Alegre, no litoral e no interior do estado. Já acompanhou Eliana de Lima por duas vezes em performances na cidade e abriu shows de Fundo de Quintal, Diogo Nogueira e Luiz Carlos da Vila. No momento está gravando seu primeiro single de seu álbum de estreia.

Roberta Moura é uma cantora com mais de 20 anos de carreira, especializada em samba e MPB, conhecida por sua presença marcante na cena musical da Cidade Baixa, onde desenvolveu diversos projetos ao longo dos anos. Atualmente está envolvida com o Trio Mandê, um grupo que explora músicas de terreiro, samba e axé, mostrando sua versatilidade e compromisso com a diversidade cultural e musical brasileira.

Bruna Paulin é artista, jornalista, mestre em Comunicação e atua como pesquisadora musical há 22 anos. Assinou projetos de curadoria e produção de conteúdo na área para editora Belas Letras, Cubo Play, Fábrica do Futuro, musical Nara entre outros. É criadora e apresentadora do podcast A História do Disco, um dos programas de música mais ouvidos no Spotify Brasil. É também produtora executiva e curadora do selo Toca do Disco Records.

Samba do Quintana ocorre no domingo, 07 de julho, das 16h às 20h com um intervaloDevido à enchentea CCMQ segue fechada para visitação. Em caso de chuva o evento será transferido para 21/7. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/ccmarioquintana

Este projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio direto do Banrisul, Patrocínio Ventos do Sul, apoio Banco Topázio, DLL, Panvel, Navegação Aliança, Tintas Renner e realização da Secretaria de Estado da Cultura do RS e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

SAMBA DO QUINTANA – EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO
Com Thiago Ribeiro & Amigos e Roberta Moura
Domingo, 07 de julho, a partir das 16h
Na Travessa Rua dos Cataventos – térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada Franca

Em caso de chuva o evento será transferido para 21/7

Assessoria de Imprensa:
Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

PUBLICIDADE